facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Sistema para consulta de cotações de frutas e produtos hortícolas em mercados grossistas europeus

CAPOs serviços da CAP desenvolveram uma ferramenta onlinepara consulta de cotações de frutas e produtos hortícolas em mercados grossistas europeus, contribuíndo para uma maior acessibilidade a um tipo de informação que usualmente está dispersa.

De acordo com informação da CAP, deverão os utilizadores ter em consideração os seguintes aspectos:

  • A informação disponibilizada provém de 10 mercados grossistas distintos, a saber: Madrid, Barcelona, Frankfurt, Munique, Berlim, Colónia e Hamburgo, Rungis (Paris), Marselha e Toulouse.
  • As cotações (exceptuando o caso dos mercados franceses) serão actualizadas automaticamente na semana posterior à sua ocorrência, caso sejam actualizadas na origem.
  • As cotações francesas serão disponibilizadas com cerca de 25 dias de atraso; devido a este facto, nesta 1ª versão, apenas são disponibilizados alguns produtos nestes mercados: pêra Rocha, diversas variedades de maçã, kiwi, diversas variedades de laranja, beringela, courgette e diversas variedades de tomate. 
  • Podem ser consultadas as cotações de pêra Rocha, nomeadamente dos mercados de Marselha e Toulouse (nas estatísticas de Rungis não é mencionado este produto); actualmente, para o fazerem, dever mudar a data de início para, por exemplo, 01-12-2016, visto que as últimas cotações francesas que constam são de Dezembro passado.
  • Nesta primeira versão foram disponibilizados dezenas de produtos, mas não existem ainda cotações para o pêssego, nectarina, uva e damasco, que serão disponibilizadas a partir do mês de Março.
  • A unidade de todas as cotações é o kg, com excepção para o caso da alface, chicória e couves nos mercados alemães, onde a cotação se refere à unidade.
  • As cotações do mercado grossista de Madrid surgem no formato de preço mais frequente, ao invés de todos os outros mercados, onde as cotações se referem à média dos preços.

Aceder à plataforma.