Em destaque
Lançamento da Rede no PEPAC
14-11-2023

Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade. A DGADR irá fazer o lançamento da futura Rede, no âmbito do PEPAC, na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Este encontro reunirá membros da comunidade agrícola e florestal com o intuito de celebrar uma década de realizações da REDE RURAL NACIONAL e explorar perspectivas para o futuro.
Ler maisTrês projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já!
07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisPDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente
21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.
Ler maisMinistra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor
13-10-2022
Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.
Ler maisComissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisCiclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) convida-o a participar na próxima sessão do Ciclo de conferências, que irá terá lugar no dia 25 de janeiro, pelas 14h30, tendo como convidada a Dra. Francisca Manarte, gestora da exploração agrícola da Best Farmer, do Grupo Jerónimo Martins, em Barcelos, que irá apresentar a palestra intitulada: "Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne".
Uma sessão onde será apresentada a estratégia do Grupo Jerónimo Martins com especial foco na engorda de bovinos Angus. A Best Farmer teve início em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos da raça Angus em Barcelos, e que atualmente se estende por todo o país. Para a Best Farmer, os principais focos são a sustentabilidade económica e ambiental. Neste sentido, e de forma a reduzir um dos grandes custos das explorações pecuárias, a alimentação animal, utilizam subprodutos na alimentação dos animais, como a dreche de cerveja, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.
Atualmente, uma importante percentagem da alimentação dos animais consiste em subprodutos, sendo apenas uma pequena parte correspondente a rações, pois a maior parte diz respeito a forragens incorporadas nas dietas dos animais. Desta forma, a empresa conseguiu reduzir custos, mas também a importação de matérias-primas e os transportes associados, promovendo assim uma economia circular.
Poderá aceder à sala virtual aqui.
Resumo da palestra
Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne O grupo Jerónimo Martins tem vindo, nos últimos anos, a apostar fortemente na produção própria. Neste sentido, foi criada em 2014 a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). A JMA desenvolve atualmente a sua atividade nas seguintes áreas: lacticínios (Terra Alegre), produção e engorda de carne bovina da raça Angus e vacaria de leite (Best Farmer), produção e engorda de borregos (Ovinos da Tapada), aquacultura (Seaculture) e as frutas e vegetais. A Best Farmer dedica-se à agro-pecuária e iniciou a atividade em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos Angus em Barcelos e estende-se hoje por todo o país. Existem ao dia de hoje 3 explorações, duas engordas de bovinos Angus (Barcelos com 1000 animais e Cartaxo com 4000 animais) e uma vacaria de leite (Monte do Trigo).
Para a Best Farmer existem dois pontos importantes onde se foca toda a equipa: a sustentabilidade do negócio e a sustentabilidade ambiental. Um dos grandes custos das explorações pecuárias é alimentação, nomeadamente as rações. Por forma a diminuir esta dependência das fábricas de ração, parte deste consumo foi substituído por subprodutos da alimentação. São exemplo destes subprodutos o dreche de cerveja, a cenoura, batata-doce, tomate… Neste momento uma percentagem importante da alimentação dos animais da Best Farmer consiste em subprodutos, sendo que uma pequena parte corresponde a rações. O grande bolo, diz respeito a forragens incorporadas na dieta dos animais. Assim foi possível reduzir não só custos como também a importação de matérias-primas, os transportes associados, promovendo uma economia circular.
Nota biográfica
Francisca Magalhães Manarte é Mestre em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar em 2018. Para conclusão do mestrado realizou o estágio de final de curso na exploração de engorda de bovinos de Barcelos da Best Farmer do Grupo Jerónimo Martins, tendo iniciado o mesmo em 2017 e terminado em 2018. Acompanhou ainda durante um período do percurso académico a vacaria da Quinta da Aveleda no âmbito do estudo de indicadores de performance produtivos e reprodutivos.
Iniciou a sua atividade profissional em maio de 2018 como veterinária na vacaria de leite da Best Farmer em Monte do Trigo, Évora. Onde exerceu estas funções por 2 anos. Terminados os dois anos, em setembro de 2020, assumiu o cargo de gestor de exploração agrícola novamente na exploração de engorda de Barcelos, função que exerce até ao momento. Durante este período concluiu o curso “Management Essentials” da Universidade de Harvard.