Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº62 Abril 2023

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº62
Abril 2023
Caro(a) Visitante,
saaf formacao

Formação de competências na área temática "Tecnologias digitais” dirigida aos técnicos dos SAAF

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com o Centro Nacional de Competências InovTechAgro, organiza uma ação de formação na área temática das Tecnologias Digitais, com o tema da "Introdução à Agricultura de Precisão". A formação é realizada na modalidade e-learning nos dias 8, 9 e 10 de maio, das 17h00 às 19h00, com a duração de 6 horas. Saiba mais informação sobre esta iniciativa aqui.

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
logo iCheeseDivulgado Manual de Boas Práticas do GO "iCheese - Cynara Innovation for best Cheese"

A Universidade Católica Portuguesa publicou o Manual Técnico elaborado no âmbito do projeto do grupo operacional  iCheese - Cynara Innovation for best Cheese. A iniciativa teve como objetivo a inovação de produtos e processos visando a valorização do sector dos Queijos que usam flor de cardo como coagulante, garantindo o fornecimento seguro e sustentável, contribuindo para a promoção da competitividade de PMEs do sector dos lacticínios. Consulte o Manual (pdf) aqui.

banners arroz em selenioDisponíveis os principais resultados e publicações do GO "Fortificação de arroz em selénio"

Encontra-se disponivel no site Inovação para a Agricultura os resultados do projeto do grupo operacional "Fortificação de arroz em selénio", desenvolvido sob coordenação do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa teve como propósito estudar as implicações técnicas e nutricionais inerentes à produção de arroz biofortificado em selénio, para produção de farinha para produtos “Baby Food”, e que corresponde às necessidades de competitividade da cadeia agroindustrial orizícola nacional, e às potencialidades para a exportação para mercados transnacionais.

 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
Guia BoasPráticas icon2nivelnormasprocedimentos GreenlightPlus
Guia de boas práticas para gestão de infestantes
Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
Projeto GreenlightPlus – Política Agrícola Comum (PAC)
O guia apresenta uma caracterização do sistema produtivo e práticas culturais adotadas nas culturas hortoindustriais no Vale do Tejo e das espécies que na atualidade têm o estatuto de infestantes, indicando um conjunto diverso de medidas cuja integração conduz à gestão sustentável dessas espécies e das culturas da região. Este documento foi publicado pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofruticola no âmbito do Grupo Operacional HortInf, constituido por entidades públicas e privadas ligadas à produção, à atividade académica e à Investigação.
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Cofinanciado pela Comissão Europeia o projeto "GreenlightPlus – Política Agrícola Comum: Apoiando a Agricultura e Desenvolvimento Rural em Portugal", coordenado pela equipa INOVA+ , visa contribuir para informar e esclarecer sobre o papel da PAC, encorajando diferentes grupos-alvo a conhecerem mais sobre a PAC e sobre os seus benefícios a diferentes níveis, incluindo económico, social e ambiental, reforçar a inovação, competitividade, e renovação geracional do setor. 
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
Ruralization Desira CAP
Projeto Europeu "Ruralization" Relatório da 3ª reunião do Fórum de Digitalização Rural 
Reunião da Assembleia da rede Europeia CAP
O projeto Ruralization é uma iniciativa financiada pela União Europeia que tem como objetivo fomentar a inovação e a digitalização em áreas rurais. O seu principal objetivo é aumentar a competitividade e a sustentabilidade das comunidades rurais através da adoção de tecnologias digitais e inovações. Este projeto é liderado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, e envolve várias organizações de pesquisa e empresas em toda a Europa. São realizadas pesquisas, testes e experimentação em diversas áreas, como agricultura, turismo rural, serviços públicos e serviços de saúde.   Está disponível o relatório da 3ª reunião do Fórum de Digitalização Rural (RDF), com os destaques das sessões plenárias e as discussões significativas sobre as recomendações de políticas para a digitalização rural sustentável e inclusiva. Os principais insights sobre o papel da digitalização nos Planos Estratégicos da CAP e no Índice Digital Rural também foram apresentados. O Fórum de Digitalização Rural (RDF) é uma iniciativa global que tem como objetivo promover a adoção de tecnologias digitais no setor rural. O objetivo do encontro foi discutir os resultados preliminares do projeto DESIRA e como eles podem ser utilizados para promover a digitalização rural.
  A importância do trabalho em rede, as actualizações sobre as actividades de networking e as prioridades da Rede Europeia da PAC foram temas da 1ª reunião da Assembleia da Rede Europeia da PAC. A Assembleia é composta por representantes de diversas entidades dos Estados-Membros, entre as elas, redes nacionais da PAC, serviços de apoio à inovação relacionados com os projetos dos grupos operacionais da PEI e  institutos de investigação que realizem atividades de inovação relacionadas com os projetos de grupos operacionais da PEI. Foi criada para dar orientação estratégica às actividades de ligação em rede no âmbito da PAC durante o período de programação 2023-2027.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

12 Abril 2023
Webinário: Os Jovens e os Novos Desafios da Alimentação

13 Abril 2023
Workshop: Água: Gestão eficiente em agricultura e inovação na obtenção de origens sustentáveis

12 - 13 Abril 2023
X Congresso Nacional de Suinicultura

21 de abril de 2023
Workshop Regional "Missão Solo do Horizonte Europa: implementação de Laboratórios Vivos em Portugal

27 Abril - 1 AMaio 2023
39ª Ovibeja “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura”

Internacionais

17 - 20 Abril 2023
5ª Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens

18 Abril 2023
Webinar: Melhores Políticas para Mulheres nos Sistemas Alimentares

21 Abril 2023
Workshop: Proteção inovadora de culturas arvenses - uso de pesticidas de forma sustentável

25 -26 Abril 2023
Webinar: Agricultura Regenerativa - Oportunidades e Desafios

         
       
 pdr2020 logo        Prorural2      Proderam2020       logo        feader       EIP logo
  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing