Em destaque
Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisRede Europeia da PAC lança novo GT sobre Emprego de Jovens Rurais e abre manifestação de interesse
A Rede Europeia da PAC (EU CAP Network) criou um novo Grupo Temático (GT) com o tema "Emprego de Jovens Rurais: a Voz da Juventude Rural". Uma das prioridades é impulsionar os jovens rurais europeus a criar empregos rurais sustentáveis e de alta qualidade. Decorre, até 13 de fevereiro, a manifestação de interesse com vista à adesão enquanto membro do Grupo Temático.
O GT surge num momento em que as taxas de desemprego dos jovens rurais são superiores à média do desemprego geral em toda a UE, e as oportunidades de emprego rural são relativamente limitadas, com prevalência de empregos sazonais.
Apoiar o emprego dos jovens pode ajudar a revitalizar as áreas rurais, prevenir o despovoamento e fortalecer as comunidades rurais. O trabalho remoto, o coworking, a agricultura social ou as start-ups representam uma “janela de oportunidade”, principalmente para os jovens.
Este novo Grupo Temático da Rede Europeia da PAC, facilitado pelo Ponto de Contato para Implementação do CAP, terá uma abordagem holística na exploração dos mecanismos para apoiar o emprego de jovens rurais, considerando os desenvolvimentos no mercado de trabalho rural, tendências globais em andamento, mas também políticas e ferramentas, iniciativas e fundos disponíveis.
O principal objetivo do GT é explorar várias abordagens para o desenvolvimento de empregos rurais sustentáveis e de alta qualidade acessíveis aos jovens e, assim, informar as políticas relevantes. Consistirá, por isso, no envolvimento de partes interessadas de diferentes regiões da Europa, que se comprometerão a participar de duas reuniões online (9 de março e 23 de maio de 2023) e em atividades relacionadas entre as reuniões. As reuniões serão realizadas em inglês sem interpretação.
Manifeste aqui o seu interesse até 13 de fevereiro de 2023
Em caso de excesso de inscrições, os participantes serão selecionados com base nos seguintes critérios:
Necessário
- Experiência e/ou conhecimento dos desafios e oportunidades de emprego rural, particularmente no que se refere à juventude;
- Compromisso com o diálogo e disposição para compartilhar experiências sobre o tema principal do TG com seus pares;
- Capacidade de se comunicar claramente em inglês sem interpretação;
- Compromisso de participação em duas reuniões online do GT (9 de março e 23 de maio de 2023).
Desejável
- Idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, com experiência profissional relevante, quer como trabalhador por conta de outrem quer por conta própria, em qualquer sector das economias rurais (agricultura, turismo, serviços, etc.);
- Experiência no apoio ao emprego de jovens rurais e/ou envolvimento em pesquisa ou defesa neste tópico.
Observe que, ao selecionar os membros do Grupo Temático a partir das manifestações de interesse, o Ponto de Contato para Implementação do CAP levará - na medida do possível - também em consideração a necessidade de garantir um equilíbrio de participantes dos Estados-Membros da UE, setores e tópicos, gênero e experiências . Os candidatos receberão uma confirmação de participação o mais rápido possível e até o final de fevereiro de 2023, o mais tardar.
Se você tiver alguma dúvida, contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.