Em destaque
Implementação dos Laboratórios Vivos em Portugal debatido no segundo workshop realizado em Vila Real (c/ vídeo)
07-06-2023

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, foi palco do segundo encontro para debater a implementação em Portugal dos Laboratórios Vivos da Missão Solo, ao abrigo do programa Horizonte Europa. O evento contou com a participação de cerca de seis dezenas de investigadores, agricultores, silvicultores e representantes de associações profissionais, para acolherem informação sobre a Missão Solo e obter esclarecimentos sobre o conceito dos laboratórios vivos e critérios a que devem responder.
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisAgroB e INIAV apostam em curso inovador de fitossanidade agrícola
A AgroB Business School, Escola Profissional de Negócios do Grupo Espaço Visual, vai lançar um curso de Fitossanidade Agrícola, que tem como desígnio capacitar os profissionais agrícolas para a necessidade de uma utilização de produtos de base biotecnológica e para uma gestão de solos mais sustentável.
Este curso, uma parceria inovadora entre o INIAV (Ministério da Agricultura) e a AgroB Business School, irá contar com a participação de Investigadores e Técnicos Superiores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) com experiência relevante em projetos, desenvolvimento e investigação na área da fitossanidade e inovação agrícola.
O período de candidaturas decorre até 24 de julho de 2023, visando esta especialização avançada dotar os participantes de conhecimentos científicos e competências técnicas específicas, para atuarem em cargos orientados à fitossanidade vegetal em organizações privadas de caráter internacional, nacional e regional, tais como, explorações agrícolas, empresas de consultoria, comercialização de produtos fitofarmacêuticos, cooperativas agrícolas ou organizações de produtores, empresas de investigação e inovação agrícola e acompanhamento técnico na administração central, regional e local.
Na agricultura, a utilização de produtos fitofarmacêuticos contribui para a poluição do solo, da água e do ar e para a perda de biodiversidade. De acordo com dados divulgados pela Comissão Europeia, na Europa, uma em cada dez espécies de abelhas e de borboletas está em vias de extinção e um terço está em declínio. Tendo presente esta realidade, a Comissão Europeia estabeleceu na estratégia do “Prado ao Prato” a meta de reduzir a utilização global e o risco dos produtos fitofarmacêuticos em 50%, além da utilização dos produtos fitofarmacêuticos mais perigosos em 50% até 2030.
As alterações climáticas, o uso dos produtos fitofarmacêuticos e a resistência crescente dos agentes patogénicos, são uma tendência cada vez mais preocupante e significativa, ameaçando a rentabilidade das culturas agrícolas e os sistemas de produção agroalimentares sustentáveis. O desafio da sustentabilidade exige medidas para proteger melhor as plantas das pragas e doenças emergentes e requer inovação e conhecimento.
Para intervir neste processo e corresponder aos desafios impostos pela Comissão Europeia, é necessário promover conhecimento junto dos técnicos e produtores sobre biologia, sintomas, estragos/prejuízos dos inimigos das culturas, que permitam suportar a tomada de decisão, tendo em consideração a sustentabilidade dos ecossistemas e, em particular, a preservação dos recursos naturais e dos polinizadores e auxiliares.
Fonte: Voz do Campo