Em destaque
Lançamento da Rede Nacional PAC
30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir
Ler maisTrês projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já!
07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura
14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.
Ler maisPDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente
21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.
Ler maisMinistra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor
13-10-2022
Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.
Ler maisComissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisAbertas inscrições para o Smart Rural 27: Cluster de Energias Renováveis
Estão abertas as inscrições para a 3.ª Sessão aberta do Cluster de Energia Renovável Smart Rural 27 com foco na implementação da Diretiva de Energia Renovável (RED) II na Europa – 12 de setembro de 2023 (online). Pretende reunir o conhecimento de vários projetos e iniciativas sobre as possibilidades de criação local de comunidades de energias renováveis.
O projeto Smart Rural 27 lançou seu 1º Cluster de Conhecimento focado em Energia Renovável em fevereiro de 2023. Desde então, o cluster vem realizando reuniões online e presenciais, envolvendo mais de 20 membros ativos da comunidade rural local e outras partes interessadas. Os membros do cluster expressaram seu interesse em aprender mais sobre o ambiente legal de implementação de comunidades de energia renovável em nível local como parte de suas estratégias de aldeias inteligentes.
A 3ª sessão do Cluster de Energia Renovável acontecerá online no dia 12 de setembro de 2023 às 10:00 (CET) e se concentrará na 'Visão geral da implementação atual da Diretiva de Energia Renovável (RED) II em países europeus individuais.'
A sessão será iniciada com a apresentação de Andreas Türk, especialista em energia renovável e pesquisador sênior da Joanneum Research / Wegener Center for Climate and Global Change (Universidade de Graz) sobre o progresso dos países europeus na implementação da Diretiva de Energia Renovável (RED). II.A apresentação será seguida por uma discussão aberta sobre os resultados de vários projetos e iniciativas sobre o mesmo tema, com foco em como as comunidades rurais locais podem se beneficiar do RED II ao planejar comunidades de energia renovável e projetos inteligentes de energia renovável.
Inscrições antecipadas no seguinte link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYocuispjgoGtPx9Oe1cZkdjD55gqFnUqjUAbrir link em nova janela
Após o preenchimento do formulário no link de inscrição com as informações solicitadas, será enviado um e-mail para o endereço de e-mail cadastrado com o ID da reunião e o link de zoom da sessão.
Fonte: Rede Europeia da PAC