Em destaque
Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº50 Abril 2021
13-04-2021
A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 50, do mês de abril, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do Tema da "Inovação".
Ler maisConsulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE
08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.
Ler maisObrigado e Boas Entradas em 2021
31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
Ler maisPlano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021
18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
Ler maisWebinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica
11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ler maisConferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis
21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.
Ler maisAprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC
21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.
Ler maisAprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030
13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
Ler maisPrograma Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020
09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma, foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...
Ler maisTerra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30
11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.
Ler maisWorkshop sobre CCA contribui para partilha de boas práticas na construção de sistemas alimentares territoriais
A Quinta do Marquês, sede do INIAV, em Oeiras, recebeu ontem o Workshop Dinamização de Circuitos Curtos Agroalimentares e Estratégias Alimentares Locais, um evento organizado pela parceria entre a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e os Grupos de Ação Local do Continente debateu e estimulou a reflexão sobre a criação de Circuitos Curtos Alimentares e dos Sistemas Alimentares Territoriais no desenvolvimento dos territórios com apresentação de boas práticas, que podem ser replicadas noutros territórios.
Sessão de trabalhos no Auditório do INIAV
O workshop iniciou-se com a intervenção da Professora Teresa Pinto Correia, da Universidade de Évora, que fez o enquadramento ao tema dos Sistemas Alimentares Locais a partir do projeto SALSA e de experiência do Km0 em Évora.
Teresa Pinto Correia
Seguiu-se a apresentação do projeto desenvolvido pelo Município de Mértola, a “Rede Alimentar de Mértola”, uma estratégia municipal desenvolvida em parceria por vários atores locais que pretende valorizar os produtos e processos de produção local e de capacitação da comunidade para a implementação progressiva de um sistema agroalimentar de base local.
Rosinda Pimenta
Os Municípios de Torres Vedras, pelo testemunho da Vereadora Laura Rodrigues, e do Fundão, pelo Vereador Paulo Águas, trouxeram exemplos de projetos inovadores ao nível da alimentação escolar na base dos produtos locais, privilegiando a agricultura biológica.
Em Torres Vedras o “Programa de Alimentação Escolar” é uma iniciativa aplicada a todo o pré-escolar e 1º ciclo, com fornecimento de refeições escolares com base em ementas nutricionalmente equilibradas em que a sustentabilidade social, económica e ambiental é objetivo central.
Laura Rodrigues
No Município do Fundão encontra-se a implementar, também em escolas, um projeto que propõe aliar o apoio aos produtores locais com a promoção de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvendo um conjunto de iniciativas para o fornecimento de refeições saudáveis nas escolas públicas, com base nos produtos locais e biológicos e para a redução de desperdícios alimentares nas cantinas escolares.
Paulo Águas
A estas duas iniciativas portugueses juntou-se uma boa prática vinda da Andaluzia, Espanha, desenvolvida na aldeia de Cabra, perto de Córdova. Trazida por António Zafra, a “Subbética Ecológica” é uma associação que trabalha em rede, que reúne 48 produtores e 430 famílias e 58 grandes consumidores (comércio, restauração individual e coletiva, etc.), com o intuito de promover a produção e o consumo de produtos biológicos de origem local, comercializados em circuitos curtos, com base em preços justos e estáveis e apoio à produção artesanal e consumo de produtos biológicos.
António Zafra
A sessão da tarde iniciou-se com a apresentação da iniciativa “Arouca Agrícola” por António Carlos Duarte, Coordenador do projeto Arouca Geopark. A sua intervenção, deu a conhecer as várias vertentes do projeto, entre o apoio aos produtores e o escoamento dos produtos locais e a ligação ao turismo através dos Menus e Itinerários Geofood.
António Carlos Duarte
Na Mesa Redonda, moderada pela Professora Isabel Rodrigo, do Instituto Superior de Agronomia, reuniu, para além das experiências anteriormente referidas, as iniciativas “O Prato Certo”, representada por Artur Gregório, da Associação InLoco e PROVE, representada por Cristina Barbosa, da ADREPES.
Gerou-se um interessante debate sobre os principais desafios que se colocam ao desenvolvimento destes processos ao nível dos hábitos de consumo, organização dos produtores, planeamento da produção, apoio técnico aos produtores, criação de processos participativos multi-atores e formulação das políticas públicas coerentes com o objetivo central de promover sistemas alimentares de base territorial.
Intervenientes da Mesa Redonda
As sessões foram gravadas em vídeo e podem ser visualizadas na página de facebook da Rede Rural Nacional:
- Abertura e apresentações de Teresa Pinto Correia (ICAAM) e António Zafra (Subbética Ecológica)
- Apresentações de Laura Rodrigues (CM Torres Vedras), Paulo Águas (CM Fundão) e de Rosinda Pimenta (CM Mértola)
- Apresentação de António Carlos Duarte (Arouca Geopark) e Mesa Redonda
- Encerramento
As apresentações encontram-se disponíveis para consulta e podem ser descarregadas aqui: