facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Folha Informativa nº 77 Fev 2018 - TRABALHO EM REDE NA U.E.

FINANCIAMENTO DESTINADO À PROMOÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DA EU

F12

A Comissão Europeia lançou Avisos para candidaturas de projetos sobre a promoção de produtos da exploração agrícola direcionados para o mercado interno e externo.

Um total de 169 milhões € está disponível para co-financiar programas que vão desde campanhas gerais sobre alimentação saudável até setores de mercado específicos.

O prazo para a apresentação de propostas termina em 12 de abril de 2018.

MICROCRÉDITO PARA A EUROPA RURAL

F13

A Rede Europeia de Microcrédito (EMN) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do microcrédito destinado ao desenvolvimento rural de base local na União Europeia.

A publicação aborda o ambiente empresarial rural na Europa e explora bons exemplos de microcrédito rural (empréstimos geralmente até € 25 000). Descubra mais estudos de caso sobre o assunto aqui.

CONSULTA PÚBLICA SOBRE MEDIDAS PARA TRAVAR DECLÍNIO DE POLINIZADORES

F14

A consulta pública é dirigida a cientistas, agricultores, empresas, organizações ambientalistas, autoridades públicas e cidadãos, que, dessa forma, têm oportunidade de darem contributos sobre esta temática.

A consulta pública está aberta até 5 de abril de 2018.

ESTUDOS DE CASO EM “ALDEIAS INTELIGENTES”

F15

O ponto de contato da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural desenvolveu quatro estudos de caso, explorando estratégias e abordagens inovadoras para impulsionar os serviços rurais através da inovação digital e social, incluindo:

  • Digitalizar o fornecimento de bens, comunicação, mobilidade e governo eletrônico nas "Aldeias Digitais" - Alemanha;
  • Incentivar as atividades conjuntas rurais-urbanas em torno da saúde, energia, educação e cultura através de "Contratos de Reciprocidade" - França;
  • Avaliar oportunidades digitais no estudo 'Smart Countryside' para melhor adaptar o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural - Finlândia
  •  Articular o financiamento europeu e nacional para apoiar estratégias de desenvolvimento local e inovação de serviços através de uma "Estratégia para Áreas Interiores" – Itália

Saber mais

PROJETO AGRILINK, UM NOVO PROJETO HORIZON 2020

F16

Multiplicando novos serviços de acompanhamento em matéria de agri-innovation

Entre 2017 e 2021 o projeto pretende melhorar a compreensão do papel desempenhado pelos consultores agrícolas no fortalecimento dos fluxos de conhecimento, na melhoria da aprendizagem e na inovação em vários tipos de exploração agrícola.
O projeto desenvolverá estudos de caso que exploram a base da tomada de decisões dos agricultores europeus quanto à adoção de diferentes tipos de inovação, além de criar e testar novos serviços de suporte.

Saber mais

I SIMPÓSIO IBÉRICO DE ENGENHARIA HORTÍCOLA

F17

Dedicado à “Utilização de Drones e Satélites na Agricultura”, o evento é organizado pela Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Horticultura.

Saber mais.

SALON INTERNATIONAL DE L'AGRICULTURE

F18

24/02 a 04/03, Paris Expo, Porte de Versailles, Paris

Assumindo-se como Interface entre o consumidor, a política, os media e o agricultor, a maior exposição agrícola europeia vai mostrar o mundo agrícola focado no tema: "Agricultura, uma aventura coletiva!"

Saber mais.

 

Aceder aos artigos:

FEV 1

 

FEV 77destaque

FEV 77atv rrn

FEV 77desev rural

FEV 77 trab UE

FEV 77 bocas

FEV 77 opiniao