Em destaque
Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.
Ler maisPRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas
08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.
Ler maisDisponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”
03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisAssociação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã promove sessões de capacitação gratuitas a produtores
A Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã (APFTFB) e a Câmara Municipal de Montalegre continuam a promover um conjunto de sessões de sensibilização para os produtores. A última sessão decorreu no passado dia 23 de junho, no Pavilhão Multiusos de Montalegre e, desta vez, o tema escolhido foi a nutrição e alimentação de suínos. A comunicação esteve a cargo de Divaldo Monteiro, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
As necessidades nutricionais dos suínos; a influência da alimentação na qualidade da carne e a definição de planos alimentares foram alguns dos temas em destaque. “As necessidades alimentares dos animais variam com a raça, com o modo de produção e com a idade e função dos animais”, defendeu Divaldo Monteiro que acrescentou que “a alimentação dos suínos deve ser uma combinação equilibrada de vários alimentos: não pode ser só batata ou abóbora”.
O orador destacou, ainda, a importância de os suínos beberem água com qualidade. “Se o produtor não consegue beber da mesma água que dá aos animais, não está a agir corretamente”, frisou.
A sessão contou ainda com a intervenção de David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, que falou da importância de manter a tradição e o saber fazer tão genuíno de Montalegre em todo o processo, nomeadamente o hábito de alimentar os animais com produtos criados pelos produtores.
Já Boaventura Moura, Presidente da APFTFB, destacou o facto de os produtores, através destas sessões, terem a oportunidade de aprenderem com especialistas.
Esta foi a 4ª de 8 sessões de sensibilização e capitação que visam transmitir aos produtores mais conhecimento e informação, contribuindo para a sua qualificação e fomentando a sua competitividade. Focando um conjunto de temas centrais, as ações pretendem, assim, disseminar boas práticas de produção e muni-los de importantes conhecimentos técnicos e métodos inovadores.
O projeto “Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, Diferenciar e Posicionar” junta cerca de 70 produtores, está em execução até 2023 e decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, cofinanciados pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.