facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Prova de 24 horas de Agricultura arrancou na Escola Superior Agrária de Santarém

IMG 1331Equipas de alunos de estabelecimentos de ensino de todo o país estão este sábado desde as 8h da manhã em competição na Escola Agrária de Santarém, naquela que é a 5.ª edição das “24h de Agricultura Syngenta”. São 30 equipas com um total de 150 alunos, que participam num carrossel de provas que ditará a equipa vencedora que será conhecida no domingo, dia 10, pelas 8h.

Prova é oportunidade para os alunos contatarem o mundo do trabalho

Ana Cristina Ramos, da Associação Portuguesa de Horticultura, explicou que estão em competição alunos de escolas que ministram ciências agrárias de todo o país, estando representadas escolas de ensino profissional, licenciaturas e mestrados. As 24h de agricultura, explicou a mesma interlocutora, são uma oportunidade para os jovens contactarem com o mundo do trabalho, ao mesmo tempo que as provas são também uma forma de aprender e de competir, dando-lhes a conhecer «a realidade do mercado de trabalho», pois aproxima-os «dos profissionais do setor».

Agricultura 4.0 é o tema da prova

Este ano o tema é em torno da “Agricultura 4.0”, ou seja, explicou, «da digitalização da agricultura e como a informática serve a agricultura». Todas as provas que os patrocinadores desenharam incluem essa componente.
Ana Ramos deu conta ainda de que a prova se realizou em Santarém este ano, mas que já estava prevista desde 2019, tendo sido adiada devido à pandemia. Aqui, disse, «encontrámos as condições necessárias para realizar o nosso desafio», concluiu agradecendo a disponibilidade da Escola Agrária de Santarém desde a primeira hora em colaborar.
Felisbela Torres de Campos, da Syngenta, o principal patrocinador do evento, deu conta da satisfação em poder continuar a apoiar a iniciativa, mostrando o seu agrado pelas condições que encontraram em Santarém. Afirma que esta é uma oportunidade para que os futuros profissionais conheçam o que a Syngenta tem para oferecer para o mercado, bem como para dar a conhecer «um potencial local de trabalho para alguns deles». A prova, disse ainda, «é uma boa maneira de dar a conhecer a realidade da agricultura aos alunos», destacando o investimento que a empresa está a realizar na “Agricultura 4.0”, para que a agricultura «seja mais sustentável, mais amiga do ambiente e se consiga mais segurança alimentar». As provas que os alunos enfrentam permitem ainda «dar ideia de métodos de trabalho em equipa, desenvolvendo preocupações sociais e ambientais». Recordou que por vezes o mundo académico está «um pouco afastado da realidade», sendo esta uma oportunidade para os alunos terem contato com «a realidade agrícola».

Escola Superior Agrária anfitriã da prova

Margarida Oliveira, a subdiretora da Escola Agrária de Santarém, classificou a iniciativa como «muito importante», pois permite aos alunos «articular conhecimentos e colocá-los em prática em contexto real», ao mesmo tempo que o trabalho desenvolvido em equipa permite «criar sinergias», dando uma perspetiva sob o que será o mercado de trabalho. Para a Escola Agrária de Santarém a realização da prova nas suas instalações é «um motivo de grande orgulho», pois significa que a Escola «está bem apetrechada para enfrentar os desafios da Agricultura 4.0». Nos últimos anos foram feitos importantes investimentos em equipamento, nomeadamente em máquinas agrícolas com GPS, drones com sensores multiespectrais, entre outros equipamentos, que permitem aos alunos da ESA de Santarém conhecer métodos de trabalho «mais eficientes e como se produz com o mínimo de recursos possíveis». Findou reforçando que é «um grande orgulho ser o anfitrião desta prova», sobretudo porque estamos «no centro de uma grande região agrícola».

Município de Santarém apoia ideias inovadoras

O Vereador da Câmara Municipal de Santarém, Nuno Russo, classificou o desafio como «de grande importância», pois vieram até Santarém alunos de várias regiões do país para um concelho que é «tradicionalmente agrícola». Disse ainda que não bastará «ser a Capital Nacional da Agricultura, realizando a Feira Nacional da Agricultura e mais recentemente a Agroglobal. É preciso aproveitar todas as oportunidades para mostrar e potenciar o setor agrícola». Por isso, explicou, quando o município teve conhecimento das 24h de Agricultura associou-se de pronto. Mais tarde foram desafiados a criar uma prova, enquanto patrocinadores e vieram propor aos alunos que encontrem ideias para a «Zona de Desenvolvimento Económico, em Pernes, que se quer que seja uma área exclusiva com projetos da agroindústria». Nuno Russo disse ainda que se houver ideias que sejam inovadoras e exequíveis vê com grande chance a hipótese de as implementar pelo município de Santarém.

Fotogaleria

IMG 1350

IMG 1311

IMG 1315

IMG 1317

IMG 1320

IMG 1323

IMG 1325

IMG 1327

IMG 1330

IMG 1332

IMG 1333

IMG 1335

IMG 1339

IMG 1341

IMG 1342

IMG 1343

Fonte: Mais Ribatejo

 

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP