pten
  • 2
  • 12
  • 4
  • 13
  • 15
  • 8
  • 11
  • 9
  • 11
  • 5
  • 13
  • 12
  • 3
  • 7
  • 6
  • 14
  • 1
  • 10
  • 14

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Concelho de Castro Verde classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO

castro verde reserva biosfera

O Conselho Internacional de Coordenação do Programa "O Homem e a Biosfera" ("Man and the Biosphere" - MaB) da UNESCO classificou, na sua 29ª sessão, o concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Castro Verde torna-se, assim, a 11.ª Reserva da Biosfera e a primeira a sul do rio Tejo, em Portugal, a ser inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

A candidatura, promovida pelo Município de Castro Verde, pela Associação de Agricultores do Campo Branco e pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), foi entregue na UNESCO em setembro de 2016, após ter merecido o parecer positivo do Comité Nacional do Programa MaB e a subscrição do Estado Português.

Desta forma, a reserva da Biosfera vem reforçar não só a sustentabilidade de um território distinto no panorama regional, nacional e internacional pelo conjunto de elementos naturais e traços culturais únicos, mas também o modelo de desenvolvimento socioeconómico local que tem sabido manter a identidade e tradição sem hipotecar os valores patrimoniais (materiais e imateriais) presentes no território.

Esta classificação vem trazer novos desafios para o município, potenciando o trabalho em rede, e servirá de plataforma de consolidação do envolvimento ativo e participativo de todos os segmentos da comunidade local, para a construção de escolhas coletivas e sustentáveis.

Com efeito, o plano de ação da futura Reserva da Biosfera assenta em seis eixos:

1. Agroecossistema sustentável;

2. Soluções locais para a desertificação e o clima;

3. Natureza e cultura: desafios e oportunidades;

4. Conhecimento e transferência do saber;

5. Redes de cooperação e participação comunitária;

6. Identidade e promoção;

Castro Verde junta-se, assim, à lista das reservas portuguesas que já abrangem três regiões biogeográficas (Mediterrânica, Atlântica e Macaronésia) e diferentes tipos de ecossistemas, desde os insulares, nas Regiões da Macaronésia e no mar Atlântico, passando pelas zonas húmidas do Tejo até às zonas montanhosas e vales do Norte no continente.

Assim sendo, aumentou para 11 o número de reservas portuguesas inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, nomeadamente, Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, da Graciosa e das Flores e Fajãs de S. Jorge (Açores), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira), as reservas transfronteiriças do Gerês - Xurés, da Meseta Ibérica e do Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha) e Castro Verde.

Dossier da Candidatura “Castro Verde Reserva da Biosfera da UNESCO”.

 

Notícia enviada pelo Ponto Focal do Alentejo da Rede Rural Nacional.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
8
9
13
14
15
16
17
20
23
24
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP