facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Workshop sobre cercas elétricas para a conservação das pastagens

CapturarÉ uma das ações de capacitação e de demonstração de boas práticas agrosilvopecuárias promovidas pelo Programa Territorial +SOLO +VIDA, um projeto de combate à desertificação que pretende promover a mitigação e a adaptação às alterações climáticas, num dos territórios do país mais afetados pela perda de produtividade agrícola.

No dia 24 de fevereiro, entre as 14h30 e as 17h30, decorre em Corte Gafo de Cima, no concelho de Mértola, a primeira ação de capacitação e de demonstração do Programa Territorial +SOLO +VIDA: “Cercas Elétricas para a Gestão de Pastagens”, um workshop organizado pela ADPM-Mértola em parceria com a Cooperativa Agrícola do Guadiana.

A instalação de vedações, permanentes ou móveis, em áreas pastoreadas por ovinos é uma prática que permite gerir o efetivo animal e consequentemente as pastagens, o que em combinação com a frequência e duração do período de pastoreio, em combinação com a época do ano, tornam o pastoreio compatível com a regeneração dos solos e do Montado. Esta representa uma das dez boas práticas agrosilvopastoris sugeridas no projeto +SOLO +VIDA

A disponibilização de nutrientes e de matéria orgânica no solo é uma das vantagens do pastoreio extensivo. No entanto, o comportamento natural do gado promove o sobrepastoreio de algumas espécies herbáceas em detrimento de outras que têm condições para uma maior propagação. As cercas elétricas permitem gerir de forma mais precisa a permanência dos animais, e portanto, o pastoreio, podendo servir também para direcionar o gado para locais com menos fertilidade e maior necessidade de matéria orgânica.

Estima-se que a desertificação impacte 60% dos solos do Alentejo. A perceção dos danos produtivos associados à perda de solo arável é uma preocupação comum entre os 18 agricultores parceiros, inseridos no Parque Natural do Vale do Guadiana e distribuídos pelos concelhos de Mértola e Serpa. Inscreveram-se voluntariamente no +SOLO +VIDA para acolher nas suas explorações agrícolas e pecuárias as boas práticas propostas neste projeto de luta contra a desertificação.

“A decisão de promover este workshop resultou de um levantamento das necessidades e das principais preocupações dos agricultores, recorrendo a metodologias que põem em prática a proposta de um modelo de governança participado que procura incluir todos os agentes do território na proteção do solo, um recurso que requer milhares de anos a formar-se e que está na base do nosso sistema natural e alimentar”, contextualiza Maria Bastidas, técnica da ADPM e coordenadora do Programa Territorial +SOLO +VIDA.

Em alternativa às vedações fixas e permanentes, as cercas elétricas são uma solução prática para o agricultor, permitem uma maior flexibilidade e versatilidade da divisão parcelar, com custos de investimento significativamente menores, mas que no caso de serem móveis, implicam uma maior necessidade de mão-de-obra para a montagem e desmontagem das cercas e verificação periódica do seu correto funcionamento.

Possibilitam, ainda, a gestão equilibrada do pastoreio, por rotação de parcelas e a recuperação gradual da vitalidade do solo, o que favorece o crescimento de pastos diversificados e mais nutritivos para as ovelhas criadas em modo de produção extensivo no Parque Natural do Vale do Guadiana.

João Madeira, produtor de ovinos e presidente da Cooperativa Agrícola do Guadiana, salienta que “as cercas elétricas são uma ferramenta de grande utilidade para a gestão de animais em pastoreio, uma vez que possibilitam, com custos aceitáveis, organizar o território a pastorear de forma a ir, simultaneamente, ao encontro das necessidades dos animais e das pastagens”.

“Sendo uma ferramenta assente sobretudo em tecnologia, é fundamental a capacitação dos seus utilizadores, por forma a criar condições para um uso eficaz deste tipo de equipamentos”, acrescenta.

A gestão correta do gado beneficia, ainda, a proteção de manchas de regeneração natural e a preservação de pequenos bosquetes, criando um montado mais adaptado e resiliente às alterações climáticas.

Saiba mais na ação de capacitação e demonstração “Cercas Elétricas para a Gestão de Pastagens”.

Participação gratuita mediante inscrição neste link.

01 Cartaz Cercas Eletricas 24fev2023 01

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
15
16
17
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP