Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº64 Agosto2023

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.

  
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº64
Agosto 2023
Caro(a) Visitante,
logo CAP

A Rede Europeia da PAC constitui 3 novos grupos temáticos

Os temas dos novos grupos de trabalho são:
Desenvolvimento de competências para um sector agrícola sustentável e próspero
Planos estratégicos da PAC: comités de acompanhamento
Conceção e aplicação de regimes ecológicos nos novos planos estratégicos da PAC

Os grupos de trabalho temáticos, ou Grupos Temáticos (GT), são grupos específicos de peritos, formados para encontrar soluções práticas para uma necessidade ou questão específica. A inscrição em qualquer um dos Grupos Temáticos requer o conhecimento do tema e o compromisso de participar nas reuniões e atividades decorrentes.

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
logo Prunus PósDisponíveis os principais resultados do GO PrunusPós

Encontra-se disponivel no site Inovação para a Agricultura os resultados do projeto do grupo operacional "PrunusPós - Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas", desenvolvido sob coordenação da Cerfundão - Embalamento e Comercialização de Cerejas da Cova da Beira. A iniciativa teve como objetivo maximizar a vida útil dos frutos das prunóideas na região da Beira Interior.

trigoduroPrincipais conclusões do GO Valorização do trigo duro

Já se encontram publicados no site Inovação para a Agricultura os resultados finais do projeto do grupo operacional "Valorização de trigo duro de qualidade superior para o fabrico de massas alimentícias", bem como o Relatório Final de Execução. A iniciativa visou aumentar a qualidade e a sustentabilidade na agricultura portuguesa, selecionando variedades de trigo duro de alta qualidade e otimizando as práticas agronómicas para oferecer um produto diferenciado à indústria.

 
l nutrioleaDisponíveis os principais resultados do GO Nutriolea

Encontra-se disponivel no site Inovação para a Agricultura os resultados do projeto do grupo operacional "NUTRIOLEA - Nutrição e fertilização do olival superintensivo", desenvolvido sob coordenação do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. A iniciativa teve como propósito o aperfeiçoamento das recomendações de fertilização racional para olivais superintensivos em produção, especialmente da cultivar Arbequina, dominante neste sistema de condução.

 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
Egis Valorcer logoDRAP alentejo
Manual de Boas Práticas "Gestão do solo e da água em espécies produtoras de frutos secos"
Projeto +Valorcer - Valorizar a organização da produção de cereais em Portugal!
DRAP Alentejo divulga projetos inovadores da região
Este documento foi publicado no âmbito das atividades do Grupo Operacional EGIS – Estratégias para uma Gestão Integrada do Solo e da Água em Espécies Produtoras de Frutos Secos, constituido por uma parceria de 16 entidades ligadas ao setor. Este GO estabeleceu, no conjunto de todas as entidades que dele fazem parte, 17 campos experimentais envolvendo a cultura do castanheiro (7), da amendoeira (5), da aveleira (3) e da nogueira (2). O manual está organizado por tópicos, desenvolvendo aqueles que foram relevantes nas atividades experimentais.
O projeto +VALORCER, iniciado em Abril de 2023 e financiado pelo programa PRR – Plano de Recuperação, ambiciona impulsionar as Organizações de Produtores de Cereais, trazendo novas perspetivas, tecnologias avançadas e métodos modernos de otimização e de gestão de processos. Este projeto é dinamizado pela ANPROMIS, ANPOC, Universidade NOVA de Lisboa e CONSULAI, e é liderado pelo InnovPlantProtect. A iniciativa conta com participação de mais de 17 organizações de produtores do setor dos cereais e envolve mais de 12.500 agricultores distribuídos pelo país.
A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo - DRAP Alentejo, enquanto ponto focal da Rede Rural Nacional, no seu trabalho de promoção e divulgação de iniciativas relevantes no âmbito da agricultura e do desenvolvimento rural, dá a conhecer projetos inovadores, identificados na região do Alentejo, com resultados potencialmente transferíveis para outros projetos, setores ou regiões.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
rural pact eu 1ª reunión Cluster Comunicación WEB 700 393 px Food BioGlobal
Boas práticas identificadas no âmbito do Pacto Rural Redes Rurais Nacionais de  Portugal e Espanha lideram o Cluster de Comunicação
Cluster da Dinamarca "Food & Bio" inicia movimento global
No âmbito do Pacto Rural foram identificados recentemente um conjunto de dez projetos de desenvolvimento rural considerados exemplos de boas práticas pelo seu caráter inovador e pela possibilidade de inspiração e replicação que oferecem. Entre os projetos identificados está uma iniciativa de Portugal, o VirtuALL, promovido pela AD ELO, que tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo, a partir de ferramentas digitais e atividades participativas.A sustentabilidade é um elemento chave nos projetos identificados. Seja promovendo o empreendedorismo verde, a energia renovável ou o turismo sustentável.   Realizou-se no passado mês de julho a primeira reunião do denominado “Cluster de Comunicação, envolvimento de agentes do primeiro pilar e divulgação dos planos estratégicos da PAC”, co-liderado pelas Redes Rurais Nacionais  de Portugal e Espanha. Os clusters temáticos da EU CAP Network [Rede da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia], são uma iniciativa que tem como objetivo partilhar experiências e gerar sinergias entre as redes nacionais da PAC da União Europeia sobre determinada temática.
  O Food & Bio Cluster Denmark é o principal organizador da cimeira, com o tema "Junte-se ao movimento global". O objetivo é reunir além-fronteiras para impulsionar a mudança na indústria alimentar rumo a um futuro mais sustentável. O cluster dinamarquês de alimentos e recursos biológicos associou-se a clusters de todo o mundo que desempenham um papel vital na indústria. Pretende transformar os actuais sistemas alimentares e de recursos biológicos e fazer com que as principais indústrias do mundo e a ciência trabalhem em conjunto no desenvolvimento de vias de transição para novos ecossistemas sustentáveis.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

25 Agosto 2023 
DRAP Centro - Dia aberto “Os cereais no Baixo Mondego”

5 Setembro 2023 
1º Seminário “Tecnologia e Informação na Agricultura – Smart Farm Virtual”

6 Setembro 2023
Workshop “Promoção da Sustentabilidade da produção agrícola: o contributo do projeto PestNu”

5 - 7 Setembro 2023
IX edição da Agroglobal – Feira profissional agrícola

Internacionais

29 Agosto - 1 Setembro  2023
Congresso EAAE "Sistemas agro-alimentares num mundo em mudança: Ligar a ciência e a sociedade"

4 - 6 Setembro 2023
XII Congresso Ibérico de Agroengenharia

6 Setembro 2023
Workshop "Uma agenda de inovação para o futuro acompanhamento da PAC"

6 - 7 Setembro 2023
The Agroforestry Show

         
       
 pdr2020 logo      Prorural2    Proderam2020     logo      feader     logo CAP
  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing