facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Webinar Colza: ANPOC e parceiros debatem desafios e importância da cultura de colza

OleocolzaA Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) organizou hoje, juntamente com os seus parceiros do projeto Oleocolza, o Webinar sob tema Colza: uma alternativa de sucesso.

O projeto Oleocolza é uma iniciativa de fileira (produção, investigação e indústria) que visa a avaliação e testagem de diferentes variedades de colza, dirigidas para a extração de óleo vegetal, nas regiões do Alentejo e Ribatejo.

Com este Webinar a organização pretendeu disseminar o conhecimento já adquirido e incentivar os agricultores à produção de colza. Para o efeito, o evento incluiu uma apresentação muito prática da cultura e do seu roteiro técnico (Paulo Velez | Cersul), a divulgação dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos ao nível da investigação (Nuno Simões | INIAV), e ainda uma análise da cultura numa perspetiva de mercado (José Pedro Pereira | Sovena). Os cerca de 85 participantes tiveram também oportunidade de conhecer as experiências de vários produtores.

De acordo com José Pereira Palha, Presidente da ANPOC, «este Webinar é um excelente exemplo da importância do trabalho em fileira e de como a partilha de conhecimento é essencial para o bom desempenho e, consequentemente, para a competitividade de uma cultura. Tivemos hoje o privilégio de assistir a excelentes apresentações que nos permitiram ter uma perceção bastante completa da cultura, tanto do ponto de vista cultural, como do ponto de vista económico, e ainda beneficiar de uma série de testemunhos muito práticos de vários produtores.»

No final, foram lançados vários desafios. É uma cultura que promete e o grupo Oleocolza compromete-se a dar continuidade aos trabalhos, de forma a responder aos desafios e dúvidas e tornando assim a colza numa cultura de e com futuro.

Para rever o evento: https://www.youtube.com/watch?v=L4EV89CyeVI

Para saber mais sobre o projeto: https://www.oleocolza.com/

Parceiros: ANPOC, Agro - Vale Longo, Cersul, Consulai, INIAV, Quinta da ALORNA, Lagoalva, Sovena e Torre das Figueiras.

Notícia enviada pela ANPOC, membro da Rede Rural Nacional.