Em destaque
Implementação dos Laboratórios Vivos em Portugal debatido no segundo workshop realizado em Vila Real (c/ vídeo)
07-06-2023

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, foi palco do segundo encontro para debater a implementação em Portugal dos Laboratórios Vivos da Missão Solo, ao abrigo do programa Horizonte Europa. O evento contou com a participação de cerca de seis dezenas de investigadores, agricultores, silvicultores e representantes de associações profissionais, para acolherem informação sobre a Missão Solo e obter esclarecimentos sobre o conceito dos laboratórios vivos e critérios a que devem responder.
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDisponíveis online a gravação da primeira conversa do Ciclo de Tertúlias “A Bioeconomia do Pinhal” sobre a resina
No passado dia 23 de novembro, o Centro PINUS assinalou o Dia da Floresta Autóctone com o lançamento do Ciclo de Tertúlias “A Bioeconomia do Pinhal”. A primeira conversa decorreu em torno da resina com o mote “A resina: presente, passado e futuro” no evento online organizado pelo Centro PINUS, em parceria com a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) e a RESIPINUS (Associação Destiladores e Exploradores de Resina).
A tertúlia contou com aproximadamente 200 participantes, uma audiência diversificada na qual estiveram representados os consumidores, representantes de ONG´s de Ambiente, empresas da fileira da resina e associações de produtores florestais, assim como, representantes de organismos da administração pública central e local, investigadores de Ensino Superior e entidades de I&D.
A sessão começou com o contributo de Susana Carneiro (Centro PINUS) que relembrou as oportunidades que a Bioeconomia representa para o pinhal português e para a Fileira do Pinho, ao existir uma maior procura de matérias-primas de base natural e fundos disponíveis do atual PRR para a resinagem o que se refletirá no pinhal. .
Do quadro de oradores especializados no tema, Mariana Ferreira (Luresa Resinas) apresentou alguns dos objetos e materiais do quotidiano em que a resina está presente, destacando o potencial que o produto resinoso representa em termos de inovação industrial e futuras aplicações.
Já Marco Ribeiro (RESIPINUS) relacionou a resinagem com a valorização do território, relembrando o papel do resineiro na defesa do pinhal, nomeadamente na prevenção dos incêndios e na possibilidade de conjugar a atividade da resinagem com os trabalhos de manutenção da floresta.
A segunda parte da sessão recebeu a estreia do filme “Resina” da autoria de Paulo Lucas, um registo documental de 2019 que retrata o olhar e a técnica do resineiro António Jorge, também presente na tertúlia, e que há vários anos desenvolve a sua atividade nas florestas de pinho.
O ciclo de tertúlias de Bioeconomia promovido pelo Centro PINUS pretende sensibilizar o cidadão-consumidor para a importância dos recursos naturais de origem renovável oferecidos pela floresta de pinheiro-bravo, num momento em que se procuram alternativas de base biológica para a substituição de combustíveis fósseis.
A resina natural, a madeira para construção e a casca do pinheiro são alguns dos produtos florestais realçados durante este ciclo, reforçando o contributo da Fileira do Pinho na transição para uma economia descarbonizada, mais circular e compatível com a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Pode consultar aqui as principais conclusões do evento.
Para os que não puderam participar, ou quiserem rever, a gravação encontra-se disponível no canal de Youtube do Centro PINUS, e pode ser visualizado aqui: