pten
  • 7
  • 11
  • 11
  • 6
  • 15
  • 5
  • 1
  • 4
  • 9
  • 13
  • 14
  • 2
  • 13
  • 14
  • 8
  • 12
  • 3
  • 10
  • 12

emRede - folha informativa

 

  

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

Cimeira Nacional de AgroInovação regressa com o mote “A inovação é o motor do setor” - Inscrições abertas

12-09-2022

Com organização da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), e sob o mote “A inovação é o motor do setor”, realiza-se no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, nos dias 11 e 12 de outubro, a Cimeira Nacional AgroInovação 2022, evento que se dedicará às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio.

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

PRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas

08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.

Ler mais

Disponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”

03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.

Ler mais

Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.

Ler mais

Visão de longo prazo para as zonas rurais: resultados do GT “Revitalização Rural”

VLPZRA Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) esteve envolvida na preparação da Visão de longo prazo para as zonas rurais da UE através de um Grupo Temático (2020-21). No final dos trabalhos foi realizado o evento Semana da Visão Rural (2021), onde a Rede Rural Nacional esteve presente. Dando continuidade a esse trabalho, em 2021-22, a ENRD continua a apoiar a implementação da Visão nos Estados-Membros através de dois novos Grupos Temáticos, um sobre Revitalização Rural e outro “Rural Proofing”.

O Grupo Temático “Revitalização Rural”

A ENRD implementou um Grupo Temático (GT) sobre Revitalização Rural com os seguintes objetivos:

- identificar e compreender as principais condições facilitadoras para impulsionar a revitalização rural em toda a Europa (por exemplo, governação, alinhamento de políticas, cooperação, inovação, etc.), partilhar as melhores práticas;

- explorar as necessidades e desenvolver ideias e recomendações para ajudar a moldar a futura plataforma de revitalização rural a ser desenvolvida pela Comissão Europeia.

enrd_rural_rev.jpg

Na 1.ª reunião deste GT, foram discutidos os seguintes principais fatores facilitadores para o desenho de políticas:

  • • Liderança e envolvimento político de alto nível são a chave para garantir o compromisso coordenado de todas as autoridades que planeiam e definem mecanismos de apoio para combater o despovoamento de forma holística. Intervenções para a revitalização exigem uma ação coordenada entre várias autoridades responsáveis ​​por áreas temáticas relevantes, como

fiscalidade, mobilidade, assuntos sociais, energia, agroalimentar, cultura, etc.

  • • Capacidades reforçadas de atores e autoridades locais para planear e implementar ações: As estruturas de políticas devem fornecer recursos específicos para esses territórios para facilitar os processos locais para desenvolver pensamento estratégico, para apoiar a conceção de ideias e projetos inovadores e para disseminar conhecimentos técnicos para apoiar candidaturas e oportunidades de financiamento.
  • • Estratégias Locais Integradas apoiadas em financiamentos flexíveis e de fácil acesso: A criação de espaços rurais para construir capital, projetar ações estratégicas, dar as boas-vindas aos recém-chegados, etc., é fundamental para enfrentar o despovoamento (como os Hubs, espaços de coworking, etc). É necessário apoio para facilitar e animar esses espaços e envolver comunidades e produzir estratégias integradas de desenvolvimento. O financiamento deve estar alinhado com as ações desenhadas pelas comunidades.
  • • Estruturas de governança integradas e multiníveis são essenciais para quebrar os silos entre as partes interessadas e as autoridades que trabalham em áreas relevantes para o desenvolvimento rural.

Para mais informações aceda AQUI.

 

enrd rural rev 2

Na 2.ª reunião deste GT, foi apresentado um primeiro esboço da ferramenta de apoio ao desenho e implementação de politicas de revitalização rural

Esta ferramenta visa apoiar as discussões e o diálogo das partes interessadas sobre como implementar os principais fatores facilitadores necessários para políticas e programas bem-sucedidos de revitalização rural, em particular para as áreas que sofrem de despovoamento e declínio económico. Em última análise, a ferramenta visa contribuir para a visão rural da UE 2040.

Por que usar esta ferramenta?

Esta ferramenta para políticas de revitalização rural é projetada para apoiar os formuladores de políticas e implementadores e outras partes interessadas nos níveis local, regional e nacional que desejam explorar como políticas/estratégias podem ser melhor projetadas e entregues para apoiar a revitalização rural em determinados contextos.

Como pode ser usada a ferramenta?

A ferramenta pode permitir que partes interessadas, do setor público, grupos da sociedade civil, avaliadores, etc., identifiquem características positivas da(s) política(s) e também lacunas ou áreas que poderiam melhorar o quadro político de apoio à revitalização das zonas rurais, em especial de territórios em declínio socioeconómico.

Para mais informações sobre esta ferramenta aceda AQUI.

A Visão de longo prazo para as zonas rurais

visão de longo prazo para as zonas rurais procura abordar de forma integrada os diversos temas críticos, como a agricultura, a ação climática, o emprego, a conectividade, a coesão social, a educação e a investigação, promovendo um forte debate intersectorial e um desenvolvimento inteligente e sustentável das áreas rurais. Especificamente, a visão e o plano de ação identificam quatro domínios de ação, apoiados por iniciativas emblemáticas, com os seguintes objetivos:

  • Mais fortes: centrado na capacitação das comunidades rurais, na melhoria do acesso a serviços e na dinamização da inovação social;
  • Ligadas: orientado para a melhoria da conectividade digital e de transportes;
  • Resilientes: visando a conservação dos recursos naturais e uma agricultura ecológica, para contrariar as alterações climáticas e favorecer a resiliência social, mediante a oferta de cursos de formação e de diversas oportunidades de emprego de qualidade;
  • Prósperas: pela diversificação das atividades económicas e pela melhoria do valor acrescentado da agricultura, das atividades agroalimentares e do agroturismo.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
17
18
19
20
21
22
23
24
25

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP