Em destaque
Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisBolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05
02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.
Ler maisConsulta Pública da Avaliação Ambiental Estratégica do PEPAC até 9 de março
08-02-2022

No âmbito do disposto no art.º 7.º do DL n.º 232/2007, de 15/6, alterado pelo DL n.º 58/2011, de 4/5, e do art.º 11.º do DLR n.º 30/2010/A, de 15/11, decorre de 7 de fevereiro a 9 de março de 2022 a consulta pública referente ao processo de Avaliação Ambiental Estratégica do PEPAC.
Ler maisBOLSA DE INICIATIVAS PRR – Novos prazos de candidatura nos Avisos Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021
21-01-2022

Encontram-se republicados os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.0, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que se destina a estimular o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais.
Ler maisBolsa de Iniciativas PRR: Abertura de quatro novos Avisos da Componente C05
03-01-2022

Encontram-se abertos a partir de hoje, 3 de janeiro de 2022, quatro novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.
Ler maisBOLSA DE INICIATIVAS PRR – Avisos de Abertura Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021
02-12-2021

Estão abertos os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.00, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que visa promover o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais, procurando ainda consolidar a utilização sustentável dos recursos naturais, nomeadamente do solo, da água e da biodiversidade, numa abordagem integrada do agroecossistema.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisVisão de longo prazo para as zonas rurais: resultados do GT “Revitalização Rural”
A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) esteve envolvida na preparação da Visão de longo prazo para as zonas rurais da UE através de um Grupo Temático (2020-21). No final dos trabalhos foi realizado o evento Semana da Visão Rural (2021), onde a Rede Rural Nacional esteve presente. Dando continuidade a esse trabalho, em 2021-22, a ENRD continua a apoiar a implementação da Visão nos Estados-Membros através de dois novos Grupos Temáticos, um sobre Revitalização Rural e outro “Rural Proofing”.
O Grupo Temático “Revitalização Rural”
A ENRD implementou um Grupo Temático (GT) sobre Revitalização Rural com os seguintes objetivos:
- identificar e compreender as principais condições facilitadoras para impulsionar a revitalização rural em toda a Europa (por exemplo, governação, alinhamento de políticas, cooperação, inovação, etc.), partilhar as melhores práticas;
- explorar as necessidades e desenvolver ideias e recomendações para ajudar a moldar a futura plataforma de revitalização rural a ser desenvolvida pela Comissão Europeia.
Na 1.ª reunião deste GT, foram discutidos os seguintes principais fatores facilitadores para o desenho de políticas:
- • Liderança e envolvimento político de alto nível são a chave para garantir o compromisso coordenado de todas as autoridades que planeiam e definem mecanismos de apoio para combater o despovoamento de forma holística. Intervenções para a revitalização exigem uma ação coordenada entre várias autoridades responsáveis por áreas temáticas relevantes, como
fiscalidade, mobilidade, assuntos sociais, energia, agroalimentar, cultura, etc.
- • Capacidades reforçadas de atores e autoridades locais para planear e implementar ações: As estruturas de políticas devem fornecer recursos específicos para esses territórios para facilitar os processos locais para desenvolver pensamento estratégico, para apoiar a conceção de ideias e projetos inovadores e para disseminar conhecimentos técnicos para apoiar candidaturas e oportunidades de financiamento.
- • Estratégias Locais Integradas apoiadas em financiamentos flexíveis e de fácil acesso: A criação de espaços rurais para construir capital, projetar ações estratégicas, dar as boas-vindas aos recém-chegados, etc., é fundamental para enfrentar o despovoamento (como os Hubs, espaços de coworking, etc). É necessário apoio para facilitar e animar esses espaços e envolver comunidades e produzir estratégias integradas de desenvolvimento. O financiamento deve estar alinhado com as ações desenhadas pelas comunidades.
- • Estruturas de governança integradas e multiníveis são essenciais para quebrar os silos entre as partes interessadas e as autoridades que trabalham em áreas relevantes para o desenvolvimento rural.
Para mais informações aceda AQUI.
Na 2.ª reunião deste GT, foi apresentado um primeiro esboço da ferramenta de apoio ao desenho e implementação de politicas de revitalização rural
Esta ferramenta visa apoiar as discussões e o diálogo das partes interessadas sobre como implementar os principais fatores facilitadores necessários para políticas e programas bem-sucedidos de revitalização rural, em particular para as áreas que sofrem de despovoamento e declínio económico. Em última análise, a ferramenta visa contribuir para a visão rural da UE 2040.
Por que usar esta ferramenta?
Esta ferramenta para políticas de revitalização rural é projetada para apoiar os formuladores de políticas e implementadores e outras partes interessadas nos níveis local, regional e nacional que desejam explorar como políticas/estratégias podem ser melhor projetadas e entregues para apoiar a revitalização rural em determinados contextos.
Como pode ser usada a ferramenta?
A ferramenta pode permitir que partes interessadas, do setor público, grupos da sociedade civil, avaliadores, etc., identifiquem características positivas da(s) política(s) e também lacunas ou áreas que poderiam melhorar o quadro político de apoio à revitalização das zonas rurais, em especial de territórios em declínio socioeconómico.
Para mais informações sobre esta ferramenta aceda AQUI.
A Visão de longo prazo para as zonas rurais
A visão de longo prazo para as zonas rurais procura abordar de forma integrada os diversos temas críticos, como a agricultura, a ação climática, o emprego, a conectividade, a coesão social, a educação e a investigação, promovendo um forte debate intersectorial e um desenvolvimento inteligente e sustentável das áreas rurais. Especificamente, a visão e o plano de ação identificam quatro domínios de ação, apoiados por iniciativas emblemáticas, com os seguintes objetivos:
- Mais fortes: centrado na capacitação das comunidades rurais, na melhoria do acesso a serviços e na dinamização da inovação social;
- Ligadas: orientado para a melhoria da conectividade digital e de transportes;
- Resilientes: visando a conservação dos recursos naturais e uma agricultura ecológica, para contrariar as alterações climáticas e favorecer a resiliência social, mediante a oferta de cursos de formação e de diversas oportunidades de emprego de qualidade;
- Prósperas: pela diversificação das atividades económicas e pela melhoria do valor acrescentado da agricultura, das atividades agroalimentares e do agroturismo.