Em destaque
Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisDisponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais
10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.
Ler maisPortugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras
28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisCiclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) convida-o a participar na próxima sessão do Ciclo de conferências, que irá terá lugar no dia 25 de janeiro, pelas 14h30, tendo como convidada a Dra. Francisca Manarte, gestora da exploração agrícola da Best Farmer, do Grupo Jerónimo Martins, em Barcelos, que irá apresentar a palestra intitulada: "Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne".
Uma sessão onde será apresentada a estratégia do Grupo Jerónimo Martins com especial foco na engorda de bovinos Angus. A Best Farmer teve início em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos da raça Angus em Barcelos, e que atualmente se estende por todo o país. Para a Best Farmer, os principais focos são a sustentabilidade económica e ambiental. Neste sentido, e de forma a reduzir um dos grandes custos das explorações pecuárias, a alimentação animal, utilizam subprodutos na alimentação dos animais, como a dreche de cerveja, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.
Atualmente, uma importante percentagem da alimentação dos animais consiste em subprodutos, sendo apenas uma pequena parte correspondente a rações, pois a maior parte diz respeito a forragens incorporadas nas dietas dos animais. Desta forma, a empresa conseguiu reduzir custos, mas também a importação de matérias-primas e os transportes associados, promovendo assim uma economia circular.
Poderá aceder à sala virtual aqui.
Resumo da palestra
Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne O grupo Jerónimo Martins tem vindo, nos últimos anos, a apostar fortemente na produção própria. Neste sentido, foi criada em 2014 a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). A JMA desenvolve atualmente a sua atividade nas seguintes áreas: lacticínios (Terra Alegre), produção e engorda de carne bovina da raça Angus e vacaria de leite (Best Farmer), produção e engorda de borregos (Ovinos da Tapada), aquacultura (Seaculture) e as frutas e vegetais. A Best Farmer dedica-se à agro-pecuária e iniciou a atividade em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos Angus em Barcelos e estende-se hoje por todo o país. Existem ao dia de hoje 3 explorações, duas engordas de bovinos Angus (Barcelos com 1000 animais e Cartaxo com 4000 animais) e uma vacaria de leite (Monte do Trigo).
Para a Best Farmer existem dois pontos importantes onde se foca toda a equipa: a sustentabilidade do negócio e a sustentabilidade ambiental. Um dos grandes custos das explorações pecuárias é alimentação, nomeadamente as rações. Por forma a diminuir esta dependência das fábricas de ração, parte deste consumo foi substituído por subprodutos da alimentação. São exemplo destes subprodutos o dreche de cerveja, a cenoura, batata-doce, tomate… Neste momento uma percentagem importante da alimentação dos animais da Best Farmer consiste em subprodutos, sendo que uma pequena parte corresponde a rações. O grande bolo, diz respeito a forragens incorporadas na dieta dos animais. Assim foi possível reduzir não só custos como também a importação de matérias-primas, os transportes associados, promovendo uma economia circular.
Nota biográfica
Francisca Magalhães Manarte é Mestre em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar em 2018. Para conclusão do mestrado realizou o estágio de final de curso na exploração de engorda de bovinos de Barcelos da Best Farmer do Grupo Jerónimo Martins, tendo iniciado o mesmo em 2017 e terminado em 2018. Acompanhou ainda durante um período do percurso académico a vacaria da Quinta da Aveleda no âmbito do estudo de indicadores de performance produtivos e reprodutivos.
Iniciou a sua atividade profissional em maio de 2018 como veterinária na vacaria de leite da Best Farmer em Monte do Trigo, Évora. Onde exerceu estas funções por 2 anos. Terminados os dois anos, em setembro de 2020, assumiu o cargo de gestor de exploração agrícola novamente na exploração de engorda de Barcelos, função que exerce até ao momento. Durante este período concluiu o curso “Management Essentials” da Universidade de Harvard.