Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº63 Junho2023

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº63
Junho 2023
Caro(a) Visitante,
solo

Rede Rural Nacional promove rede de explorações de demonstração

A Rede Rural Nacional, com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação, definiu os procedimentos para o estabelecimento da Rede-AGRI-DEM_SOLO, uma rede de explorações de demonstração para a adoção de inovação e boas práticas na melhoria da saúde do solo no setor agrícola e florestal, através do intercâmbio de conhecimentos e aprendizagem entre pares e com os atores de inovação. Pretende-se promover demonstrações em contexto real, em explorações agrícolas, agroflorestais e florestais sustentáveis em termos económicos e ambientais que com o apoio de especialistas, técnicos e investigadores, podem ser também espaços de cocriação, adoção de inovação, resolução de problemas, sensibilização e fortalecimento de colaborações.
Neste contexto, no próximo dia 22-06-2023, irá ter lugar a primeira ação de demonstração da Rede-AGRI-DEM_SOLO na Quinta da Covela, em Baião, organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Trata-se de uma exploração vitícola em modo de produção biológica, onde serão apresentados os fundamentos da viticultura regenerativa e demonstradas práticas de preservação e regeneração do solo, com efeitos no seu microbioma e biodiversidade, na prevenção da lixiviação e na nutrição. O uso de bioestimulantes, maquinaria e a monitorização da saúde do solo terão destaque na experiência prática. Brevemente será disponibilizada mais informação na página da RRN.

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
campyfreeDisponíveis os principais resultados e publicações do GO Campyfree

Encontra-se disponivel no site Inovação para a Agricultura os resultados do projeto do grupo operacional "Campyfree: Estratégias de controlo de Campylobacter em carne de aves e produtos cárneos derivados", desenvolvido sob coordenação da Faculdade de Medicina Veterenária. A iniciativa teve como propósito o controlo efetivo e redução da prevalência de Campylobacter nos frangos de forma a beneficiar a saúde do consumidor.

espumabioDisponivel Relatório Final de Execução GO EspumaBio

Encontra-se disponivel no site Inovação para a Agricultura o Relatório Final de Execução do projeto do grupo operacional EspumaBio, desenvolvido sob coordenação do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Medicina Veterenária. A iniciativa visou o incremento da produção, economicamente viável, de Vinhos Espumantes Biológicos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade, com o intuito da resolução do problema da concentração em excesso de SO2 nos vinhos, para os consumidores, pela experimentação da produção de Espumante Biológico com adição de mosto fresco, ou com mosto amuado pelo frio para obter menos de 50% da dose autorizada.

 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
M V Forum Agricultura SFCOLAB oak trees
Manual Técnico "Preservar a qualidade na Carne Arouquesa"
V Fórum Agricultura 4.0
Projeto "Organic Oak"
Este documento foi publicado no âmbito do Grupo Operacional Preservar a qualidade na Carne Arouquesa, constituido por uma parceria de 7 entidades ligadas ao setor, pretende ser uma ferramenta importante para continuar o trabalho de preservar a qualidade da carne e melhorar a sustentabilidade do sistema de produção da Raça Arouquesa. A Carne Arouquesa-DOP é uma Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1994 e no cumprimento do seu caderno de especificações uma garantia de qualidade e confiança para o consumidor. 
A Associação SFCOLAB — Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura realiza o V Fórum Agricultura 4.0, nos dias 30 de Junho e 1 de Julho. Este fórum decorre na Feira de São Pedro em Torres Vedras que tem como objectivo discutir a inovação digital no sector agrícola. Este ano, o dia 1 de Julho é reservado para ações de demonstração em campo de diversos projetos nacionais em curso para o setor da horticultura (parte da manhã) e viticultura (parte da tarde).
Tem como objetivo diminuir a susceptibilidade à desertificação do montado de sobro nacional através do aumento do teor de matéria orgânica dos seus solos, adoptando práticas de conservação do solo e de fertilização orgânica. O projeto é liderado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, organização de proprietários florestais, em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Teve inicio em janeiro de 2022 e etá previsto terminar em dezembro de 2023.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
logo tools4cap 300x123 cbe ju logo 300x190 logo 1
Projeto Europeu "Tools4CAP - Innovative Toolbox" Call Horizon CBE JU 2023
Sinergias entre os motores da inovação rural na PAC
O projeto visa apoiar a conceção, implementação e monitorização dos Planos Estratégicos (PE) 2023-2027 da Política Agrícola Comum (PAC) nacional e estabelecer as bases para uma boa preparação dos Planos Estratégicos Pós-2027 e lançar as bases para uma preparação sólida dos planos estratégicos pós-2027 através de uma adaptação ascendente de métodos e ferramentas inovadores. A 1ª sessão de esclarecimento sobre o projeto irá realizar-se  online no próximo dia 26 de junho. Saiba mais informação sobre o evento aqui.   Está aberta até 20 de setembro, a convocatória do Horizon CBE JU (Empresa Comum para uma Europa Circular de Bases Biológica) para propostas de projetos que contribuam para uma produção circular e sustentável de acordo com o European Green Deal. A CBE JU é uma parceria institucionalizada do Horizonte Europa (HE) entre a União Europeia e o Consórcio Europeu das Bioindústrias (Bio-Based Industries Consortium, BIC), que financia projetos que promovem bioindústrias circulares e competitivas na Europa. Funciona de acordo com as regras do HE e baseia-se nos sucessos alcançados pela Empresa Comum Bioindústrias (BBI JU) do Horizonte 2020 (H2020).
  As sinergias entre os motores da inovação rural na Política Agrícola Comum (PAC) são possíveis, como foi demonstrado pelo grupo operacional Espanhol Cereza. O projeto mostra as possibilidades decorrentes do trabalho conjunto dos Grupo de Ação Loca (GAL) e dos Grupos Operacionais (GO) com as Organizações de Produtores (OP) e sreve de inspiração para todos os GAL e GO dos Estados-Membros da União Europeia. O GO Cereza permitiu que cerca de 4 000 pequenas explorações agrícolas nas regiões montanhosas do norte da Estremadura, junto à fronteira portuguesa, beneficiassem destas sinergias.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

21 Junho 2023
Webinar: Estratégias sustentáveis para o controlo de Drosophila suzukii: novas tendências e tecnologias

22 Junho 2023
Ciclo de Conferências "Uma estratégia nacional para a gestão da água em tempos de escassez"

22 - 23 Junho 2023
12.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo

27 Junho 2023
Colóquio de Encerramento do Projeto “TECOLIVAE- Técnicas e Tecnologia para Valorização de Subprodutos em Olivicultura”.

28 Junho 2023
Ação de Formação - A Produção Agropecuária nov Açores / Inovação e Agricultura de Precisão

Internacionais

26 Junho 2023
Conferência CAP Reform: Is 'Social Conditionality' the Answer for Agri-workers?

28 Junho 2023
EU CAP Network cross-visit ‘Organic farming supply and value chain optimisation’

28 Junho - 03 Julho 2023
Fórum SMART VILLAGE

29 Junho 2023
Conferência "Taking action to tackle rural depopulation"

         
       
 pdr2020 logo      Prorural2    Proderam2020     logo      feader     logo CAP
  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing