facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Feliz Páscoa!

28-03-2024

 

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Mesa Redonda - “As Tecnologias de Informação e Comunicação na divulgação e transferência de ciência para a sociedade”

MEDA próxima mesa redonda promovida pelo MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento sediado na Universidade de Évora, que se realiza no dia 15 de março, traz a debate as novas tecnologias ómicas: a genómica, a transcriptómica, a proteómica e a metabólica e as aplicações e desafios na produção vegetal e animal.

 

 

Os investigadores convidados são: 

  • Andreia Amaral, professora do Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora e investigadora do CIISA - Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health;
  • Andreia Figueiredo, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora no Biosystems and Integrative Sciences Institute na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pelo Grapevine-Pathogen Systems Lab;
  • Cláudia Vicente, investigadora no MED – Universidade de Évora e responsável pelo laboratório de Nematologia (NemaLab);
  • Ricardo Ramiro, investigador, e gestor de dados e análise de risco no laboratório colaborativo InnovPlantProtect.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível assistir online, por Zoom (Link AQUI).

O debate irá centrar-se na aplicação das tecnologias ómicas na produção vegetal e animal e os desafios enfrentados.

Estas tecnologias estão a revolucionar o modo como se faz ciência, permitindo caracterizar e quantificar conjuntos de moléculas biológicas que traduzem a estrutura, função e dinâmica de um organismo ou organismos. Atualmente, já é possível sequenciar e estudar genomas inteiros de um organismo com grande detalhe recorrendo a técnicas de sequenciação de nova e de terceira geração – genómica; verificar a forma como os genes estão ativamente a ser expressos em determinado momento através do RNA mensageiro – transcritómica; ou entender as vias e mecanismos da expressão das proteínas, a sua relevância funcional e como interage com o ambiente – proteómica; bem como analisar os perfis de metabolitos em processos celulares num sistema biológico em determinadas condições – metabolómica.

As tecnologias multi-ómicas têm assim a capacidade de adotar uma visão holística das moléculas que constituem um sistema biológico (célula, tecido ou organismo), ao considerarem que um sistema complexo pode ser entendido em maior detalhe se for analisado como um todo, indo ao encontro de uma biologia multidisciplinar integrativa.

Ao entender as funções e interações dos genes, entende-se a dinâmica dos processos biológicos. Por exemplo, se conhecermos os genes, proteínas e metabolitos associados a doenças específicas, nomeadamente cancro, podemos usá-los como biomarcadores que nos permitam detetar a doença numa fase inicial. Em agricultura têm permitido conhecer os genes e proteínas envolvidos nas interações planta-microorganismos, assim como nas respostas das plantas a stresses abióticos e assim contribuir para o desenvolvimento de plantas tolerantes e resistentes. Outra aplicação em agricultura tem sido também o estudo de metabolitos de elevado peso nutricional, permitindo assim o melhoramento genético das culturas e contribuindo para a segurança alimentar.

Contudo, a integração dos dados provenientes das diferentes ómicas é ainda muito desafiante do ponto de vista técnico, requerendo uma grande capacidade de armazenamento, que possa servir como repositório da quantidade de informação gerada, e também de processamento de forma a suportar análises complexas que incorporem conjuntos de dados das várias ómicas através de métodos estatísticos e bioinformáticos adequados à especificidade de cada tipo de dados.

A interpretação desta informação para aplicações práticas requer o desenvolvimento de infraestruturas a uma escala que consiga dar resposta a estes requisitos, enquanto se devem criar novos perfis de investigadores bioinformáticos capacitados para desenvolver estas tecnologias e as colocarem acessíveis a diferentes áreas de investigação.

Nesta mesa redonda será mostrado um pouco da investigação que se faz nesta área, incindindo na aplicação da produção vegetal e animal, e também os desafios que estas tecnologias encontram.

Adicionalmente, na próxima semana irão também decorrer os seguintes eventos no MED:

17 de março - Tertúlias do Montado | "Serviços de extensão para o Montado - estado atual e potencialidades na Herdade da Mitra, Évora"

17 de março - Lançamento do livro “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas” da autoria de José Mira Potes na Herdade da Mitra

 

Mesa Redonda MED

 

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
6
7
8
9
14
15
16
25
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP