facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Rede Nacional PAC submete seis projetos nacionais aos ARIA 2024 - Prémios de Inspiração Agrícola e Rural

25-07-2024

Os projetos Bananika, Espaço Utopia, Mainova, Paisagindo.bio, Quinta da Moscadinha e Quintinha d’aldeia, são as propostas que a Rede Nacional PAC (RNPAC) submeteu para a edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural - ARIA 2024. Já na sua segunda edição, o tema geral para este ano é “Empowering young people”, que reflete as prioridades das Redes Nacionais para promover o empoderamento dos jovens.

Ler mais

Publicação do Despacho n.º 7821/2024 - Grupo de trabalho para elaborar uma nova estratégia nacional para a gestão da água designada «Água que Une»

16-07-2024

O Governo português anunciou a criação do Grupo de Trabalho “Água que Une”, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de planeamento da água que promova a sustentabilidade dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água e a viabilidade dos setores económicos.

Ler mais

Publicação do Despacho n.º 6739/2024 - Delegação de competências do Ministro da Agricultura e Pescas

25-06-2024

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, através do Despacho n.º 6739/2024, delegou competências no Secretário de Estado da Agricultura, na Secretária de Estado das Pescas e no Secretário de Estado das Florestas.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”

cebalO Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) convida-o a participar na próxima sessão do Ciclo de conferências, que irá terá lugar no dia 25 de janeiro, pelas 14h30, tendo como convidada a Dra. Francisca Manarte, gestora da exploração agrícola da Best Farmer, do Grupo Jerónimo Martins, em Barcelos, que irá apresentar a palestra intitulada: "Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne".

Uma sessão onde será apresentada a estratégia do Grupo Jerónimo Martins com especial foco na engorda de bovinos Angus. A Best Farmer teve início em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos da raça Angus em Barcelos, e que atualmente se estende por todo o país. Para a Best Farmer, os principais focos são a sustentabilidade económica e ambiental. Neste sentido, e de forma a reduzir um dos grandes custos das explorações pecuárias, a alimentação animal, utilizam subprodutos na alimentação dos animais, como a dreche de cerveja, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.

Atualmente, uma importante percentagem da alimentação dos animais consiste em subprodutos, sendo apenas uma pequena parte correspondente a rações, pois a maior parte diz respeito a forragens incorporadas nas dietas dos animais. Desta forma, a empresa conseguiu reduzir custos, mas também a importação de matérias-primas e os transportes associados, promovendo assim uma economia circular.

Poderá aceder à sala virtual aqui.

Resumo da palestra  

Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne O grupo Jerónimo Martins tem vindo, nos últimos anos, a apostar fortemente na produção própria. Neste sentido, foi criada em 2014 a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). A JMA desenvolve atualmente a sua atividade nas seguintes áreas: lacticínios (Terra Alegre), produção e engorda de carne bovina da raça Angus e vacaria de leite (Best Farmer), produção e engorda de borregos (Ovinos da Tapada), aquacultura (Seaculture) e as frutas e vegetais. A Best Farmer dedica-se à agro-pecuária e iniciou a atividade em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos Angus em Barcelos e estende-se hoje por todo o país. Existem ao dia de hoje 3 explorações, duas engordas de bovinos Angus (Barcelos com 1000 animais e Cartaxo com 4000 animais) e uma vacaria de leite (Monte do Trigo).  

Para a Best Farmer existem dois pontos importantes onde se foca toda a equipa: a sustentabilidade do negócio e a sustentabilidade ambiental. Um dos grandes custos das explorações pecuárias é alimentação, nomeadamente as rações. Por forma a diminuir esta dependência das fábricas de ração, parte deste consumo foi substituído por subprodutos da alimentação. São exemplo destes subprodutos o dreche de cerveja, a cenoura, batata-doce, tomate… Neste momento uma percentagem importante da alimentação dos animais da Best Farmer consiste em subprodutos, sendo que uma pequena parte corresponde a rações. O grande bolo, diz respeito a forragens incorporadas na dieta dos animais. Assim foi possível reduzir não só custos como também a importação de matérias-primas, os transportes associados, promovendo uma economia circular. 

Nota biográfica

Francisca Magalhães Manarte é Mestre em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar em 2018. Para conclusão do mestrado realizou o estágio de final de curso na exploração de engorda de bovinos de Barcelos da Best Farmer do Grupo Jerónimo Martins, tendo iniciado o mesmo em 2017 e terminado em 2018. Acompanhou ainda durante um período do percurso académico a vacaria da Quinta da Aveleda no âmbito do estudo de indicadores de performance produtivos e reprodutivos.

Iniciou a sua atividade profissional em maio de 2018 como veterinária na vacaria de leite da Best Farmer em Monte do Trigo, Évora. Onde exerceu estas funções por 2 anos. Terminados os dois anos, em setembro de 2020, assumiu o cargo de gestor de exploração agrícola novamente na exploração de engorda de Barcelos, função que exerce até ao momento. Durante este período concluiu o curso “Management Essentials” da Universidade de Harvard.

 

 

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
6
7
8
9
10
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP