Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº66 Dezembro 2023

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.

  
rede  InovAgricultura 11 proposta Folha Informativa Nº66
Dezembro 2023
Caro(a) Visitante,
lançamento3

Lançamento da Rede Nacional PAC

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade" que decocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no passado dia 28 de novembro. O encontro reuniu membros proeminentes da comunidade agrícola e florestal com o objetivo de celebrar uma década de realizações da Rede Rural Nacional e explorar perspectivas para o futuro sob o Programa Estratégico para a Próxima Geração de Política Agrícola Comum (PEPAC). A sessão de encerramento contou com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
Veja o video promocional da Rede Nacional PAC aqui.

PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
gofitoglobulus 1Disponíveis resultados finais do GO FITOGlobulus

Já se encontra publicado no site Inovação para a Agricultura os resultados finais do projeto FITOGlobulus. Este grupo operacional teve como área de atuação a identificação e o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis para mitigar e combater danos e perdas de produtividades na floresta de eucalipto devido ao Gorgulho-do-Eucalipto (Gonipterus platensis). Esta iniciativa veio dar continuidade e tornar possível operacionalizar e testar um conjunto de ações de controlo e monitorização, numa perspetiva de acelerar os impactos desejáveis que estas terão no território, transferir o conhecimento já produzido e o de identificar novas soluções de atuação.

logo Coelho 1Conclusões Gerais do GO Produção de Coelhos Biológicos

Já se encontra disponível para consulta, no site Inovação para a Agricultura, as conclusões gerais do grupo operacional (GO) Produção de Coelhos Biológicos, bem como o Relatório Final de Execução entre outros documentos do projeto. O objetivo geral do projeto consistiu em criar um produto novo em Portugal: coelho biológico de produção nacional.

 
child lambDisponíveis os principais resultados do GO Child Lamb

Já se encontram publicados, no site Inovação para a Agricultura, os principais resultados do projeto GO "Child Lamb - Produção de pequenas porções de produtos cárneos congelados de borrego, aproveitando as peças menos nobres e que são desvalorizadas". O projeto teve como objetivo a avaliação do impacto de diferentes processos na preparação e conservação de dois produtos cárneos provenientes de carne de borrego e adaptados à alimentação de lactantes e crianças.

 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
Logotipo Agriflex v4 MOPLUS logo website CCA
Projeto AgriFlex - Transição Agroenergética PRR
Projeto MOPLUS - Mitigação das alterações climáticas PRR
Prémio Empreendedorismo e Inovação CA 2023
O projeto AgriFlex- Flexibilidade do consumo de energia na agricultura para a transição energética, uma das iniciativas destacadas e aprovadas no âmbito dos Projetos I&D+I – Transição Agroenergética do PRR, tem como principais objetivos contribuir para a transição energética na agricultura, promovendo uma atividade agrícola mais competitiva, resiliente e sustentável através da promoção de energias renováveis, do incremento da eficiência energética e redução dos custos com energia, e da oferta de serviços de flexibilidade à rede elétrica.
O projeto MOPLUS, financiado pelo programa PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, teve início em julho de 2022 e pretende estudar a melhor via de integração de efluentes pecuários locais na estratégia de fertilização dos pomares de Maçã de Alcobaça IGP com o objetivo de melhorar os níveis de matéria orgânica numa região caracterizada por solos pobres que necessitam de ser enriquecidos com minerais sem recorrer apenas a adubos de síntese. O consórcio, coordenado pelo COTHN-CC- Centro de Competências, é constituído por 9 parceiros.
Realizou-se, no passado dia 29 de novembro, a cerimónia de entrega dos Prémios Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. Dedicado aos sectores agrícola, agro-industrial e florestal, o Prémio destina-se aos projetos considerados mais inovadores do nosso país. A formalidade decorreu durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade", na Torre do Tombo, em Lisboa, organizado pela Rede Rural Nacional em parceria com a Caixa de crédito Agricola e apoio institucional do Ministério da Agricultura.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
INOVAÇÃO NA EU
FIBSUN logo GF GF2
Projeto Europeu Fibsun - Materiais alternativos sustentáveis Focus Group sobre biodiversidade - Publicações
Focus Group sobre recuperação terras agricolas aboandonadas - Publicações
O projeto FIBSUN, uma iniciativa no âmbito da Circular Bio-based Europe (CBE), visa criar cadeias de valor de fibras de base biológica com foco na sustentabilidade. O projeto, intitulado "Novel Fibre Value Chains & Ecosystem Services from Sustainable Feedstocks", reúne académicos e profissionais da indústria para desenvolver materiais sustentáveis nos setores da construção, automóvel e têxtil. Liderado pelo Instituto de Recursos Naturais da Finlândia (Luke) e composto por 17 parceiros, o FIBSUN concentra-se no desenvolvimento de novas aplicações para culturas menos exploradas, como cânhamo, fibras de madeira, cardo, caniço e tifa.   O EU CAP Network Focus Group 'Enhancing the biodiversity on farmland through high-diversity landscape features' (Melhorar a biodiversidade em terras agrícolas através de características paisagísticas de elevada diversidade) debruçou-se sobre a forma de manter, melhorar e criar elementos paisagísticos de elevada diversidade (HDLF) que tenham um impacto positivo na biodiversidade das terras agrícolas. Os resultados obtidos pelo grupo de trabalho, composto por 20 especialistas, estão disponiveis no relatório e na ficha informativa publicados pela EU CAP Network.
  As terras agrícolas abandonadas são um problema importante na Europa, especialmente em zonas remotas com populações escassas. Os riscos que lhe estão associados incluem desastres naturais agravados, como incêndios e inundações, perda de biodiversidade e despovoamento acentuado. O Focus Group 'Recovery of abandoned agricultural lands'  identificou soluções e estratégias de gestão sustentável para a recuperação de terrenos abandonados e como ultrapassar barreiras que podem dificultar a sua aplicação. Estas podem ser encontradas, bem como muitas outras boas práticas úteis e necessidades de investigação, na ficha informativa e no relatório produzido.
LermaisVE LermaisVE LermaisVE
       
EVENTOS

Nacionais 

14 dezembro 2023
Evento Agenda Solo

14 dezembro 2023
Seminário - Transição Energética na Agricultura

15 dezembro  2023
6º Seminário – Gestão de Espécies Invasoras

15 - 16 dezembro  2023
Jornadas de Reprodução Animal na UTAD

Internacionais

13 dezembro 2023
Workshop Online “Nutri-Check NETwork” - Desbloquear o Futuro da Gestão de Nutrientes na Europa

14 dezembro 2023
Workshop sobre durabilidade dos investimentos

18 - 19 dezembro 2023
Congresso Europeu LEADER 2023

         
       
 pdr2020 logo      Prorural2    Proderam2020     logo      feader     logo CAP
  rrn inovacao test  rede     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200

 

  

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing