facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

CoLab VINES&WINES incentiva o debate sobre os Desafios do Vinho Português

colab brockage eventNo passado dia 10 de dezembro decorreu a primeira edição do CoLab VINES&WINES Brokerage Event, no Museu do Vinho da Bairrada em Anadia, que teve como tema os Desafios do Vinho Português.


O evento foi organizado pelo CoLab VINES&WINES, iniciativa da ADVID em conjunto com o ecossistema vitivinícola nacional e contou com o apoio da Agência Nacional de Inovação – ANI. Este Brokerage Event teve como propósitos debater as dificuldades que o vinho português enfrenta nos mercados nacional e internacional e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos mais concretos, que garantam a transferência do conhecimento gerado para todo o setor.

A sessão de abertura foi dinamizada pelo Diretor Científico do Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho, Professor Tim Hogg, e contou com a participação do Eng.º Jorge Sampaio, em representação da Câmara Municipal de Anadia e do Presidente da Direção da ADVID, Eng.º José Manso, que iniciou o debate relativo às contrariedades vividas pelo setor vitivinícola português. Seguiu-se a intervenção dos dois membros da ANI presentes no evento, a Eng.ª Bibiana Dantas e o Dr. Miguel Antunes, focada nas oportunidades de financiamento existentes, parcerias internacionais e gestão da inovação.

A fim de incentivar o desenvolvimento de possíveis projetos colaborativos que respondam às problemáticas identificadas, foram criados quatro grupos de trabalho onde se exploraram temas particulares do setor, nomeadamente: Clima & Alterações Climáticas, Economia & Marketing, Inovação na produção de vinho e Mecanização & Robótica.

Durante a tarde, ocorreram reuniões bilaterais entre os participantes. Estes encontros, previamente agendados, permitiram a cada participante conhecer novas entidades e, desta forma, encontrar possíveis parceiros para novos projetos, visando o aumento da inovação no setor da vinha e do vinho.

Desta forma, o Brokerage Event permitiu ao CoLab VINES&WINES reunir e promover o diálogo entre vários investigadores e empresas ligadas ao setor vitivinícola português.

Notícia enviada pela ADVID, membro da RRN.