Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº65 Outubro2023

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.

  
logo RRN  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº65
Outubro 2023
Caro(a) Paula Almeida Rocha,
Ob Solo

Projeto "Observatório Nacional do Solo" pretende criar condições para avaliar a qualidade e saúde dos solos nacionais

O projeto "Observatório Nacional do Solo" , aprovado em Março de 2023, no âmbito da Operação 20.2.4 / 2022, Assistência Técnica PDR 2020, Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais, Área temática – Inovação, será desenvolvido pela DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
A iniciativa, com a duração de 2 anos, visa a criação do Observatório Nacional do Solo, que deverá constituir-se como o principal provedor de dados de referência do território continental sobre a qualidade e saúde dos solos. Pretende-se que seja uma plataforma dinâmica e inclusiva que forneça conhecimento e dados necessários para sensibilizar os utilizadores do solo e cidadãos em geral para o valor e importância do solo, apoiar e beneficiar do apoio da comunidade científica (universidades/entidades de I&D), associações do setor agrícola, ONGs e outras entidades relevantes, privilegiando a articulação com a Parceria Portuguesa para o Solo e colaborar com os organismos relevantes da administração pública, integrando a informação disponível para o desenho das políticas mais adequadas, baseadas na monitorização e compreensão do estado de saúde do solo, da sua evolução e do impacto temporal das medidas adotadas. Para mais informações consulte a página do projeto

 

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
SafeappleConclusões Gerais do GO SafeApple

Já se encontra disponível para consulta, no site Inovação para a Agricultura, as conclusões gerais do grupo operacional (GO) SafeApple. O objetivo principal do GO consistiu na conservação a longo prazo dos atributos de qualidade da maçã de Alcobaça, visando a obtenção de frutos com resíduos zero ao nível da aplicação de produtos na pós-colheita.

chorume 1Disponíveis os principais resultados do GO BioChorume

Encontra-se disponivel no site Inovação para a Agricultura os resultados do projeto do grupo operacional "BioChorume ", desenvolvido sob coordenação da empresa Aveleda S.A. A iniciativa pretendeu criar um modelo inovador de gestão de efluentes e de territórios florestais numa perspectiva de “economia circular” e “desperdício zero” à escala da unidade de exploração, convertendo os efluentes numa oportunidade e num factor económico.

 
cropped cropped Captura de ecra 2021 02 06 as 12.00.00 2 1Principais resultados do GO "Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena"

Já se encontra publicado no site Inovação para a Agricultura os resultados finais do projeto GO "Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena". O projeto pretendeu melhorar a qualidade e comercialização da carne da raça Cachena, contribuindo assim para o aumento do rendimento dos agricultores e a preservação do património genético de Portugal, por meio de alterações tecnológicas, maneio pré-abate, maturação da carne e valorização de produtos de charcutaria.

 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
thumb COTHN 1 PNA
EU CAP Network divulga projeto nacional "reLOCALiza"
"Smart4sustainability": Inovação Agrícola para um Futuro Sustentável
Prémio Nacional de Agricultura: candidaturas abertas
A Rede Europeia da PAC (EU CAP Network) divulgou recentemente na sua página oficial o projeto reLOCALiza. A iniciativa, financiada pela Rede Rural Nacional, foi implementada entre maio de 2019 e setembro de 2021. Trata-se de um projecto baseado em estudos locais, passiveis de concretizar e aplicar em diferentes territórios, cujo principal objectivo é promover o abastecimento de cantinas públicas com produtos provenientes da Agricultura Familiar, empregando circuitos curtos de comercialização.
O COTHN-CC, através do projeto Hortifrutichallenge, financiado pelo PDR2020, está a impulsionar a inovação na monitorização e controlo biotécnicos inteligentes de pragas, polinizadores e auxiliares. Neste contexto, surge o "Smart4sustainability", um portal dedicado à divulgação de armadilhas e dispositivos inteligentes, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis. Empresas e equipas de investigadores com soluções relacionadas são convidadas a partilhar as suas propostas.
Estão abertas, até 31 de outubro, as candidaturas à 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA). A iniciativa é promovida pelo BPI e pela Cofina (Correio da Manhã e Jornal de Negócios) e conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC. Tem como objetivo premiar os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária. Nesta edição os dois principais eixos em análise, serão a Sustentabilidade e a Inovação no Sector Agrícola português.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
Startup villages forum Survey 1 rspp Pesticidas
Ferramenta de mapeamento "Startup Village" Convite à apresentação de artigos sobre "ligações urbano-rurais"
Utilização de pesticidas de forma sustentável
A União Europeia está a intensificar esforços para impulsionar a inovação em comunidades rurais através do European Startup Village Forum (SVF). Esta iniciativa, parte da Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais 2040 (Long-Term Vision for Rural Areas 2040), procura promover o empreendedorismo inovador como uma força dinâmica nessas áreas. A UE desenvolveu uma ferramenta de mapeamento das Startup Village para identificar e apoiar áreas rurais com potencial de inovação e empreendedorismo. Em 2023, foi lançado um convite à manifestação de interesse para todas as aldeias europeias que pretendam ser reconhecidas como Startup Village, atravês do preechimento do inquérito.   A revista RegionalScience Policy & Practice (RSPP) está a planear uma edição especial sobre "Ligações urbano-rurais". Esta edição especial tem como objetivo renovar o debate internacional sobre este tema. Serão aceites estudos que analisem políticas territoriais a nível local relacionadas com a política alimentar, o clima, a proteção da biodiversidade ou a regeneração de ecossistemas. Serão igualmente aceites estudos que abordem a visão da urbanização e da periurbanização sustentáveis, entre outros.O prazo para envio de artigos científicos, termina a 31 de dezembro de 2023.
  No workshop EIP-Agri EU CAP Network 'Proteção inovadora de culturas arvenses - usando pesticidas de forma sustentável', realizado no passado mês de abril, os participantes tiveram oportunidade de visitar  explorações agrícolas inovadoras que trabalham na redução do uso de pesticidas na área em redor de Amesterdão. Uma das explorações visitadas foi a de um produtor holandês Gilbert van Campen, que implementa métodos agroecológicos e tecnológicos de precisão para melhorar o processo de produção e torná-lo mais sustentável. Conheça o projeto assistindo a um vídeo clicando em "Ler mais"
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

16 - 17 outubro 2023
1ª Conferência Europeia sobre Indicações Geográficas

17 de Outubro 2023
Conferência "O sequeiro e a água - um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul”

19 - 21 de Outubro 2023
XXIII Congresso de Zootecnia - ZOOTEC'23

23 outubro 2023
Colóquio " Os Cereais em Portugal: da volatilidade à valorização"

Internacionais

23 - 24 Outubro 2023
Cimeira CEMA 2023: Capacitação em Agricultura Sustentável

25 Outubro2023
1ª reunião do Grupo Temático sobre Conceção e Implementação de Esquemas Ecológicos nos novos Planos Estratégicos da PAC

25 - 26 Outubro 2023
Organic Innovation Days "Transformação dos sistemas alimentares europeus impulsionada pelos cidadãos"

         
       
 pdr2020 logo      Prorural2    Proderam2020     logo      feader     logo CAP
  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing