pten
  • 12
  • 11
  • 11
  • 2
  • 1
  • 13
  • 4
  • 3
  • 9
  • 12
  • 10
  • 7
  • 13
  • 5
  • 6
  • 14
  • 8
  • 14
  • 15

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

BOLSA DE INICIATIVAS PRR – Novos prazos de candidatura nos Avisos Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021

21-01-2022

Encontram-se republicados os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.0, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que se destina a estimular o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de quatro novos Avisos da Componente C05

03-01-2022

Encontram-se abertos a partir de hoje, 3 de janeiro de 2022, quatro novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

BOLSA DE INICIATIVAS PRR – Avisos de Abertura Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021

02-12-2021

Estão abertos os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.00, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que visa promover o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais, procurando ainda consolidar a utilização sustentável dos recursos naturais, nomeadamente do solo, da água e da biodiversidade, numa abordagem integrada do agroecossistema.

Ler mais

PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  

Ler mais

Governo lança Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável

24-11-2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no Algarve, o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

Ler mais

PEPAC: 2ª consulta pública alargada

19-11-2021

O Ministério da Agricultura anunciou que, a partir de hoje e até ao dia 6 de dezembro, está aberta a 2.ª Consulta Pública alargada no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR regista inscrição de 51 iniciativas

12-11-2021

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, registou a receção de um total de 51 iniciativas para os Avisos N.º 02 - “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03 - “Mitigação das Alterações Climáticas”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: 10 de novembro é a data limite para inscrição de Iniciativas - Avisos Nº 02 e Nº 03/ C05-i03/2021

03-11-2021

De acordo com o ponto 2.2 “Condições de Acesso e elegibilidade dos projetos” dos Avisos N.º 02/ C05-i03/2021 – “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03/ C05-i03/2021 – “Mitigação das Alterações Climáticas”, podem beneficiar dos apoios previstos os projetos que resultem de uma iniciativa registada da Bolsa de Iniciativas até 10 dias úteis antes do termo do período de apresentação de candidaturas, ou seja, 16 de novembro de 2021. 

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

ADPM: Curso 4 do Projeto LIFE Live-Adapt começa já em janeiro

liveadaptO curso “Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas” é o quarto dos cinco cursos online previstos no âmbito da formação desenvolvida pelo projeto LIFE Live-Adapt.

Para se inscrever neste quinto curso não é necessário ter completado os cursos anteriores. Até agora, realizaram-se, com grande participação, os seguintes cursos: o “Curso 1 LiveAdapt: Pecuária extensiva e alterações climáticas”; o “Curso 2 LiveAdapt: Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas”; e o recentemente concluído “Curso 3 LiveAdapt: Ferramentas técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas da pecuária extensiva”.

Este quarto curso destina-se principalmente ao pessoal técnico das instituições e empresas que aconselham ou trabalham com explorações pecuárias extensivas. Contudo, está aberta a outros grupos, tais como produtores de gado e também aos investigadores ou a qualquer outra pessoa interessada. Tal como nos cursos anteriores, a capacidade interativa do curso e os conteúdos adicionais permitem ajustar o esforço às necessidades de cada pessoa.

O objetivo do Curso 4 é desenvolver as competências necessárias para a avaliação e assessoria de explorações pecuárias extensivas e semi-extensivas em relação à sua adaptação às alterações climáticas. A avaliação e o aconselhamento são instrumentos fundamentais para desenvolver bons processos de conceção, implementação e (re)adaptação de estratégias, técnicas e medidas de adaptação às alterações climáticas no sector pecuário, bem como em qualquer outra atividade.

CONTEÚDOS

Este curso Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas consiste em seis unidades didáticas, que exploram diferentes propostas de avaliação e aconselhamento que podem ser aplicadas em explorações pecuárias extensivas para melhorar a sua adaptação às alterações climáticas. Os conteúdos das seis unidades de ensino são os seguintes:

  1. Introdução: Avaliação e assessoria para a adaptação às alterações climáticas;
  2. Quadro jurídico e institucional de avaliação e assessoria;
  3. Definição e uso de indicadores de sustentabilidade;
  4. Planeamento e avaliação de adaptação às alterações climáticas;
  5. Aconselhamento sobre adaptação às alterações climáticas: da teoria à prática;
  6. A participação como instrumento de planificação sistemas agropecuários.

Cada unidade durará uma semana, com uma dedicação esperada por parte dos formandos de 7 horas semanais.

Cada unidade é composta por:

  • Um documento em formato PDF com os recursos para aprendizagem. Os formandos poderão aceder aos mesmos de forma autónoma e segui-los à medida que estiverem disponíveis ao longo da semana;
  • Um documento denominado de “Para saber mais” com conteúdos adicionais à unidade;
  • Um documento com exercícios de avaliação;
  • Um fórum de debate.

Os alunos inscritos completarão o curso de forma autónoma através da plataforma google classroom. Não há aulas presenciais, mas sim um itinerário de leituras, materiais audiovisuais e exercícios práticos que podem ser realizados dentro dos períodos estabelecidos no momento que melhor se adapte a cada pessoa. A equipa técnica do projeto será responsável pela prestação de apoio e monitorização, bem como pela resolução de dúvidas ao longo de cada unidade. Quem completar os cursos receberá uma certificação do projeto LIFE Live-Adapt.

Duração

O Curso terá início no dia 24 de janeiro e terminará no dia 11 de março.

Inscrições

Para se inscrever no curso 4. Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas, basta preencher o seguinte formulário, até 15 de janeiro.

Para mais informações pode contactar através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
7
8
9
15
16
17
18
19
21
22
23
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP