facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” quer impulsionar o consumo de carne de coelho

DM coelhoImpulsionar o consumo da carne de coelho no mercado português tem sido o principal propósito da segunda campanha europeia de promoção e divulgação de carne de coelho dinamizada pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e que conta com o apoio da União Europeia.

Iniciada em 2021, a campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” tem desenvolvido várias iniciativas junto do Canal HoReCa e do consumidor final de forma a aumentar o seu consumo, mas também junto dos produtores para incrementar a produção de carne de coelho, recordando que se trata de um dos produtos emblemáticos da dieta tradicional mediterrânea.

Ações na televisão, em meios digitais, presença em redes sociais (Instagram e Facebook) das quais a apresentadora de televisão, Fátima Lopes, tem sido a cara, como também ações com influencers e bloggersroadshows em churrasqueiras, degustação em centros comerciais e participação em eventos especializados, como o Congresso dos Cozinheiros foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo destes dois anos de campanha.

“Mostrar aos consumidores e potenciais consumidores que esta carne está enraizada na nossa história gastronómica, mas com foco em rejuvenescer o consumo, apresentando-a como uma solução gastronómica versátil e rica do ponto de vista nutricional” foi um dos principais propósitos, aponta António Fernandes, vice-presidente da ASPOC.  Outro dos objetivos passou pelo estabelecimento de relações de proximidade com os setores da hotelaria (estudantes e profissionais) e da distribuição.

A entrar agora na sua última fase, em 2023, a campanha mantém o foco em duplicar o consumo de carne de coelho junto dos consumidores em Portugal, de uma para duas vezes por mês. “Sabemos que é um objetivo ambicioso, há um enorme trabalho de sensibilização e esclarecimento sobre a carne de coelho não só junto dos consumidores, como também junto do mercado”, atenta António Fernandes.

Contudo, dados recentes apontam que se tem verificado um abrandamento da diminuição de consumo de carne de coelho. “Pretendemos conseguir inverter essa tendência de diminuição do consumo e retornar aos valores que se verificavam antes de 2014, superiores a 1,00kg per capita”, acrescenta o líder da ASPOC.

Em termos de ocasiões de consumo de carne de coelho, de acordo com um estudo realizado pela Kantar em 2022 – “A Compra e o Consumo de Coelho em Portugal” -, esta aumentou cerca de 2,4% face ao ano de 2021, um indicador positivo que revela que a carne de coelho é cada vez mais atrativa e chegou a mais de 26 mil consumidores. Este estudo também conclui que a carne de coelho é cada vez mais considerada como um alimento saudável/nutritivo ao qual se recorre para refeições de momentos mais especiais.

O estudo constata ainda que 60,5% dos inquiridos afirma que prefere comprar alimentos que não prejudiquem o meio ambiente e 45,6% está disposto a pagar mais por alimentos sem aditivos e sem conservantes. Recorde-se que a carne de coelho, além de ser um alimento equilibrado, leve e de fácil confeção, é também de alto valor nutritivo, com uma produção que respeita a sustentabilidade ambiental e a vida rural.

António Fernandes relembra que o “coelho é das carnes branca mais sustentáveis no processo de produção, mesmo quando comparado com carne de frango e peru”, realçando a importância de comunicar este benefício do seu consumo junto daqueles que se preocupam com as suas escolhas alimentares.

No que refere à produção, Portugal é o 5º produtor europeu de carne de coelho, com uma produção total de 7262 toneladas (peso líquido) em 2021. A integração com Espanha (política de preços/comércio internacional/ programas de comercialização) faz da Península Ibérica o maior produtor da Europa.

Contudo, o vice-presidente da ASPOC considera que ainda existe um vasto caminho a percorrer. “Em termos de incremento da produção, há ainda muito que se pode fazer. Por um lado, em termos de reposicionamento do setor, tornando-o atrativo e interessante junto de jovens produtores. A produção de carne de coelho exige obviamente trabalho e dedicação, mas o coelho é um animal muito prolífico, com altas taxas de reprodução e de produtividade, não sendo de elevada dificuldade a implementação de um núcleo de produção”, fundamenta.

Nova fase

A começar já em 2023, a nova fase da campanha pretende desmistificar a ideia de que a carne de coelho está associada a pratos mais elaborados e menos versáteis, ou seja, relacionada com formas mais tradicionais de confeção. Para tal, além do conceito da Dieta Mediterrânea, um dos focos principais passa por ´demonstrar aos consumidores novos cortes de carne de coelho – coxas, lombos e meio coelho cortado – novas formas de apresentação desta carne, ajustadas ao dia-a-dia dos consumidores e que permitem mais rapidez na confeção de receitas simples e práticas.

Ainda neste âmbito está previsto o lançamento de um livro de receitas de Carne de Coelho, sob a coordenação do Chef Hélio Loureiro e conta com a participação de vários Chefs convidados de norte a sul do país, que apresentam diferentes visões e formas de preparação.  “Acreditamos que se trata de uma iniciativa que irá gerar interesse e curiosidade junto dos leitores/amantes de gastronomia, uma vez que não há registo de existir um livro contemporâneo apenas com receitas de carne de coelho”, considera o Vice-presidente da ASPOC.

Sobre a ASPOC:

Fundada em 1991, a ASPOC dedica-se à defesa dos interesses do setor da carne de coelho, designadamente no que diz respeito ao seu progresso técnico e económico, formação profissional e promoção do consumo. Grande parte do trabalho desta associação é desenvolvido em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura, nomeadamente com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Atualmente, a ASPOC conta com 90 associados, onde se incluem produtores, centros de seleção, centros de inseminação artificial, matadouros e técnicos veterinários, distribuídos por território nacional e internacional.

Descarregue as imagens aqui.

Fonte: Gazeta Rural

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
5
6
9
10
23
24

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP