Em destaque
Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.
Ler maisPRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas
08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.
Ler maisDisponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”
03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisBolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05
02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.
Ler maisConsulta Pública da Avaliação Ambiental Estratégica do PEPAC até 9 de março
08-02-2022

No âmbito do disposto no art.º 7.º do DL n.º 232/2007, de 15/6, alterado pelo DL n.º 58/2011, de 4/5, e do art.º 11.º do DLR n.º 30/2010/A, de 15/11, decorre de 7 de fevereiro a 9 de março de 2022 a consulta pública referente ao processo de Avaliação Ambiental Estratégica do PEPAC.
Ler maisPEI-AGRI cria novo Focus Grupo: "Ferramentas digitais para gestão sustentável de nutrientes"
A Parceria Europeia da Inovação (PEI-AGRI) dá a conhecer o novo Focus Grupo #45: “Ferramentas digitais para gestão sustentável de nutrientes”, cuja primeira reunião está agendada para os dias 15 e 16 de março de 2022. Esta entidade, que visa fomentar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura e da silvicultura, procura 20 especialistas de toda a União Europeia para participarem neste Focus Grupo.
O Focus Group reunir-se-á pelo menos duas vezes, durante um período de 12 meses, para encontrar uma resposta à principal questão:
- Quais são as principais condições, funções e requisitos técnicos a serem desenvolvidos, para promover e facilitar o uso de aplicativos digitais para a gestão de nutrientes na agricultura?
O melhor conhecimento e a compreensão dos processos naturais afetados pelas operações de gestão agrícola, são fundamentais para melhorar a eficiência e as soluções digitais podem ajudar os agricultores a gerar esse conhecimento, bem como na tomada de melhores decisões de gestão. Uma gestão de recursos eficiente irá melhorar a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas.
Os sistemas de aconselhamento no futuro quadro CAP deverão usar aplicações digitais para suporte de decisão de gestão nas explorações, para a gestão de nutrientes com especial foco no azoto e fósforo (como a Ferramenta de Sustentabilidade Agrícola da Comissão Europeia - ou FaST).
A Comissão pretende desenvolver uma plataforma modular para a criação e utilização de soluções para agricultores, com base em “machine learning”, aplicado ao reconhecimento de imagem, bem como o uso e reutilização de IoT em operações baseadas em dados de clima, aplicativos de observação da Terra para aplicação de gestão de precisão da rega, gestão de pragas, avaliação de emissões e remoções de GEE (ou seja, agricultura de carbono), entre outros.
A presença de portugueses será muito importante para que as condições particulares de Portugal e do Sul da Europa sejam tidas em conta, tanto que mais que os resultados são utilizados para a abertura de concursos de programas Europeus, bem como influenciam decisões sobre futuras medidas de política.
A primeira reunião está marcada para15-16 de março de 2022.
A AQUI pode ler mais sobre o Focus Grupo
Aceda AQUI para se inscrever