facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Apresentação do Relatório "Biodiversity in Standards and Labels for the Food Sector"

Food  BiodivertisyO relatório de diagnóstico (“baseline report”) do projecto “Biodiversity in Standards and Labels for the Food Sector”, produzido pelo projecto LIFE BioStandards, do qual o IST é parceiro, será apresentado a 6 de Junho, às 14:30, na Alimentaria Horexpo (Auditório II – Pav. 2), na FIL (Parque das Nações, Lisboa).

O relatório ilustra as forças e fraquezas de selos de certificação/rótulos e marcas comerciais do sector agro-alimentar em vários factores com impactes na biodiversidade, e aponta caminhos para a melhoria do desempenho deste sector. São também apontados exemplos de bons critérios em vários selos/rótulos.

Foram analisados 54 selos de certificação/rótulos e marcas europeus, nacionais e regionais pelos parceiros deste projecto, entre os quais vários selos de certificação/rótulos e marcas portugueses.

A análise abordou não só as políticas dos selos/rótulos e marcas como os critérios constantes dos seus cadernos de especificações, que os produtores e fornecedores associados têm de cumprir. Estes critérios foram analisados em termos da efectividade para a conservação da biodiversidade, obrigatoriedade, transparência e auditabilidade.

O relatório (disponível em www.business-biodiversity.eu/en/biodiversity-criteria-in-standards) apresenta os resultados em cada factor com impacte na biodiversidade e conclusões que indicam a necessidade (e o potencial) de melhoria do desempenho de biodiversidade dos selos/rótulos e marcas ao nível europeu.

Solicita-se confirmação de presença no evento para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Notícia enviada pelo IST - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, membro da Rede Rural Nacional.