facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Projeto "The Future of Farming" quer levar a tecnologia a mais agricultores

future farming logoO projeto “The Future of Farming”, co-financiado pela União Europeia, visa disseminar o uso de sondas no âmbito da agricultura de precisão junto dos agricultores. Joelle van den Brand, co-fundadora da AguroTech, promotora do projeto The Future of Farming, fala sobre os objetivos e da participação de Portugal, através da Anpromis.

Qual a importância do projeto The Future of Farming e qual o seu objetivo?

O projeto “The Future of Farming” é o maior projeto a envolver a tecnologia das sondas de humidade baseado em dados alguma vez realizado na agricultura. O objetivo do projeto é estimular o uso de tecnologia que permita aos agricultores reduzir o uso de água, fertilizantes e pesticidas, mantendo ou melhorando a sua produtividade na União Europeia.

A escassez de água e as secas são um fenómeno cada vez mais frequente e generalizado em todo o mundo e estão a tornar-se mais comuns na União Europeia (UE). A crescente escassez de água pode ter efeitos desestabilizadores em países e regiões. Na UE, a agricultura representa 31% do consumo total de água e, em muitos países, é altamente dependente de rega, que deverá aumentar com o aumento do aquecimento global. A água é o fator de produtividade mais importante na agricultura e a escassez de água complica significativamente a agricultura e ameaça o acesso da UE aos alimentos no futuro. Espera-se que a agricultura de precisão contribua significativamente para combater a escassez de água e, ao mesmo tempo, otimizar a produtividade. Atualmente, a maioria dos agricultores na UE não usa a tecnologia de medição para determinar os horários, quantidades e áreas ideais para regar o campo. Isso muitas vezes leva ao uso desnecessário de água e rega insuficiente ou excessiva e perda de produtividade. O principal objetivo do projeto é preparar o setor agrícola para um agravamento da seca e escassez de água, otimizando o uso da água por meio da tecnologia e da agricultura de precisão. Um segundo objetivo é permitir que os agricultores preparem o seu modelo de negócio para o futuro, aumentando o lucro e permitindo práticas agrícolas mais sustentáveis.

Quantos agricultores vão estar envolvidos e de que países?

No âmbito deste projeto, vamos instalar 450 sondas que serão utilizadas por 150 agricultores com modelos de cultivo e solo baseados nas mais recentes descobertas científicas em diferentes países europeus durante a temporada agrícola de 2023. Outros 150 agricultores vão integrar um grupo de controlo do projeto, o que leva a um total de 300 agricultores envolvidos no projeto. Os seis países europeus selecionados para o projeto são os que mais utilizam água para fins agrícolas – Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Roménia juntos representam mais de 90% do uso total de água na UE para fins agrícolas. Vamos incentivar ao máximo a adoção desta tecnologia após o fim do projeto, para que haja resultados efetivos no que respeita à gestão da água e controlo dos efeitos da seca.  

Qual a informação que vai ser recolhida e de que forma será aplicada?

As sondas realizarão medições em várias profundidades e medirão a humidade do solo, a condutividade elétrica e a temperatura durante toda a campanha agrícola. As medições são realizadas a cada seis minutos. Os agricultores participantes vão partilhar os dados históricos sobre uso de água, os custos com a rega e o uso de fertilizantes e herbicidas. O objetivo do projeto é rastrear as melhorias na economia da água, na redução de custos, na redução da aplicação de fertilizantes, na redução do uso de herbicidas e ganhos de produtividade.

Porquê a escolha de Portugal e da ANPROMIS para integrar a lista de participantes?

A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, representa 65 mil produtores de milho e sorgo. Além disso, a ANPROMIS é membro da CEPM, a organização que defende os interesses dos produtores de milho e das suas cadeias de valor a nível europeu. Os 10 países que compõem a CEPM representam quase a totalidade da área de produção de milho da UE, que totaliza 15 milhões de hectares. A Anpromis é uma força motriz para os produtores de milho e sorgo usarem as tecnologias e para se adaptarem às mudanças climáticas e desempenha um papel ativo na consolidação e disseminação da inovação junto dos agricultores portugueses. Acreditamos que a Anpromis valoriza este projeto, partilhando a sua experiência e contribuído com a sua grande capacidade mobilizadora.

No XIV Congresso Nacional do Milho, que decorre nos dias 15 e 16 de fevereiro, o projeto “The Future of Farming” vai marcar presença? Como será esta participação?

A presença no Congresso da ANPROMIS tem como objetivo divulgar e dar mais informação sobre o projeto “The Future of Farming”. Deste modo, através da nossa participação neste importante evento que vai reunir em Santarém, mais de 700 participantes, esperamos contribuir para a necessária adoção de diferentes formas de trabalhar que permita aos agricultores europeus estarem mais preparados para enfrentar os crescentes efeitos das alterações climáticas.

Fonte: Anpromis

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
11
12
18
19
24
25
26
27
28

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP