Em destaque
Formação de competências na área temática "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura” para técnicos dos SAAF
26-09-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a AGRO.GES, organizam uma ação de formação com o tema "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 17 de outubro das 14h00 às 18h00.
Ler maisC05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisEU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência
08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.
Ler mais“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”
01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...
Ler maisFormação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”
19-07-2023
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".
Ler maisAgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura
06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.
Ler maisPolo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola
15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisGrupo de Trabalho Temático Florestas reuniu em Coimbra
O GTT Valorização da Floresta – Gestão Florestal realizou a sua primeira reunião, no passado dia 7 de dezembro em Coimbra, no anfiteatro do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Para a organização da reunião a Equipa Técnica de Animação da RRN contou com forte apoio da Associação de Desenvolvimento Local – CoimbraMaisFuturo assim como com o Gabinete do Vice Reitor para a Investigação e Inovação da Universidade de Coimbra.
Este GTT foi constituído a partir de convite aberto divulgado no sítio da RRN. O tema foi identificado nos Workshops regionais realizados durante os meses de Junho e Julho de 2016. Para preparar e acompanhar o trabalho do GTT Florestas a ETA da RRN convidou um grupo de peritos, que integra todas as confederações do sector. Este Grupo de Peritos reuniu duas vezes para preparar a reunião deste GTT. Foram ainda convidados, com base em propostas do Grupo de Peritos, um grupo de investigadores para coordenar os diversos temas abrangidos por esta grande “copa” que é a Valorização da Floresta – Gestão Florestal.
A 1ª reunião GTT Florestas, realizada em Coimbra contou com 70 participantes representantes de diversas organizações representativas de toda a fileira, nomeadamente entidades gestoras de baldios, entidades gestoras de ZIF, Associações de Produtores, Cooperativas, Centros de Investigação, Instituições de Ensino Superior, autarquias locais e empresas.
Após sessão plenária de boas vindas e de apresentação dos objetivos e metodologia para a reunião, o trabalho desenvolveu-se em subgrupos de acordo com os temas previamente identificados. Cada subgrupo construiu um plano de acção com propostas concretas de actividades a desenvolver, resultados/produtos esperados, metodologia a prosseguir, parceria responsável por cada atividade e respetivo cronograma.
O tema “Produção, sistematização, transferência de conhecimento e formação” foi considerado transversal a todos os subgrupos de trabalho. Nesse sentido considerou-se integrar os participantes deste subgrupo nos restantes temas.
Ficou desde logo agendada para a segunda semana de Janeiro uma reunião de coordenadores dos diversos subgrupos para construção de um plano de acção conjunto e preparar a continuação dos trabalhos.