facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Publicação do Despacho n.º 7821/2024 - Grupo de trabalho para elaborar uma nova estratégia nacional para a gestão da água designada «Água que Une»

16-07-2024

O Governo português anunciou a criação do Grupo de Trabalho “Água que Une”, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de planeamento da água que promova a sustentabilidade dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água e a viabilidade dos setores económicos.

Ler mais

Publicação do Despacho n.º 6739/2024 - Delegação de competências do Ministro da Agricultura e Pescas

25-06-2024

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, através do Despacho n.º 6739/2024, delegou competências no Secretário de Estado da Agricultura, na Secretária de Estado das Pescas e no Secretário de Estado das Florestas.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

IPMWORKS brilha na audição do Parlamento Europeu sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos

ipmO projeto H2020 IPMWORKS, um dos principais defensores da Proteção Integrada (IPM), recebeu um convite especial para a audição pública realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no dia 23 de maio. O evento permitiu ao IPMWORKS apresentar as suas iniciativas inovadoras aos membros do Parlamento Europeu (MEPs), no meio dos debates em curso em torno do Regulamento Europeu sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

A audição pública proporcionou uma oportunidade para o IPMWORKS destacar o seu compromisso com práticas sustentáveis de gestão de pragas e doenças em toda a Europa. Com mais de 22 hubs de demonstração e 250 explorações agrícolas que participam ativamente nos seus programas, o IPMWORKS apresentou o seu historial de sucesso.

Mais especificamente, durante a audição, dois agricultores foram o centro das atenções para partilhar as suas motivações e estratégias eficazes para reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos. A CONSULAI, como parceira do projeto, marcou a sua presença e levou um dos agricultores do seu Hub de Horticultura, o Bruno Neves, para dar testemunho da sua jornada a tentar reduzir o uso de produtos fitofarmacêuticos, na sua exploração hortícola. Bruno captou a audiência com as suas abordagens inovadoras. Eduardo Crisol, um Hub Coach e facilitador do projeto IPMWORKS, ofereceu um testemunho convincente sobre a promoção de soluções de controlo biológico e biodiversidade auxiliar em estufas da Andaluzia.

Para além dos testemunhos dos agricultores, a audição sublinhou o papel vital dos serviços de aconselhamento agrícola. Os métodos baseados no intercâmbio de conhecimento entre pares foram destacados como fundamentais para promover a reconfiguração do sistema e soluções personalizadas adaptadas a situações específicas. Foram apresentados resultados que demonstram estimativas da utilização de produtos fitofarmacêuticos nas explorações parceiros do IPMWORKS, bem como dados de autoavaliação dos agricultores sobre a qualidade do controlo de pragas, a carga de trabalho e a rentabilidade das explorações. Por outro lado, os resultados quantitativos da rede francesa DEPHY, afiliada ao IPMWORKS, com mais de 12 anos de experiência na promoção e na recolha de dados sobre o IPM, mostraram que as estratégias destinadas a reduzir a dependência dos produtos fitofarmacêuticos não têm de comprometer a produtividade agrícola ao nível da exploração.

As apresentações provocaram uma troca dinâmica de perguntas e comentários dos deputados, sublinhando o impacto significativo que o IPMWORKS tem tido na formação de práticas agrícolas sustentáveis. Para reviver a discussão esclarecedora, a audiência está disponível para reprodução em inglês neste link.

O IPMWORKS continua firme na sua missão de impulsionar práticas sustentáveis de gestão dos inimigos das culturas e criar um futuro mais sustentável para a agricultura. Com a sua participação notável na audição do Parlamento Europeu, a organização continua a elevar a conversa em torno do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

Sobre o IPMWORKS

O projeto IPMWORKS tem trabalhado no sentido de construir uma rede europeia de explorações agrícolas para demonstrar estratégias de Proteção Integrada (IPM) e promover a adoção destas estratégias através da troca e partilha de conhecimento. O IPMWORKS coordena as redes existentes que promovem a gestão integrada de pragas e doenças e lançou novos polos de explorações agrícolas em regiões ou setores onde os pioneiros da Proteção Integrada ainda não estavam envolvidos numa rede relevante. Os agricultores das diferentes redes estão a trabalhar em conjunto em pequenos grupos coordenados por consultores (os chamados "hub coahes") cujo papel tem sido muito relevante na facilitação da partilha de conhecimentos, na orientação dos agricultores para encontrarem as suas próprias soluções de IPMe na organização de atividades de demonstração em campo.

A CONSULAI participa no projeto IPMWORKS com dois hubs (grupos de agricultores) que acompanha e apoia na transição para uma prática da Proteção Integrada de forma holística, um grupo focado no setor hortícola, localizado na Região Oeste e Ribatejo e o outro focado no setor vitícola, localizado no Alentejo. Sendo ainda coordenadora do pacote de trabalho da comunicação e disseminação do projeto.

O projeto IPMWORKS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101000339.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
6
7
8
9
10
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP