pten
  • castanha
  • montado
  • figoindia
  • porco
  • cabras
  • mirtilo
  • pineiro
  • abobora
  • algarvias
  • abelhas

emRede - folha informativa

 

PEPAC nacional peq

 

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado

13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.

Ler mais

Adesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central

10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.

Ler mais

Portaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"

03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.

Ler mais

Criada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente

10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Ler mais

"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional

02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

DGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola

23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.

Ler mais

Disponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais

10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.

Ler mais

Portugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras

28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

Projeto BioRural junta 14 países para criar Rede Europeia de Bioeconomia Circular

bioruralUm projeto europeu em curso, que junta 19 parceiros de 14 países e que em Portugal inclui a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro da Biomassa para a Energia (CBE), quer criar uma Rede Europeia de Bioeconomia Circular.

Em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, a UC explicou que o BioRural – iniciado em setembro de 2022 e que tem a duração de três anos, até 31 de agosto de 2025 – pretende “desenvolver um quadro de apoio à transição para uma bioeconomia circular sustentável, regenerativa e inclusiva, em toda a Europa”.

O projeto, que conta com um orçamento de três milhões de euros e que tem ainda como objetivo “apoiar os agentes de inovação na introdução de soluções biotecnológicas de pequena escala, em áreas rurais”, tem como responsáveis, na Universidade de Coimbra, uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

Citado na nota de imprensa, João Santos, aluno de doutoramento e investigador do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC, argumentou que a Europa rural “necessita urgentemente de uma mudança de paradigma”.

“Com a migração de um crescente número de pessoas para os centros urbanos nas últimas décadas, a atual distribuição demográfica é bastante desigual. As zonas rurais são habitadas por 30% da população europeia, ainda que correspondam a mais de 80% do território”, observou o investigador.

Além disso, de acordo com José Baranda Ribeiro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, “a atividade económica da União Europeia (UE) é largamente dependente de sistemas de produção lineares e de recursos não renováveis. Apesar das inúmeras tentativas para reduzir essa dependência, o facto é que, por exemplo, só em 2018, os Estados da UE produziram 61,8 milhões de toneladas de plástico”.

Segundo a equipa da FCTUC, as consequências da combinação de uma economia linear com uma extensa urbanização “vieram agravar alguns dos problemas cronicamente sentidos pelas populações das áreas rurais, nomeadamente o elevado risco de pobreza, o acesso limitado a serviços e a infraestruturas básicas e os baixos níveis de formação”, em comparação com outras áreas da União Europeia.

Assim, o BioRural pretende contribuir para resolver estes desafios económicos, demográficos e climáticos, através do desenvolvimento e adoção de “soluções inclusivas que beneficiarão todas as áreas rurais europeias”, acrescentou.

Ainda de acordo com a equipa da FCTUC, o BioRural “existe para criar e promover as condições para a cooperação” entre vários intervenientes na cadeia da bioeconomia, desde agricultores, pescadores e silvicultores até empresas privadas, autoridades administrativas locais, escolas, universidades ou centros de formação, entre outros.

“Tirando partido de atividades como ações de divulgação, ações de formação, e de outras, com forte impacto nos vários intervenientes, o projeto BioRural colocará à disposição destes as fontes de conhecimento atualmente disponíveis”, adiantaram os investigadores.

Já o Centro da Biomassa para a Energia, localizado em Miranda do Corvo, no interior do distrito de Coimbra, numa nota publicada na sua página de internet, definiu o BioRural como a “criação de uma rede de trabalho europeia na área da bioeconomia rural, cujo interesse é promover o crescimento económico em zonas rurais, através de soluções de base biológica baseadas no conceito de economia circular”.

Segundo o CBE, as estratégias para operacionalizar o BioRural passam, entre outras, por uma “avaliação do ponto de situação atual da bioeconomia rural europeia” em áreas como a alimentação e agricultura, floresta e habitats naturais, sistemas aquáticos, bioenergia e biomateriais e “identificação dos fatores que influenciam a adoção de soluções inovadoras de base biológica em zonas rurais”.

O CBE explicou que os 14 países participantes são divididos por quatro regiões (noroeste, sudoeste, nordeste e sudeste), criando, deste modo, plataformas regionais de bioeconomia rural e, em seguida, pela combinação destas quatro regiões, o BioRural pretende formar uma rede de trabalho europeia.

As estratégias preconizadas passam ainda pela “identificação, estudo e divulgação de casos de sucesso de soluções de base biológica em zonas rurais, de forma a compilar exemplos de boas práticas para projetos similares”, bem como o auxílio “na transferência de conhecimento e construção de valências entre as partes interessadas”, com a promoção de ‘workshops’ a nível nacional, seguidos de ‘workshops’ das plataformas regionais de bioeconomia “e, por fim, de um concurso europeu de bioeconomia”.

O projeto BioRural é coordenado pelo Centro para a Investigação e Tecnologia (CERTH/Grécia) e inclui, para além dos parceiros portugueses, instituições da Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Países Baixos, Polónia e Roménia.

Acompanhe o projeto, subscrevento no website, e fique atento a informações nas redes sociais facebook, twitter e linkedin.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP