facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Atualização de informações sobre o Desafio Societal Bioeconomia (DS2), a área da Biotecnologia do Programa Horizonte 2020

GPPQ e H2020ORIENTAÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE TRABALHO (2018-2020): 

•Já se iniciaram os preparativos para o Programa de Trabalho 2018-2020 (WP 2018-20), que será o último no âmbito do Programa Horizonte 2020. Foram lançadas diversas consultas a stakeholders e promovidas discussões sobre prioridades com os Estados Membros ao nível do Comité de Programa.

Os resultados de todos estes contributos encontram-se refletidos em documentos de trabalho informais (Scoping Papers), 17 temáticos e um mais abrangente que apresenta a estratégia global (Strategic Programme Overarching Document). As discussões sobre os conteúdos do Programa de Trabalho 2018-20 irão continuar a decorrer até Junho, estando prevista a sua adoção e publicação em Outubro de 2017. Recomendamos que mantenham um contacto próximo com os NCPs de modo a acompanhar todo o processo e ajudar a contribuir para a fundamentação da posição nacional a defender em sede de comité.

•Mais informação sobre a preparação do WP 2018-20 encontra-se disponível AQUI.

H2020 - DESAFIO SOCIETAL BIOECONOMIA (DS2)

•Encerraram no passado dia 14 de Fevereiro os concursos 2017 do DS2 (calls single-stage e 1ª fase das calls two-stage). As estatísticas de participação, por tópico, encontram-se disponíveis no Portal do Participante nas páginas de cada concurso, assim como as datas previsíveis para a comunicação dos resultados (‘Call updates’):
Ø Call SFS: foram submetidas um total de 139 propostas na call single-stage e 338 na call two-stage
Ø Call BG: foram submetidas um total de 54 propostas na call single-stage
Ø Call RUR: foram submetidas um total de 62 propostas na call single-stage e 87 na call two-stage
Ø Call BB: foram submetidas um total de 25 propostas na call single-stage e 7 na call two-stage

•No caso dos tópicos two-stage (apenas RIA), só as propostas que passarem na 1ª fase serão convidadas a submeter uma proposta completa na 2ª fase até 13/09/2017.

Tendo em vista assegurar o acompanhamento das candidaturas submetidas, vimos solicitar o preenchimento online de um inquérito de participação. Como habitualmente o GPPQ assegurará a confidencialidade de toda a informação que nos disponibilizarem.

H2020 – BIOTECNOLOGIA (Programa NMBP)

•Já foram anunciados aos participantes os resultados os resultados da 1ª fase da call H2020-BIOTEC-2017-two stage. Convidamos os participantes nacionais nas propostas que passaram à 2ª fase a manter um contacto próximo com o GPPQ tendo em vista a preparação das propostas completas que deverão ser submetidas até 4/05/2017.

•Conforme já foi anunciado, está previsto para Abril um workshop específico para estes participantes, que irão ser contactados diretamente no decorrer dos próximos dias.