Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº60 Dezembro 2022

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº60
Dezembro 2022
Caro(a) Visitante,
PEPACnacional

Decorreu no passado dia 29 de novembro, em Vila Nova de Gaia, a apresentação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Aprovado formalmente pela Comissão Europeia a 31 de agosto de 2022, o PEPAC tem como objetivo uma gestão ativa de todo o território baseada numa produção agrícola e florestal inovadora e sustentável, garantindo maior equidade na distribuição dos apoios e valorizar a pequena e média agricultura, acautelando as especificidades regionais. O PEPAC é um programa de investimentos no valor de 6713 milhões de euros que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023 e se prolongará até 2027, constituindo um instrumento essencial para a promoção do investimento e do rejuvenescimento do setor agrícola, contribuindo para a transição climática e digital. Mais informação aqui.  

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
VitisidriAFUVOPA promove seminário no âmbito do GO VitisHidri

A AFUVOPA - Associação de Fruticultores e Viticultores do Planalto de Ansiães, está a organizar o seminário do grupo operacional (GO) VitisHidri – Estratégia para gestão do stress hídrico da vinha no Douro Superior, que irá decorrer no próximo dia 14 de dezembro, em Carrazeda de Ansiães. A entrada é livre mediante inscrição. Consulte o cartaz (pdf) , saiba mais sobre o projeto aqui

Disponíveis resultados e conclusões do GO ConVIGNAGO thumb 102 78 1

Estão disponíveis, na página do projeto, os resultados finais e as principais conclusões do GO ConVIGNA. O projeto teve como objetivo criar uma metodologia de consociação de milho com feijão-frade adaptada a diferentes regiões de Portugal, num contexto de alterações climáticas e promover o uso de práticas agrícolas sustentáveis e a eficiência dos recursos naturais em Modo de Produção Biológico (MPB). Aceda aqui à página do projeto
nutriolea webSessão de divulgação de resultados do GO Nutriolea em Elvas

O INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária está a promover para o próximo dia 16 de dezembro, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas (INIAV), em Elvas, a Sessão final de divulgação dos resultados do Grupo Operacional Nutriolea - Nutrição e fertilização do olival superintensivo. Aceda aqui ao Programa.

 
hortinf goDisponíveis os principais resultados do GO Hortinf

Foram atualizados na página do projeto os principais resultados alcançados pelo Grupo Operacional Hortinf, iniciativa liderada pelo COTHN - Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional que procurou identificar flora com caráter infestante ou parasita na cultura de produtos hortícolas, raízes e tubérculos, estudar o seu impacto e desenvolver e aplicar tecnologias que permitissem o seu controlo, de modo a reduzir o impacto negativo na produtividade e qualidade dos produtos obtidos e na rendibilidade económica das culturas hortoindustriais. Encontre os resultados na página do projeto.

 
FruitFly protect 9 1Disponíveis resultados e conclusões do Grupo Operacional "FruitFlyProtec"

Estão disponíveis os resultados finais e as principais conclusões do Grupo Operacional "FruitFlyProtec - Melhorar o combate a moscas da fruta por monitorização e avaliação de eficácia de meios de proteção alternativos para Ceratitis capitata e Drospohila suzukii e avaliação do risco de introdução e distribuição potencial para Bactrocera dors". Encontre a informação atualziada na página do projeto.

 
thumb 102 105 1Disponíveis resultados e conclusões do Grupo Operacional PrunusFito

O Grupo Operacional PrunusFito surgiu pela necessidade de conhecer melhor as dinâmicas populacionais de alguns dos inimigos mais relevantes em pessegueiro e cerejeira na Beira Interior, estabelecendo-se como prioritários o cancro, a mosca do mediterrâneo, a cigarrinha verde e ratos em pessegueiros, e a mosca de asa manchada em cerejeira. As atividades levadas a cabo nesta operação foram fundamentais para um melhor conhecimento dos inimigos acompanhados, na região da Beira Interior, que por sua vez permitirá a definição de melhores estratégias de proteção. O COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola, publicou recentemente o livro intitulado "PrunusFITO – Proteção fitossanitária nas culturas de cerejeira e pessegueiro" com os resultados finais do projeto. O Livro está disponível para consulta, no Centro de Recursos da RRN. Encontre a informação atualziada na página do projeto.

 
video TecoliveGO TECOLIVE - Apresentação de novo vídeo 

O GO TECOlive "Técnicas e tecnologia para valorização de subprodutos em olivicultura" tem como objetivo definir uma técnica de produção em olival que permita a sustentabilidade económica do sector minimizando o impacte ambiental. Neste vídeo poderá observar-se o modo de funcionamento do semi-reboque distribuidor (desenvolvido pela empresa Herculano- Alfaias Agrícolas, S.A.) e respetiva distribuição localizada do composto maturado num olival. O GO TECOlive é liderado pela Universidade de Évora em parceria com a Associação dos Olivicultores da Região de Elvas, Herculano - Alfaias Agricolas SA, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. e Torre das Figueiras - Sociedade Agricola, Lda. Saiba mais informação sobre o projeto e assista ao vídeo aqui.

 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
TomAC thumb 194 941 IMG PRR
Projeto TomAC- Produção Sustentável de Tomate para Indústria
Projeto Divulgar Bio - Resultados e Conclusões
Apresentação dos Projetos Agro + Eficiente no âmbito do PRR
O atual sistema de produção de tomate para indústria é praticado em regime de monocultura e com mobilização intensa do solo, originando problemas ao nível da qualidade do solo e da gestão de infestantes, pragas e doenças. O objetivo do ‘TomAC’ é identificar e testar boas práticas agrícolas que promovam a melhoria da estrutura e da fertilidade do solo e que otimizem o desempenho agronómico, económico e ambiental da cultura do tomate para indústria. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Syngenta.
Estão disponíveis, na página do projeto, os resultados finais e as principais conclusões do projeto Divulgar Bio. O projeto teve como objetivo desenvolver um plano de comunicação que contribuísse para o aumento do número de agricultores a produzir em modo de produção biológico e, consequentemente, para a redução da dependência externa do país no setor das frutas e hortícolas biológicas. O plano assentou essencialmente na criação de manuais facilitadores do processo de conversão das explorações hortofrutícolas para Agricultura Biológica (AB).
Foram publicamente apresentados os projetos Agro + Eficiente, aprovados no âmbito do PRR/Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agro – Indústria (Projetos I&D+I – Adaptação às Alterações climáticas). Constituem estudos de referência para o Algarve, que incluem as principais espécies e modos de produção agrícola da Região, numa perspetiva integradora da racionalização do consumo de água, preservação dos ecossistemas, incremento da fertilidade do solo e utilização de recursos genéticos endógenos.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
chile 1 logo Logo Grazing4Agroecology 4c
Projeto INSÍGNIA-UE - monitorização da poluição  Projeto IPMWORKS - redes de demonstração 
Projeto Grazing4Agroecology - pastoreio
O projeto colaborativo, liderado por cientistas de onze organizações de dez países europeus, visa conceber e testar um protocolo inovador, não invasivo e cientificamente comprovado de monitorização ambiental de ciência cidadã utilizando colónias de abelhas para a detecção de pesticidas, microplásticos, metais pesados, e poluentes atmosféricos. O projeto de dois anos teve inicio em dezembro de 2021 e tem como objectivo apresentar um estudo abrangente pan-europeu de monitorização da poluição ambiental com abelhas, dando continuidade ao projecto INSIGNIA-bee. O Instituto Politécnico de Bragança é a organização nacional que faz parte da parceria.   IIPMworks é um projeto financiado pelo H2020 que reúne 31 parceiros de 16 países europeus, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França (INRAE). O objetivo é construir uma rede, a nível da UE, para demonstrar e promover a adoção de estratégias rentáveis de proteção integrada, através da troca de conhecimento e de experiência entre agricultores. Em Portugal, a CONSULAI vai criar, no âmbito do projeto, duas redes de demonstração, na área da vinha e da horticultura. O projeto teve inicio em 2021 e tem a duração de 4 anos. Foram já instalados 21 centros em 14 paises.
  Projeto financiado pela UE para apoiar os agricultores na implementação de sistemas baseados no pastoreio, como uma prática para o ambiente, animais e sociedade, a fim de produzir alimentos mais saudáveis e com menor impacto nos recursos naturais. Coordenado pelo Grünlandzentrum, Alemanha, o projeto G4AE terá uma duração de 3 anos e meio (Setembro 2022 – Fevereiro 2026). O consórcio inclui 18 parceiros de oito estados-membros da UE (Alemanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Roménia e Suécia) para representar diferentes condições pedoclimáticas na Europa e uma vasta gama de práticas de pastoreio.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

15 Dezembro 2022
Sessão de Debate sobre Agricultura biológica e outros modos de produção sustentável

16 Dezembro 2022
Webinar: VINEAS, um ano. MEDCLIV, três anos. Qual o impacto?

19 Dezembro 2022
2º Workshop Monitor2030: Inovar para Monitorizar e Avaliar o Impacto 2030

20  Dezembro 2022
Ação de divulgação DRAPCentro - As Zonas Vulneráveis e o seu impactp na produção agro-pecuária

Internacionais

17 - 18 Janeiro 2023
Evento EU CAP Network Brokerage ‘Get involved in Horizon Europe advisory networks’

18 Janeiro 2023
Workshop Europeu de Inovação Florestal

24 - 25 Janeiro  2023
EU CAP Network Focus Group: Recuperação de terras agrícolas abandonadas

31 Jan - 01 Fev 2023
Co-creating rural futures

         
       
 pdr2020 logo        Prorural2      Proderam2020       logo        feader       EIP logo
  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing