Em destaque
Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº50 Abril 2021
13-04-2021
A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 50, do mês de abril, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do Tema da "Inovação".
Ler maisConsulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE
08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.
Ler maisObrigado e Boas Entradas em 2021
31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
Ler maisPlano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021
18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
Ler maisWebinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica
11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ler maisConferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis
21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.
Ler maisAprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC
21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.
Ler maisAprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030
13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
Ler maisPrograma Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020
09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma, foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...
Ler maisTerra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30
11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.
Ler maisConcelho de Castro Verde classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO
O Conselho Internacional de Coordenação do Programa "O Homem e a Biosfera" ("Man and the Biosphere" - MaB) da UNESCO classificou, na sua 29ª sessão, o concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Castro Verde torna-se, assim, a 11.ª Reserva da Biosfera e a primeira a sul do rio Tejo, em Portugal, a ser inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.
A candidatura, promovida pelo Município de Castro Verde, pela Associação de Agricultores do Campo Branco e pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), foi entregue na UNESCO em setembro de 2016, após ter merecido o parecer positivo do Comité Nacional do Programa MaB e a subscrição do Estado Português.
Desta forma, a reserva da Biosfera vem reforçar não só a sustentabilidade de um território distinto no panorama regional, nacional e internacional pelo conjunto de elementos naturais e traços culturais únicos, mas também o modelo de desenvolvimento socioeconómico local que tem sabido manter a identidade e tradição sem hipotecar os valores patrimoniais (materiais e imateriais) presentes no território.
Esta classificação vem trazer novos desafios para o município, potenciando o trabalho em rede, e servirá de plataforma de consolidação do envolvimento ativo e participativo de todos os segmentos da comunidade local, para a construção de escolhas coletivas e sustentáveis.
Com efeito, o plano de ação da futura Reserva da Biosfera assenta em seis eixos:
1. Agroecossistema sustentável;
2. Soluções locais para a desertificação e o clima;
3. Natureza e cultura: desafios e oportunidades;
4. Conhecimento e transferência do saber;
5. Redes de cooperação e participação comunitária;
6. Identidade e promoção;
Castro Verde junta-se, assim, à lista das reservas portuguesas que já abrangem três regiões biogeográficas (Mediterrânica, Atlântica e Macaronésia) e diferentes tipos de ecossistemas, desde os insulares, nas Regiões da Macaronésia e no mar Atlântico, passando pelas zonas húmidas do Tejo até às zonas montanhosas e vales do Norte no continente.
Assim sendo, aumentou para 11 o número de reservas portuguesas inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, nomeadamente, Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, da Graciosa e das Flores e Fajãs de S. Jorge (Açores), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira), as reservas transfronteiriças do Gerês - Xurés, da Meseta Ibérica e do Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha) e Castro Verde.
Dossier da Candidatura “Castro Verde Reserva da Biosfera da UNESCO”.
Notícia enviada pelo Ponto Focal do Alentejo da Rede Rural Nacional.