Em destaque
Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisDisponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais
10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.
Ler maisPortugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras
28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.
Ler maisi-Danha Food Lab 2022: conferência sobre alimentação e agricultura sustentável
A principal conferência sobre alimentação e agricultura sustentável, i-Danha Food Lab, teve lugar no passado fim-de-semana, entre os dias 4 e 6 de novembro. Durante este fim-de-semana cerca de 50 oradores nacionais e internacionais, mais de 75 empresas e entidades e mais de 180 participantes tiveram a oportunidade de debater novas formas de transformar os sistemas alimentares.
Neste evento anual co-organizado pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI, com o apoio do EIT Food e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, os participantes tiveram a oportunidade de embarcar no “Comboio Verde da Inovação”, ao longo do rio Tejo e com destino à Aldeia Histórica de Monsanto, a 1ª Bio-Região de Portugal.
Durante três dias, investidores, empresas, startups, profissionais e outros interessados no setor agroalimentar trocaram ideias, aprofundaram conceitos e discutiram a produção agroalimentar sustentável, a ecologia e a economia verde, com vista a projetos inovadores.
Para além do debate sobre a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis, novos projetos foram apresentados. Um deles foi o Polo Europeu de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar (SFT-EDIH), composto por 28 parceiros, incluindo o Food4Sustainability CoLAB e a BGI , que recebeu recentemente o “Selo de Excelência” da Comissão Europeia e que irá apoiar centenas de PMEs. Apresentado ao público por Nuno Serra, CEO do Food4Sustainability, este Polo de Inovação Digital terá sede em Idanha-a-Nova e contará com um orçamento de 6 milhões de euros para os próximos três anos. A sua coordenação ficará a cargo do Food4Sustainability, o laboratório colaborativo que nasceu do projeto i-Danha Food Lab e que emprega atualmente cerca de 30 colaboradores em Idanha-a-Nova.
“O novo Polo vem consolidar a estratégia que está no terreno, já com frutos muito concretos”, referiu Armindo Jacinto, Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova. “Há investidores que vieram pela primeira vez a Idanha em edições anteriores do i-Danha Food Lab. Entretanto, decidiram investir neste concelho, residir e instalar as suas empresas aqui, criando riqueza e emprego”, acrescentou.
Desde 2016 que a BGI e um conjunto de parceiros do meio académico e empresarial têm trabalhado para colocar Idanha-a-Nova na vanguarda da produção alimentar sustentável, em resposta a um desafio lançado pelo Governo Português para ajudar a “reavivar” um dos municípios portugueses mais afetados pelo despovoamento, atraindo pessoas, investimento e empregos para a região.
Hoje o reconhecimento deste trabalho está à vista. Durante o evento, Idanha-a-Nova recebeu o Prémio “Marca Estrela” atribuído pela Bloom Consulting Portugal, por ser o município com menos de 10 mil habitantes a apresentar um melhor desempenho socioeconómico em todo o país.
Ainda, o Evento ficou marcado pela entrega dos prémios Biolog. Trata-se do catálogo nacional de produtores e operadores biológicos, que distinguiu alguns dos seus membros pelas suas boas práticas. Foi o caso das empresas Bio-Freixo (na categoria de Inovação), Bio Azórica (na Categoria de Sustentabilidade Social) e a Herdade Do Escrivão (na categoria de Agricultura Regenerativa). Os prémios foram entregues por Isabel Carvalhais, membro do Parlamento Europeu, que ressaltou a iniciativa como um “instrumento de grande importância para a troca de práticas sobre agricultura biológica e sustentável”.
Idanha-a-Nova vai continuar a ser a casa da “inovação verde”
Depois de um fim de semana repleto de experiências e aprendizagens é seguro dizer que o mundo pode ser um lugar melhor, desde que a sustentabilidade esteja na ordem do dia.
A adaptação à presente economia global, os fenómenos climáticos extremos ou as relações com as longas cadeias de valor a que os produtos primários estão sujeitos, são apenas alguns dos múltiplos desafios que o sistema agroalimentar enfrenta. Os alimentos que consumimos e os métodos de produção que utilizamos têm um grande impacto no nosso ambiente, na nossa saúde e na nossa sociedade. Quais as novas abordagens ao sistema alimentar e que respostas podem os agricultores recorrer para lidar com estes desafios? Colocar o sistema alimentar na agenda dos governos e entidades públicas será determinante para promover comunidades mais saudáveis e sustentáveis. Estas têm na sua posse uma combinação de ferramentas e estratégias que podem utilizar para influenciar e promover sistemas alimentares sustentáveis.
O Evento Anual i-Danha Food Lab voltará em 2023 para abordar estas temáticas e já tem data marcada. Todos os apaixonados pelo sector agroalimentar poderão reservar os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023 para visitar a “aldeia museu” de Idanha-a-Nova e discutir os sistemas agroalimentares sustentáveis.
Informação disponibilizada pela Food for Sustainability.