• mirtilo
  • algarvias
  • castanha
  • figoindia
  • montado
  • abelhas
  • pineiro
  • abobora
  • porco
  • cabras

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Formação de competências na área temática "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura” para técnicos dos SAAF

26-09-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a AGRO.GES, organizam uma ação de formação com o tema "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 17 de outubro das 14h00 às 18h00.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

EU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência

08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.

Ler mais

“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”

01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...

Ler mais

Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”

19-07-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".

Ler mais

AgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura

06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.

Ler mais

Polo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola

15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).

Ler mais

Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores

19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.

Ler mais

GPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal

04-04-2023

O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.

Ler mais

Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal

29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.

Ler mais

IPMWORKS brilha na audição do Parlamento Europeu sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos

ipmO projeto H2020 IPMWORKS, um dos principais defensores da Proteção Integrada (IPM), recebeu um convite especial para a audição pública realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no dia 23 de maio. O evento permitiu ao IPMWORKS apresentar as suas iniciativas inovadoras aos membros do Parlamento Europeu (MEPs), no meio dos debates em curso em torno do Regulamento Europeu sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

A audição pública proporcionou uma oportunidade para o IPMWORKS destacar o seu compromisso com práticas sustentáveis de gestão de pragas e doenças em toda a Europa. Com mais de 22 hubs de demonstração e 250 explorações agrícolas que participam ativamente nos seus programas, o IPMWORKS apresentou o seu historial de sucesso.

Mais especificamente, durante a audição, dois agricultores foram o centro das atenções para partilhar as suas motivações e estratégias eficazes para reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos. A CONSULAI, como parceira do projeto, marcou a sua presença e levou um dos agricultores do seu Hub de Horticultura, o Bruno Neves, para dar testemunho da sua jornada a tentar reduzir o uso de produtos fitofarmacêuticos, na sua exploração hortícola. Bruno captou a audiência com as suas abordagens inovadoras. Eduardo Crisol, um Hub Coach e facilitador do projeto IPMWORKS, ofereceu um testemunho convincente sobre a promoção de soluções de controlo biológico e biodiversidade auxiliar em estufas da Andaluzia.

Para além dos testemunhos dos agricultores, a audição sublinhou o papel vital dos serviços de aconselhamento agrícola. Os métodos baseados no intercâmbio de conhecimento entre pares foram destacados como fundamentais para promover a reconfiguração do sistema e soluções personalizadas adaptadas a situações específicas. Foram apresentados resultados que demonstram estimativas da utilização de produtos fitofarmacêuticos nas explorações parceiros do IPMWORKS, bem como dados de autoavaliação dos agricultores sobre a qualidade do controlo de pragas, a carga de trabalho e a rentabilidade das explorações. Por outro lado, os resultados quantitativos da rede francesa DEPHY, afiliada ao IPMWORKS, com mais de 12 anos de experiência na promoção e na recolha de dados sobre o IPM, mostraram que as estratégias destinadas a reduzir a dependência dos produtos fitofarmacêuticos não têm de comprometer a produtividade agrícola ao nível da exploração.

As apresentações provocaram uma troca dinâmica de perguntas e comentários dos deputados, sublinhando o impacto significativo que o IPMWORKS tem tido na formação de práticas agrícolas sustentáveis. Para reviver a discussão esclarecedora, a audiência está disponível para reprodução em inglês neste link.

O IPMWORKS continua firme na sua missão de impulsionar práticas sustentáveis de gestão dos inimigos das culturas e criar um futuro mais sustentável para a agricultura. Com a sua participação notável na audição do Parlamento Europeu, a organização continua a elevar a conversa em torno do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

Sobre o IPMWORKS

O projeto IPMWORKS tem trabalhado no sentido de construir uma rede europeia de explorações agrícolas para demonstrar estratégias de Proteção Integrada (IPM) e promover a adoção destas estratégias através da troca e partilha de conhecimento. O IPMWORKS coordena as redes existentes que promovem a gestão integrada de pragas e doenças e lançou novos polos de explorações agrícolas em regiões ou setores onde os pioneiros da Proteção Integrada ainda não estavam envolvidos numa rede relevante. Os agricultores das diferentes redes estão a trabalhar em conjunto em pequenos grupos coordenados por consultores (os chamados "hub coahes") cujo papel tem sido muito relevante na facilitação da partilha de conhecimentos, na orientação dos agricultores para encontrarem as suas próprias soluções de IPMe na organização de atividades de demonstração em campo.

A CONSULAI participa no projeto IPMWORKS com dois hubs (grupos de agricultores) que acompanha e apoia na transição para uma prática da Proteção Integrada de forma holística, um grupo focado no setor hortícola, localizado na Região Oeste e Ribatejo e o outro focado no setor vitícola, localizado no Alentejo. Sendo ainda coordenadora do pacote de trabalho da comunicação e disseminação do projeto.

O projeto IPMWORKS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101000339.

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
15
16
17
18
23
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP