pten
  • 1
  • 9
  • 7
  • 4
  • 12
  • 2
  • 11
  • 8
  • 14
  • 6
  • 10
  • 13
  • 3
  • 12
  • 11
  • 14
  • 13
  • 5
  • 15

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.

Ler mais

Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05

02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

Apresentado projeto H2OptiDemo para otimizar práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóidas e tomate de indústria

H2OptidemoO projeto H2OptiDemo – Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria, que congrega o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN‐CC), a Federação Nacional das Organizações de Produtores (FNOP), a Hidrosoph, SA a Campotec, SA e a Torriba, SA foi recentemente aprovado e conta o financiamento da entidade promotora, a Fundação Calouste Gulbenkian.

Dando resposta ao repto proposto pelo Programa da Gulbenkian para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como um dos principais objetivos para o desenvolvimento sustentável, estimular novas práticas de produção e consumo mais sustentáveis através do uso eficiente de recursos. No âmbito deste programa, a Gulbenkian dinamizou um concurso para projetos de demonstração de boas práticas na gestão da água de rega. Em resposta a este desafio surgiu o Projeto H2OptiDemo.

Este projeto com a duração de um ano, pretende durante este espaço temporal tirar partido das valências que cada uma das entidades parceiras e como objetivo otimizar a demonstração de boas práticas na gestão da água de rega em maçã, pera e tomate de indústria nas duas principais zonas geográficas a nível nacional em que estas culturas são produzidas, o Oeste e o Ribatejo. Durante o decorrer do projecto pretendemos realizar várias atividades de transferência de conhecimento, nomeadamente, workshop’s sobre gestão de rega otimizada, workshop’s formativos de capacitação e demonstração, dias abertos nos campos de demonstração, intercâmbios técnicos internacionais e seminários.

No final do projeto, é pretendido:

‐ Aumentar o seu conhecimento sobre novos sistemas de gestão da rega inovadores, face aos cenários de alterações climáticas e avaliação do funcionamento dos sistemas de rega;
‐ Maximizar a capacitação para o uso de ferramentas de apoio à gestão, suportada em tecnologias de monitorização e no conhecimento do bom funcionamento dos sistemas de rega,
adaptadas à sua realidade, de forma a aumentar do uso eficiente da água de rega no médio e longo prazo;
‐ Aumentar os conhecimentos do funcionamento dos sistemas de rega e capacitar para a utilização de soluções técnicas simples que permitam a quantificação da água de rega e a introdução à gestão da mesma ao longo do ciclo, tendo por base custo/benefício.

Estas competências, terão como resultado final a mudança de comportamentos para uma utilização eficiente da água, mas também a mudança de imagem do setor agrícola junto opinião pública e da sociedade em geral, pretendendo assim, esclarecer com evidencias, alguns setores da sociedade sobre a forma como atualmente se está a utilizar a água na agricultura intensiva.

As três entidades mais representativas da fileira hortofrutícola (COTHN‐CC, Portugal Fresh e FNOP) apresentaram à Senhora Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes, uma Estratégia Nacional para a Fileira Hortofrutícola no dia 2 de março de 2020. Tendo por base a detalhada análise estratégica apresentada pelo setor, na qual se identificam de forma muitoconcreta os grandes desafios da fileira para a próxima década e que passam essencialmente:

‐ pelas alterações climáticas, no que toca à disponibilidade de água e aos fenómenos extremos climáticos;
‐ pela competitividade da nossa fileira face aos nossos concorrentes mais diretos, em particular pelos custos de produção, especialmente os custos energéticos e a velocidade de incorporação das inovações tecnológicas;
‐ pela sustentabilidade e resiliência, quer ao nível económico, ambiental e social.
Para qualquer um destes desafios a água tem um papel central. Tendo isto como foco identificaram‐se medidas, quer ao nível do investimento, quer ao nível das medidas agroambientais, que podem contribuir para um uso mais racional e eficiente da água. De entre as medidas destaca‐se a necessidade de dar continuidade às medidas relacionadas com o uso eficiente da água no âmbito do PDR e do PO, tendo por base uma maior eficiência. Este projeto apoiado pela Fundação Gulbenkian, vai permitir, de forma muito concreta, contribuir para divulgar e apoiar a implementação de tecnologias para uma boa gestão da água de rega.
Esperamos por isso, que este projeto tenha um impacto extremamente positivo e abrangente na transferência destas boas práticas para os produtores hortofrutícolas quer na região do Ribatejo e Oeste como noutras regiões hortofrutícolas a nível nacional.

Entidades Parceiras

COTHN‐CC – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional
FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores
Hidrosoph, SA
Campotec, SA
Torriba, SA
Saiba mais em: https://h2optidemo.pt/ (em construção).

Fonte: Comunicado de Imprensa Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN)

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
8
9
15
16
17
18
20
21
23
24
25
26
28
30

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP