pten
  • 12
  • 5
  • 8
  • 2
  • 15
  • 11
  • 13
  • 14
  • 14
  • 10
  • 9
  • 4
  • 3
  • 12
  • 13
  • 11
  • 7
  • 1
  • 6

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Governo lança Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável

24-11-2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no Algarve, o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

Ler mais

PEPAC: 2ª consulta pública alargada

19-11-2021

O Ministério da Agricultura anunciou que, a partir de hoje e até ao dia 6 de dezembro, está aberta a 2.ª Consulta Pública alargada no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR regista inscrição de 51 iniciativas

12-11-2021

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, registou a receção de um total de 51 iniciativas para os Avisos N.º 02 - “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03 - “Mitigação das Alterações Climáticas”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: 10 de novembro é a data limite para inscrição de Iniciativas - Avisos Nº 02 e Nº 03/ C05-i03/2021

03-11-2021

De acordo com o ponto 2.2 “Condições de Acesso e elegibilidade dos projetos” dos Avisos N.º 02/ C05-i03/2021 – “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03/ C05-i03/2021 – “Mitigação das Alterações Climáticas”, podem beneficiar dos apoios previstos os projetos que resultem de uma iniciativa registada da Bolsa de Iniciativas até 10 dias úteis antes do termo do período de apresentação de candidaturas, ou seja, 16 de novembro de 2021. 

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

13-08-2021

Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.

Ler mais

ESAC acolhe reunião do Conselho Executivo e promove visitas técnicas

medwatericeNo âmbito da sua participação no MEDWATERICE “Utilização sustentável da água nos agroecossistemas do arroz na região mediterrânica”, nos próximos dias 7 e 8 de setembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe a reunião do Conselho Executivo (Executive Board) deste consórcio e promove visitas técnicas aos campos experimentais portugueses do Baixo Mondego e Vale do Lis.

O programa inicia-se com uma reunião para preparação da apresentação a ser feita à entidade avaliadora externa e às agências de financiamento de cada um dos países envolvidos no projeto. Segue-se uma breve apresentação do esboço de vídeo promocional do projeto e sua apreciação pelos membros.

Para o período da tarde do 1.º dia está agendada a visita aos campos experimentais do projeto situados no Baixo Mondego: Talhão experimental na ESAC (Coimbra), Campo Experimental do Bico-da-Barca da DRAPC – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (Montemor-o-Velho) e Quinta do Canal, da ABOFHBM – Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego (Figueira da Foz), nos quais estão a ser levadas a cabo experiências de poupança de água na rega de arroz. Está ainda prevista uma visita à sede da ABOFHBM, em Quinhendros, Montemor-o-Velho.

Para a manhã de 8 de setembro está planeada uma apresentação à distância de Stefano Corsi - Economista Agrário da Università degli Studi di Milano (Itália), na qual falará sobre a metodologia aplicada e os resultados alcançados nas entrevistas realizadas aos produtores de arroz da região de Lomellina, Itália, com o objetivo de perceber a sua recetividade para a introdução da técnica de alagamento intermitente (AWD, Alternate Wetting and Drying flooding), seguida de discussão. Posteriormente, haverá lugar para uma reflexão sobre os resultados obtidos através das diferentes experiências feitas nos estudos de caso portugueses - Baixo Mondego e Vale do Lis - e será ainda efetuada uma atualização das atividades desenvolvidas e metodologias utilizadas.

O programa termina com a visita à Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, em Monte Real, seguida aos campos experimentais da Quinta de Nuno Henrique Guilherme (Monte Real) – experiência de AWD, e à Quinta Delfim Eugénio (Leiria) – experiência de rega por gotejamento do arroz.

Recorde-se que o projeto MEDWATERICE faz parte da iniciativa PRIMA (http://prima-med.org/) – Parceria para a Investigação e Inovação na Área Mediterrânica – um instrumento da União Europeia para promover a colaboração entre os países euro-mediterrânicos no reforço da investigação e inovação e inclui-se na secção 2 – multi-topic 2018; ponto 1.1.3: tecnologias e práticas de rega. Teve início a 1 de abril de 2019, a sua duração prevista é de 3 anos e envolve na ESAC doze investigadores, com atividade experimental nos aproveitamentos hidroagrícolas do Baixo Mondego e do Vale do Lis. Ao todo, o consórcio MEDWATERICE inclui onze entidades de seis países da área do Mediterrâneo (Itália, Espanha, Portugal, Egito, Turquia e Israel), entre universidades, centros de investigação e empresas privadas, sob liderança transnacional da Università degli Studi di Milano, Itália. O IPC, através da ESAC, lidera uma componente portuguesa, coordena a Work Package 6 “Stakeholders involvement and dissemination of results” e integra o Executive Board. O painel das entidades colaboradoras portuguesas é constituído pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, empresas agrícolas Pinto da Costa Sociedade Agrícola Lda. (Maiorca), Nuno Henrique Guilherme (Monte Real) e COTArroz (Salvaterra de Magos), empresa tecnológica Agrozapp, empresa de produtos agrícolas Lusosem S.A., Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, empresa Águas do Centro Litoral S.A. e Administração da Região Hidrográfica do Centro (APA, ARH-Centro).

Toda a informação e resultados do projeto podem ser consultados em https://www.medwaterice.org/.

Informação enviada pela ESAC, membro da Rede Rural Nacional.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP