pten
  • 14
  • 11
  • 13
  • 6
  • 14
  • 4
  • 1
  • 8
  • 2
  • 15
  • 13
  • 3
  • 5
  • 12
  • 11
  • 10
  • 12
  • 7
  • 9

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

13-08-2021

Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.

Ler mais

Reforma da PAC: Principais pontos do acordo político

01-07-2021

A presidência portuguesa da União Europeia alcançou um acordo político entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027, na sequência dos trílogos de 24 e 25 de junho, confirmado pelos ministros da Agricultura da União Europeia no Conselho de dia 28 de junho, no Luxemburgo.

Ler mais

Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

22-06-2021

A União Europeia acabou de lançar um grande processo de participação cívica: a Conferência sobre o Futuro da Europa. Com esta iniciativa pretende-se dar, durante os próximos meses, a oportunidade aos cidadãos, com especial destaque aos jovens, de refletir sobre o futuro da Europa.

Ler mais

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Projeto LIFE Live-Adapt realiza curso online sobre adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas

Live Adapt mertola cursosO Projeto LIFE Live-Adapt - Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas está a organizar o curso sobre "Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas" o segundo de cinco cursos online promovido no âmbito deste projeto.

Para se inscrever neste curso 2 não é necessário ter realizado o curso 1, nem é obrigatório inscrever-se nos seguintes cursos. A frequência dos cursos pode ser feita de forma aleatória, mas aconselha-se a frequentar de uma forma contínua para entender a evolução da matéria dada.

Pode encontrar mais informação acerca dos restantes cursos na página da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), aqui

O objetivo deste curso é capacitar os produtores(as) pecuários e todos os interessados do sector com conhecimentos e ferramentas relacionadas com os diferentes sistemas de gestão da atividade pecuária em regime extensivo, que contribuam para a sua adaptação e melhorem os seus rendimentos dentro dos cenários previstos para as alterações climáticas.

O curso 2 - Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas é composto por seis unidades didáticas, que exploram diferentes propostas de gestão que podem ser aplicadas em explorações pecuárias extensivas para melhorar a sua adaptação às alterações climáticas.

As seis unidades didáticas são:

  • Explorações pecuárias extensivas e adaptação às alterações climáticas;
  • Gestão das pastagens associado às alterações climáticas;
  • Gestão dos animais associado às alterações climáticas;
  • Gestão da água na adaptação às alterações climáticas;
  • Gestão sustentável das explorações;
  • Os aspetos socioeconómicos chave na gestão da exploração.

Todas as semanas será disponibilizada uma unidade didática, ficando sempre em aberto todas as unidades que vão sendo lançadas, de modo a que consiga aceder a todas, mesmo que consiga ver só na semana seguinte. Cada unidade durará uma semana, com uma dedicação esperada por parte de cada participante de 5 horas semanais.

Cada unidade é composta por:

  • Um documento com todos os recursos para a aprendizagem na unidade;
  • Um vídeo com os conteúdos da unidade;
  • Um documento, “para saber mais”, onde pode consultar artigos, vídeos, notícias entre outros para adicionar mais conhecimento a cada unidade;
  • Exercício de avaliação, composto por 5 perguntas de escolha múltipla e 1 de resposta aberta;
  • Pergunta de debate, que permite uma troca de conhecimentos entre todos os participantes do curso.

Cada participante contará com um apoio próximo para esclarecimento de dúvidas e todo o apoio necessário ao longo de cada curso, e ao terminar o curso, receberá uma certificação do projeto LIFE Live-Adapt. 

Poderá fazer a sua inscrição para o curso 2 - Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas até ao dia 30 de junho, preenchendo a ficha de inscrição

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
30

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP