facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Novos ciclos de Webinars F4S Academy

Webinars 2023Um novo ano para discutir temas na vanguarda da sustentabilidade do agroalimentar.

O F4S Academy prepara-se para mais um ano de debates em formato de webinars, com temas que têm gerado discussão tanto na comunidade académica, como em produtores e consumidores.

O F4S Academy inicia já em fevereiro quatro ciclos de webinars para a criação de sistemas alimentares de emissões neutras e capazes de criar valor para toda a cadeia alimentar. Os Webinars são uma forma prática de disseminar conteúdos académicos e casos práticos da nova realidade pretendida para uma Europa neutra em termos de emissões de carbono, em 2050. Com início em fevereiro e, como já é hábito, sempre às quintas-feiras, das 16:00 às 17:30 (hora de Lisboa).

O primeiro ciclo discute o tema das proteínas sustentáveis. O que são afinal proteínas e como contribuem para a saúde humana? Ao longo da história as proteínas sempre suscitaram interesse por parte dos consumidores, no entanto, o equilíbrio entre o seu consumo e bem-estar humano foi ao longo dos séculos um tema de debates acesos. Ao mesmo tempo, atualmente, cientistas ambientais apontam para a necessidade de uma alteração da dieta do mundo ocidentalizado advogando maiores proporções maiores de proteínas vegetais. Neste ciclo, será dado principal enfoque ao passado e futuro das (novas) proteínas, o papel dos 9 aminoácidos essenciais e a sua integração na dieta mediterrânea. Proteínas com origem em desperdício alimentar, cultivadas em laboratório e o papel dos insetos serão alguns dos estudos de caso abordados.

A realidade europeia mostra um excessivo consumo de proteína animal havendo incentivo à intensificação da sua produção. Paralelamente à saúde humana levanta-se a questão ambiental, a pecuária contribui com 14,5% das emissões mundiais de Gases de Efeito Estufa (GEE). Reduzir os GEE, e especialmente as emissões de metano, é uma prioridade urgente. Como tal, este ciclo pretende discutir estudos práticos da alimentação de ruminantes que contribuem para uma baixa emissão de GEE.

Boas práticas na produção de proteínas e a produção pecuária têm repercussões diretas na capacidade de se gerarem os serviços ecossistémicos essenciais ao bom funcionamento do sistema alimentar. Se não levarmos em conta os nossos recursos naturais e respeitarmos o meio ambiente, colocamos em risco a segurança e acessibilidade dos sistemas alimentares. O 3º ciclo discute as melhores práticas ambientais nos sistemas agroalimentares, com foco na conservação e gestão sustentável dos solos.  Qual o papel da aquaponia na preservação dos ecossistemas? Será que melhores práticas ambientais pressupõem mais criação de alimento em sistemas humanamente controlados?

As práticas ambientais ligam-se intimamente com o solo e a sua microbiologia. Esta ligação, entre a microbiologia do solo e o papel que esta desempenha no microbioma intestinal - através da nutrição funcional – é de grande importância, desempenhando um papel nas doenças crónicas. Alimentos produzidos de uma forma mais sustentável têm de facto repercussões na saúde e no bem-estar humano?

Para ver respondidas estas e outras questões, ou caso queira sugerir as suas próprias questões aceda aqui e inscreva-se nos ciclos de webinars Food4Sustainability Academy de 2023.

Nota de Imprensa Food4Sustainability.

thumbnail Logo F4S

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
6
7
8
9
14
15
16
25
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP