facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz na Agroglobal prova que é viável produzir arroz em novas áreas agrícolas

Apresentação em sala rega gota a gota arroz na AgroglobalOs resultados preliminares do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota realizado nos campos demonstrativos da Agroglobal, em Santarém, demonstram que esta tecnologia de rega torna viável a produção de arroz em novas áreas agrícolas, fora das tradicionais bacias produtoras, conseguindo-se, simultaneamente, uma melhor gestão das infestantes, o principal fator biótico responsável pela perda de rendimento na cultura. O arroz surge assim como uma boa alternativa para integrar numa rotação de culturas agrícolas anuais. 

Após o sucesso do primeiro ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota, em 2022, em Pancas, concelho de Benavente, a MAGOS IS, a RIVULIS, a TERRA PRO e os seus novos parceiros neste ensaio, BASF e ADP Fertilizantes, aceitaram o repto lançado pela organização da Agroglobal para testar nos campos da feira novos métodos e técnicas de produção de arroz com o intuito de tornar a cultura mais rentável e sustentável. 

A rega do arroz é realizada com fita T-Tape 508 20 500, do fabricante RIVULIS, com espaçamento de 20 cm entre gotejadores, débito de 1L/hora, e 75 cm de distância entre linhas de rega.

O arroz semeado no ensaio é da variedade PVL136IT, arroz do tipo agulha, com tecnologia Provisia da BASF, que torna as plantas do arroz resistentes à ação dos herbicidas utilizados no controlo das infestantes.

O consórcio de empresas é unânime em considerar que os resultados preliminares do ensaio são promissores, antevendo-se uma solução de futuro para a cultura do arroz que é cada vez mais afetada pela escassez de água e pelas infestantes.

«Conseguimos um bom desenvolvimento vegetativo das plantas e controlo das infestantes, pelo que concluímos que esta nova forma de cultivar o arroz pode ser uma excelente alternativa para a rotação de culturas. Os produtores colocaram várias questões e alguns deles estão disponíveis para testar esta solução nas suas explorações. Estamos muito satisfeitos», afirma João Dotti, CEO da Magos Irrigation Systems, empresa responsável pela instalação do sistema de rega no ensaio, realçando o interesse demonstrado pelos mais de 100 agricultores e técnicos que marcaram presença no dia de campo, a 6 de setembro.

Para Nuno Sanches, Key Account Manager da Rivulis, empresa fabricante israelita de material de rega, o ensaio realizado num solo onde era habitual o cultivo de milho, «é a prova de que é possível produzir arroz praticamente em todas as áreas e sem necessidade de nivelamento do solo. Para mim e para os produtores é, claramente, uma solução de futuro».

A Orivárzea, empresa que produz 3.700 hectares de arroz na Lezíria Ribatejana, foi uma das entidades que marcou presença no dia de campo, mostrando-se bastante recetiva a este novo método de produção: «Tudo o que seja para melhorar a produção orizícola no país e, em especial, a gestão da água é fundamental. No caso deste ensaio, falta agora sabermos exatamente a produtividade, o consumo hídrico e a viabilidade económica da cultura, mas é uma excelente alternativa e já está mais do que provado que funciona», defendeu António Madaleno, administrador executivo da Orivárzea.

Também Vítor Rouxinol, produtor de 270 hectares de arroz em Coruche e Benavente, está otimista e acredita que esta solução pode ser uma realidade a curto prazo: «Já há 3 anos que estou a inovar no sistema de cultivo, recorrendo à sementeira enterrada à linha em 70% da área. A solução hoje aqui apresentada é uma evolução do que já faço e vai permitir revolucionar a cultura do arroz do ponto de vista ecológico, uma vez que permite não só poupar água como um melhor controlo das infestantes».

 
O ensaio de arroz com rega gota-a-gota na Agroglobal, numa parcela de 2 hectares, tem colheita prevista para outubro, data em que serão divulgados os resultados do ensaio.

Portugal é o maior consumidor de arroz da União Europeia. Cada português consome em média mais de 16 quilogramas de arroz por ano, de acordo com os dados da Associação Nacional dos Industriais de Arroz. Em Portugal, o arroz ocupa anualmente cerca de 30.000 hectares. Além disso, a produção deste cereal é a única em que o país tem uma taxa de autoaprovisionamento de cerca de 70%.  Contudo, nos últimos anos, a fileira do arroz tem enfrentado vários desafios como a escassez de água e as infestantes, a que os produtores procuram responder, testando novas estratégias.

Veja o vídeo resumo do ensaio.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP