Em destaque
Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.
Ler maisPRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas
08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.
Ler maisDisponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”
03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisJá são conhecidos os vencedores dos Prémios Vida Rural 2022
Os vencedores da edição de 2022 dos Prémios VIDA RURAL já são conhecidos. A cerimónia realizou-se durante o congresso AgroIN, no passado dia 28 de abril, num regresso ao formato puramente presencial. Conheça os vencedores das sete categorias, um deles votado pelos leitores da revista.
O prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica deste ano foi para a RuralBit. Este galardão especial, que resulta de uma parceria entre a VIDA RURAL e a SPREGA (Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais) foi atribuído através de votação online pelos leitores da revista e reconhece e distingue atividades de conservação, utilização e promoção dos recursos genéticos animais. O projeto galardoado criou, entre outras iniciativas, soluções orientadas para a gestão de pequenas populações, como é o caso da maioria das raças autóctones, para os respetivos Livros Genealógicos, Programas de Conservação ou Melhoramento Genético Animal.
Outro dos destaques vai para o recentemente jubilado professor José Oliveira Peça, da Universidade de Évora, a quem foi atribuído o Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto (que distingue personalidades que contribuíram de forma decisiva na defesa e desenvolvimento do setor). O premiado, durante a sua longa carreira de mais de quatro décadas, deu um contributo importante para o desenvolvimento da mecanização agrária e da olivicultura. Foi também responsável pelo grupo de investigação Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), atual MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.
Pessoas, Empresas e Projetos que marcam
Nas restantes categorias, o prémio “Agricultor que marca” foi para Vítor Araújo, da KiwiGreenSun, a maior empresa produtora da Península Ibérica e um dos mais importantes entrepostos de kiwi de Portugal.
Já o “Prémio Empresa Agrícola que marca” deste ano foi entregue à Mendes Gonçalves, empresa dedicada à produção de vinagres, molhos e temperos e detentora de marcas como a Paladin. Recentemente, a empresa integrou o consórcio Agenda InsectERA, que quer colocar o País na vanguarda da indústria dos insetos.
Já no campo dos investimentos, a novíssima Duck River Agriculture recebeu o Prémio “Investimento que Marca”. O projeto, fundado em 2019, quer valorizar o cultivo de amendoeiras em Portugal e, nesse sentido, tem apostado em práticas sustentáveis no Alentejo e Beira Interior.
O “Prémio Organização de Produtores que marca” deste ano foi para a Cerfundão. A organização de produtores de cereja (e outros frutos) tem trabalhado na valorização do produto junto das cadeias nacionais, com uma forte aposta na sustentabilidade.
Já o Metbots é “I&D que marca” de 2022. O projeto do INESC TEC, em parceria com a ADVID, está a desenvolver robots para metabolómica utilizando inteligência artificial com autoaprendizagem em agricultura de precisão.
Fonte: Vida Rural.