Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº61 Fevereiro 2023

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº61
Fevereiro 2023
Caro(a) Visitante,
Concursofotografia fi

Rede Rural Nacional Lança Concurso de Fotografia 

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais FacebookTwitterInstagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. Saiba mais informação sobre esta iniciativa da RRN aqui.

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
thumb 102 189Divulgado Manual Técnico "Proteção Fitossanitária para a Produção Sustentável da Maçã - Fito-Maçã"

A Associação de Fruticultores do Concelho De Armamar publicou o Manual Técnico elaborado no âmbito do projeto do grupo operacional  Fito-Maçã. A iniciativa teve como objetivo a identificação e monitorização das principais pragas e doenças bem como dos auxiliares presentes e aferição do nível económico de ataque para as principais doenças e pragas da macieira, na região, visando reduzir o número de aplicações de produtos fitofarmacêuticos e privilegiar as práticas e métodos de prevenção alternativos mantendo elevados padrões de qualidade, boas características organoléticas, boa conservação e baixos níveis de resíduos de produtos fitofarmacêuticos nos frutos e preservação e fomento da fauna auxiliar. Consulte o Manual (pdf) aqui.

Ação final de divulgação GO SERPAFLORA - Conclusões do eventoLogo Serpaflora PNG

O evento final de divulgação do grupo operacional Serpaflora, sob o tema “Valorização da flora autóctone do queijo serpa”, decorreu no dia 30 de setembro de 2022, com uma afluência de quase meia centena de participantes. O evento foi importante como ferramenta de divulgação final de resultados, reflexão sobre o potencial da utilização de inóculos autóctones tendo em consideração os resultados obtidos, e perspetivas futuras no que respeita à introdução desta prática como estratégia de inovação ao nível deste setor. Conclusões do evento (pdf) Ação de divulgação (youTube).
 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
COTArooz AgroB e INIAV Voz do Campo Logo DGADR C
Grupo Focal COTArroz-CC 2023
Curso inovador de fitossanidade agrícola
DGADR cria Centro de Investigação
O COTArroz – CC, que tem como missão a promoção do desenvolvimento da fileira orizícola através da investigação aplicada, da melhoria do nível de conhecimentos no sector, do aprofundamento de parcerias e da dignificação e qualificação dos agentes e produtos, realizou no passado dia 11 de janeiro, em Salvaterra de Magos, o Grupo Focal 2023. A primeira parte da dinâmica, que se focava na apresentação das linhas mais avançadas do Programa de Melhoramento dos tipos carolino, médio e agulha, foi levada a cabo pela equipa do Programa do INIAV e do COTArroz. Todos os participantes tiveram acesso à informação dos principais parâmetros produtivos e industriais das 22 linhas que estão na linha da frente do Programa de Melhoramento Genético do arroz.
A AgroB Business School, Escola Profissional de Negócios do Grupo Espaço Visual, vai lançar um curso de Fitossanidade Agrícola, que tem como desígnio capacitar os profissionais agrícolas para a necessidade de uma utilização de produtos de base biotecnológica e para uma gestão de solos mais sustentável. Este curso, uma parceria inovadora entre o INIAV (Ministério da Agricultura) e a AgroB Business School, irá contar com a participação de Investigadores e Técnicos Superiores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) com experiência relevante em projetos, desenvolvimento e investigação na área da fitossanidade e inovação agrícola. O período de candidaturas decorre até 24 de julho de 2023
A DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações. O Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub dedicar-se-á à produção e partilha de conhecimento nas mais diversas áreas, tais como a agricultura de precisão, a utilização de ferramentas de gestão de dados, as novas soluções de mecanização agrícola, os modelos inovadores e a realidade aumentada e virtual.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
ATTRACTISS logo image biorural logo margin OBSERVATORIO RURAL EUROPEO
Projeto ATTRACTISS – AcTivate and TRigger ACTors Projeto Europeu "BioRural"
Comissão Europeia lança Observatório Rural
O projeto ATTRACTISS, financiado pelo programa Horizonte Europa, tem como objetivo melhorar e incorporar competências, abordagens, instrumentos e modelos de governação do Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS) dos Estados-Membros (EM). Em particular, pretende impulsionar os Serviços de Apoio à Inovação (SAIs), enquanto parte integral do AKIS, capacitando Associações Agrícolas e Silvícolas, Consultoras, Empresas do setor privado, Prestadores de Serviço, Direções Nacionais e Regionais e entidades de Investigação e Educação. Liderado pela Wirtschaftsagentur Burgenland GmbH (WAB), teve inicio em outubro de 2022 e duração prevista de 6 anos. O consórcio é constituido por 17 parceiros de 13 países europeus, entre os quais a CONSULAI, representante de Portugal.   O BioRural, projeto financiado pela UE , tem como objetivo criar uma Rede Europeia de Bioeconomia Rural para promover soluções de base biológica, de pequena escala, em áreas rurais e aumentar a participação da Bioeconomia. Bioeconomia significa usar recursos biológicos renováveis, como colheitas, florestas, peixes, animais e microrganismos para produzir alimentos, materiais e energia, e uma bioeconomia próspera é a chave para criar uma economia circular europeia. Coordenado pelo Centro para a Investigação e Tecnologia (CERTH/Grécia), terá uma duração de três anos e um orçamento de três milhões de euros. O projeto envolve cerca de duas dezenas de parceiros de 14 países diferentes: Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, França, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Países Baixos, Polónia, Portugal e Roménia.
  O novo Observatório Rural fornece aos utilizadores uma grande quantidade de informação num único clique numa determinada zona “rural”, bem como em zonas classificadas como “urbanas” ou “intermédias” nos países da União Europeia (UE). Por exemplo, densidade populacional, distância média dos estabelecimentos de saúde ou velocidade de banda larga em qualquer zona rural, município ou região da União Europeia, são algumas das informações disponibilizadas. Em suma, o Observatório Rural visa melhorar a recolha e divulgação de dados relativos às zonas rurais da UE . Esses dados servirão ​​para desenvolver políticas rurais e avaliar seu impacto em vários dominios políticos (rural proofing) e para monitorizar o progresso do Plano de Ação Rural da UE e do Pacto Rural. A plataforma será regularmente actualizada com novos indicadores e dados.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

15 -16 Fevereiro 2023
XIV Congresso Nacional do Milho

17 Fevereiro 2023
Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo"

15, 23 Fevereiro e 7 Março 2023
Workshops temáticos para construção da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) 2021-2027

3 - 4 Março 2023
14ª Edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora

Internacionais

14 Fevereiro 2023
Rede para inovar: Energia Renovável

18 Janeiro 2023
Circular agronomics: final conference

21 Fevereiro 2023
EU-FarmBook Platform Day

         
       
 pdr2020 logo        Prorural2      Proderam2020       logo        feader       EIP logo
  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing