Em destaque
Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisDia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência: a Ciência nas mãos delas
Mais de metade da ciência produzida no Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) sai de mãos femininas, uma vez que 56% do universo de investigadores e bolseiros pertencem a este género. Nesta sexta-feira, dia 11, as investigadoras do CITAB associam-se às comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, este ano dedicado ao tema “Equidade, Diversidade e Inclusão: A Água une-nos”.
A timoneira desta Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) é, também ela, uma mulher. Ana Novo Barros foi eleita diretora do CITAB em 2017 e tem, desde essa data, testemunhado que o género não é um critério decisivo quando se procura a excelência na Ciência.
“São os princípios, a autonomia, as áreas de competência e os valores defendidos e transmitidos pelas mulheres na Ciência que nos conduzem à igualdade de género e acabam por confluir no exercício da cidadania atual”, explica a diretora.
O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, como forma de alertar para a desigualdade de género que penaliza as oportunidades e as carreiras das mulheres nos domínios da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Esta diferenciação por género não se verifica no CITAB e exemplo disso é a realidade que se vive no Laboratório de Ecotoxicologia. “Neste laboratório, onde monitorizamos ecossistemas aquáticos, trabalham atualmente quatro mulheres e três homens. Como a água, também nós diluímos qualquer questão de falta de igualdade. Mais importante é a dedicação e o empenho que cada investigadora e investigador põem no seu trabalho, a cada dia”, garante Sandra Monteiro, vice-diretora do CITAB e responsável por um dos 14 laboratórios desta Unidade de I&D.
Em Portugal, dados da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, referentes a 2020, revelam que dos 104 681 investigadores existentes em Portugal, 42,4% são mulheres. Apesar destes valores, as mulheres estão em maioria nas áreas das ciências naturais, médicas, sociais, agrárias e veterinárias e também nas humanidades e artes, ficando atrás nas ciências exatas e nas engenharias e tecnologias.
Composto atualmente por 324 investigadores e bolseiros, o CITAB tem em curso 72 projetos nacionais e internacionais, sendo 19 deles coordenados por investigadoras. As duas linhas temáticas do CITAB dividem-se em quatro tarefas: Monitorização integrada dos impactos climáticos e ambientais; Sustentabilidade nos ecossistemas agroalimentares e florestais; Inovação das tecnologias e processos e Valorização de bio-produtos e co-produtos. Quer nas linhas temáticas, quer nas tarefas, a divisão de responsabilidades faz-se de forma equitativa entre homens e mulheres a liderar.
O CITAB é um dos seis centros de investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) obteve um financiamento de 1.865.500€ para o período de 2020-2023 e recebeu a classificação de “Muito Bom”.
Informação enviada pela UTAD, membro da Rede Rural Nacional