pten
  • 7
  • 11
  • 13
  • 5
  • 8
  • 13
  • 4
  • 2
  • 3
  • 14
  • 10
  • 12
  • 6
  • 1
  • 11
  • 14
  • 9
  • 12
  • 15

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05

02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

Grupo de Trabalho da Inovação da RRN debate rede de explorações de demonstração

missao solo ptO Grupo de Trabalho Temático da Inovação da Rede Rural Nacional reuniu por vídeoconferência esta segunda-feira, dia 18 de janeiro, com o tema "rede de explorações de demonstração". A reunião online teve a presença de cerca de 40 dos seus membros, para debater a Missão Saúde do Solo e Alimentação, criada no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa, da Comissão Europeia, uma iniciativa centrada nas questões do solo, ligando às questões da alimentação.

Teresa Pinto Correia, investigadora da Universidade de Évora e Vice-presidente do Conselho da Missão Saúde do Solo e Alimentação, da Comissão Europeia, fez a primeira intervenção e apresentou a proposta que define as principais linhas de atuação no âmbito da Missão Solo.

São cinco as missões criadas pela União Europeia que contribuirão para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Missão Saúde do Solo e Alimentação, em concreto, pretende tornar a investigação na UE mais proximos dos objetivos de inovação necessários para melhorar as questões de competitividade e sustentablidade nos vários setores, sendo transversais e juntando vários intervenientes e várias iniciativas distintas.

O objetivo da missão, de acordo com Teresa Pinto Correia, é "ambicioso", e visa alcançar até 2030 solos saudáveis em pelo menos 75% de todos os solos em cada Estado-Membro ou, pelo menos, que registem uma melhoria significativa para todos os indicadores onde os níveis estejam abaixo de limiares aceitáveis e requeridos para que o solo suporte os serviços dos ecossistemas essenciais para a alimentação, as pessoas e o clima.

No âmbito da missão, uma das ações propostas nesta reunião foi o estabelecimento de uma rede de explorações laboratórios vivos (Living Labs) e de explorações farol (Lighthouses), para vários tipos de uso do solo (explorações agrícolas, florestas, áreas industriais e ambientes urbanos), funcionando junto dos produtores e de acordo com as suas necessidades.

As explorações farol poderão ser áreas de paisagem, de floresta, de gestão de numa escala urbana onde se comprove o uso de boas práticas, podendo ser visitadas para demonstração. Os laboratórios vivos terão a função de criar conhecimento, onde se pretende que seja feita investigação, pondendo ser, por exemplo, parcelas experimentais.

"O que se pretende é ter uma rede em todas as regiões que reconheça a importância dos laboratórios vivos e das explorações-farol, que tem de ser relevantes e adaptadas às condições do contexto", refere a investigadora.

Que laboratórios vivos e explorações farol criar? Quais são as que fazem sentido em cada região? Estratégia dentro da região? Como vão ser implementados? Estes foram alguns dos pontos em debate nas três sessões de debate que se realizaram em simultâneo, sessões essas muito dinâmicas e participadas.

Consulte a apresentação Missão Saúde do Solo e Alimentação, proferida por Teresa Pinto Correia (Universidade de Évora).

Para mais informação sobre Explorações-Farol (Lighthouses) e Explorações Laboratório-Vivo (Living Labs), consultar:

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP