Em destaque
Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal
19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.
Ler maisDGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.
Ler maisPRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas
08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.
Ler maisDisponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”
03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisGrupo de Trabalho sobre a futura orientação do FOREST EUROPE
Os proprietários florestais europeus, os gestores e as indústrias florestais publicaram uma declaração conjunta que descreve os elementos-chave a incluir na revisão do processo FOREST EUROPE para garantir a Gestão Florestal Sustentável (SFM) na primeira reunião do grupo de trabalho sobre a futura orientação do FOREST EUROPE em Bratislava.
Os signatários da declaração conjunta reconhecem a importância do processo FOREST EUROPE para o desenvolvimento e implementação do SFM nas florestas europeias. Na década de 1990, os Ministros Europeus das Florestas reuniram-se para partilhar as suas preocupações sobre a saúde das florestas europeias e procurar soluções para a sua melhoria.
Desde então, o FOREST EUROPE tem ajudado a assegurar que existem sistemas de monitorização florestal em bom funcionamento, programas de investigação, bancos de genes e sistemas avançados de prevenção de incêndios florestais.
No entanto, é importante rever o processo FOREST EUROPE para garantir que os desafios de hoje no sector florestal e florestal, que são mais complexos e exigentes do que nunca, possam ser cumpridos.
Por conseguinte, os proprietários florestais, gestores e indústrias europeus saúdam a criação do grupo de trabalho sobre a futura orientação do FOREST EUROPE. Os signatários da declaração conjunta acreditam que o FOREST EUROPE precisa ser capaz de responder a desafios e oportunidades atuais e emergentes, como as mudanças climáticas, a economia biológica e circular, o abastecimento sustentável de bioenergia, bem como o capital verde e a comercialização de serviços de ecossistemas.
Um dos maiores méritos da FOREST EUROPE, que envolve 46 governos europeus, a Comissão Europeia, bem como numerosas partes interessadas no sector florestal e outras organizações internacionais, é que permite que as partes interessadas tenham um diálogo aberto e construtivo.
Os proprietários, gestores e indústrias florestais europeus participarão activamente no processo de revisão e contribuirão para a elaboração de um relatório até ao final de 2017 para assegurar que o FOREST EUROPE seja mais forte e mais eficaz no futuro.