pten
  • algarvias
  • abelhas
  • pineiro
  • cabras
  • abobora
  • porco
  • mirtilo
  • figoindia
  • montado
  • castanha

emRede - folha informativa

 

PEPAC nacional peq

 

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado

13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.

Ler mais

Adesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central

10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.

Ler mais

Portaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"

03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.

Ler mais

Criada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente

10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Ler mais

"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional

02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

DGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola

23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.

Ler mais

Disponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais

10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.

Ler mais

Portugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras

28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

Projeto "The Future of Farming" quer levar a tecnologia a mais agricultores

future farming logoO projeto “The Future of Farming”, co-financiado pela União Europeia, visa disseminar o uso de sondas no âmbito da agricultura de precisão junto dos agricultores. Joelle van den Brand, co-fundadora da AguroTech, promotora do projeto The Future of Farming, fala sobre os objetivos e da participação de Portugal, através da Anpromis.

Qual a importância do projeto The Future of Farming e qual o seu objetivo?

O projeto “The Future of Farming” é o maior projeto a envolver a tecnologia das sondas de humidade baseado em dados alguma vez realizado na agricultura. O objetivo do projeto é estimular o uso de tecnologia que permita aos agricultores reduzir o uso de água, fertilizantes e pesticidas, mantendo ou melhorando a sua produtividade na União Europeia.

A escassez de água e as secas são um fenómeno cada vez mais frequente e generalizado em todo o mundo e estão a tornar-se mais comuns na União Europeia (UE). A crescente escassez de água pode ter efeitos desestabilizadores em países e regiões. Na UE, a agricultura representa 31% do consumo total de água e, em muitos países, é altamente dependente de rega, que deverá aumentar com o aumento do aquecimento global. A água é o fator de produtividade mais importante na agricultura e a escassez de água complica significativamente a agricultura e ameaça o acesso da UE aos alimentos no futuro. Espera-se que a agricultura de precisão contribua significativamente para combater a escassez de água e, ao mesmo tempo, otimizar a produtividade. Atualmente, a maioria dos agricultores na UE não usa a tecnologia de medição para determinar os horários, quantidades e áreas ideais para regar o campo. Isso muitas vezes leva ao uso desnecessário de água e rega insuficiente ou excessiva e perda de produtividade. O principal objetivo do projeto é preparar o setor agrícola para um agravamento da seca e escassez de água, otimizando o uso da água por meio da tecnologia e da agricultura de precisão. Um segundo objetivo é permitir que os agricultores preparem o seu modelo de negócio para o futuro, aumentando o lucro e permitindo práticas agrícolas mais sustentáveis.

Quantos agricultores vão estar envolvidos e de que países?

No âmbito deste projeto, vamos instalar 450 sondas que serão utilizadas por 150 agricultores com modelos de cultivo e solo baseados nas mais recentes descobertas científicas em diferentes países europeus durante a temporada agrícola de 2023. Outros 150 agricultores vão integrar um grupo de controlo do projeto, o que leva a um total de 300 agricultores envolvidos no projeto. Os seis países europeus selecionados para o projeto são os que mais utilizam água para fins agrícolas – Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Roménia juntos representam mais de 90% do uso total de água na UE para fins agrícolas. Vamos incentivar ao máximo a adoção desta tecnologia após o fim do projeto, para que haja resultados efetivos no que respeita à gestão da água e controlo dos efeitos da seca.  

Qual a informação que vai ser recolhida e de que forma será aplicada?

As sondas realizarão medições em várias profundidades e medirão a humidade do solo, a condutividade elétrica e a temperatura durante toda a campanha agrícola. As medições são realizadas a cada seis minutos. Os agricultores participantes vão partilhar os dados históricos sobre uso de água, os custos com a rega e o uso de fertilizantes e herbicidas. O objetivo do projeto é rastrear as melhorias na economia da água, na redução de custos, na redução da aplicação de fertilizantes, na redução do uso de herbicidas e ganhos de produtividade.

Porquê a escolha de Portugal e da ANPROMIS para integrar a lista de participantes?

A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, representa 65 mil produtores de milho e sorgo. Além disso, a ANPROMIS é membro da CEPM, a organização que defende os interesses dos produtores de milho e das suas cadeias de valor a nível europeu. Os 10 países que compõem a CEPM representam quase a totalidade da área de produção de milho da UE, que totaliza 15 milhões de hectares. A Anpromis é uma força motriz para os produtores de milho e sorgo usarem as tecnologias e para se adaptarem às mudanças climáticas e desempenha um papel ativo na consolidação e disseminação da inovação junto dos agricultores portugueses. Acreditamos que a Anpromis valoriza este projeto, partilhando a sua experiência e contribuído com a sua grande capacidade mobilizadora.

No XIV Congresso Nacional do Milho, que decorre nos dias 15 e 16 de fevereiro, o projeto “The Future of Farming” vai marcar presença? Como será esta participação?

A presença no Congresso da ANPROMIS tem como objetivo divulgar e dar mais informação sobre o projeto “The Future of Farming”. Deste modo, através da nossa participação neste importante evento que vai reunir em Santarém, mais de 700 participantes, esperamos contribuir para a necessária adoção de diferentes formas de trabalhar que permita aos agricultores europeus estarem mais preparados para enfrentar os crescentes efeitos das alterações climáticas.

Fonte: Anpromis

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP