pten
  • cabras
  • castanha
  • algarvias
  • figoindia
  • mirtilo
  • abobora
  • pineiro
  • porco
  • montado
  • abelhas

emRede - folha informativa

 

  

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Apresentação do PEPAC Portugal para 2023-2027

30-11-2022

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, apresenta o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) em sessão realizada em Vila Nova de Gaia, com a intervenção do Primeiro Ministro, António Costa e do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski e participação do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes. 

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR2020: Abertura de candidaturas a jovens agricultores para apoiar a plantação de vinha

03-11-2022

Estão abertas até 22 de dezembro de 2022 em todo o território do Continente as candidaturas às operações 3.1.1 e 3.1.2 no âmbito no âmbito do PDR 2020 para  Investimento na Exploração Agrícola (Viticultura). Os anúncios destinam-se a apoiar jovens agricultores, detentores de novos direitos de plantação de vinha, que se pretendem instalar pela primeira vez numa exploração agrícola, com uma dotação de 7,5 milhões de euros.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Fileira do Queijo da Região Centro reforçada com 2ª edição dos Prémios Vale Pastor

premio vale pastorOs Prémios “Vale Pastor” - 2ª edição foram entregues a oito empreendedores das Regiões DOP da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela, como estímulo ao incremento e Valorização da produção de leite e queijo com DOP nestas regiões. A cerimónia de entrega dos prémios Vale Pastor, uma iniciativa promovida no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, decorreu no passado dia 8 de julho de 2022, na sede da ANCOSE, em Oliveira do Hospital.

Contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, as quinze entidades parceiras do Projeto, entre elas a ANCOSE que acolheu o evento, as Comunidades intermunicipais, promotoras desta ação e a Inovcluster, entidade líder, bem como a Comissão Diretiva do Programa Operacional CENTRO 2020, entre outras entidades convidadas ligadas ao setor.

Os Cheques vales Pastor foram entregues aos empreendedores: António Givelho, Jorge Esteves, Pedro Conceição, Carina Ribeiro, Gonçalo Branco, Anabela Machado, Ana Paula Lameiras, Silvia Santos pelos Presidentes das Comunidades Intermunicipais da Beira baixa, Região de Coimbra e Beiras e Serra da Estrela, respetivamente, João Lobo, Emílio Torrão e Luís Tadeu. Foram atribuídos 8 vales com valor individual de 5 mil euros, cinco pela CIMBB, um pela CIMBSE e dois pela CIMRC, num valor total de 40 mil euros.

O Programa inicial do evento incluiu a visita à exploração e queijaria de Ana Paula Lameiras, a qual foi também uma das comtempladas com o prémio Vale Pastor. Tendo sido uma empresa que conseguiu reerguer-se após os incêndios de 2017, o Vale Pastor vem dar um acréscimo a este negócio familiar.

Já na sede da Ancose, decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Vale Pastor, proferindo-se palavras emotivas de incentivo, de apreço e apoio ao setor. A ministra da Coesão Territorial referiu que no futuro “não faltarão verbas, nem recursos, para continuar a apoiar” projetos desta natureza. “Esta é a única Região do País com projetos regionais como este, que integra toda a Fileira”, referiu. 

Tomando a parceria do Projeto, de 15 entidades, como exemplo, reforçou ainda ser “fundamental manter o trabalho em rede”, associando sempre “o conhecimento científico às atividades tradicionais” afim de garantir a sua natural evolução e preservação.

Patrícia Coelho, presidente da Inovcluster, salientou a importância do Programa de Valorização com um balanço das iniciativas já realizadas e das que se preveem realizar até dezembro de 2022. Destacou o lançamento das marcas criadas para as três regiões DOP, as mostras itinerantes para promoção dos queijos DOP da Região centro junto do consumidor e a realização de um congresso de divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto. Este Projeto “tem sido um importante instrumento de qualificação para a valorização económica desta Fileira, mas também na perpetuação da profissão, promoção, inovação, valorização e aumento da sua competitividade”, defendeu.

José Francisco Rolo na sua intervenção, exortou para o papel chave dos pastores em toda esta cadeia de valor que é a Fileira dos Queijos da Região Centro, arrancando uma ovação da plateia ao referir-se à importância dos pastores na “humanização das paisagens” já que “cada pastor, cada ovil” é, defendeu, “um ponto de defesa e proteção da paisagem”. “Estes são os ‘Steve Jobs’ do nosso território”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um Projeto cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP