Newsletter AKIS | "AKISNews" | Nº1 | Fevereiro 2024

Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
akis news newsletter
Newsletter | n.º 1 | fevereiro 2024
Caro(a) Visitante,
akis news photo akis

AKIS e Plataforma AKIS Portugal

O AKIS é o Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura que reúne todos os atores do setor agrícola e florestal em prol da modernização das zonas rurais, promoção e partilha de conhecimentos, inovação e digitalização na agricultura e nas zonas rurais.
Para a implementação do AKIS em Portugal, a DGADR, em parceria com a NOVA IMS, criou uma plataforma interativa que, para além de reunir todos os intervenientes do sector, funciona também como um repositório de documentos, vídeos e fotografias. Existem grupos de discussão, fóruns por área temática e, brevemente, a possibilidade de formação online.
Venha conhecer e fazer parte desta iniciativa e ajudar construir a maior comunidade do setor agrícola e florestal.
A Rede Nacional PAC e a DGADR têm vindo a divulgar a plataforma em alguns eventos do setor, de que é exemplo o Encontro Nacional de Técnicos da Confagri, a 2 de fevereiro. Para além disso, promoveu uma formação online em dezembro, para cerca de 280 pessoas, com o objetivo de capacitar os interessados na utilização do AKIS Portugal.

Visite aqui

plant 50x50
Inovação e Conhecimento em Portugal
SAAF logo270x270 DGADR promove formação a conselheiros agrícolas
A DGADR tem vindo a promover formação para capacitar os técnicos responsáveis por prestar serviços de aconselhamento agrícola, consoante a área temática de intervenção.
saiba mais
UTAD coordena projeto europeu de 12 milhões de euros para melhorar a saúde dos solos utad 270x270
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai coordenar o projeto LivingSoiLL- Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs, financiado pela Missão Solo do Horizonte Europa. O projeto, com um financiamento global de 12 milhões de euros, visa melhorar a saúde dos solos em culturas permanentes na Europa nas áreas da vinha, olival, castanha, avelã e maçã.
saiba mais
Agrobio 270x270 Valorização das zonas rurais através da Agricultura Biológica
Já se encontra disponível o Relatório Final de Execução, bem como os principais resultados, do projeto "Valorização das zonas rurais através da Agricultura Biológica".
saiba mais
Principais conclusões do projeto LIFE DesertAdapt Lifedeseertadapt 270x270

Já se encontra disponível o Relatório Não-Técnico, bem como os principais resultados, do projeto "LIFE DesertAdapt".

saiba mais
Inovtechagro 270x270 InovTechAgro disponibiliza Agenda de Inovação
Três anos decorridos desde a sua constituição, o InovTechAgro disponibiliza a Agenda de Inovação 2023/27, que resulta de um trabalho de equipa e discussão pública, incluindo os contributos de muitos dos seus membros, destacando-se os disponibilizados pelas suas entidades gestoras e parceiras.
saiba mais
Projeto "Pastagens regenerativas" promove a adaptação climática e a sustentabilidade pastagens 270x270
O projeto "Pastagens regenerativas" foi aprovado no âmbito do Programa PROMOVE, da Fundação "la Caixa". Este projeto visa promover a adaptação climática, a regeneração ambiental e a sustentabilidade na gestão agropecuária extensiva, em territórios de elevado risco de desertificação ambiental.
saiba mais
Salina Greens 270x270 "Salina Greens" une preservação ambiental e biodiversidade
O projeto "Salina Greens" emerge da necessidade de preservar as antigas salinas de Alcochete. Através da produção de plantas halófitas e da restauração das salinas, a iniciativa contribui não só para a preservação da biodiversidade vegetal, mas atua também como um exemplo de práticas agrícolas que visam a sustentabilidade ambiental.
saiba mais

 farm 50x50
Inovação e Conhecimento na UE
Inq EuCAP 270x270 EU CAP Network lança inquérito a Grupos Operacionais

A EU CAP Network - Rede Europeia da PAC - convida os envolvidos em projetos dos Grupos Operacionais em execução, a manifestar a opinião sobre o seu GO, de forma a contribuir para o "Estudo sobre os resultados alcançados pelos projetos do Grupo Operacional PEI-AGRI no âmbito da PAC".

saiba mais
Lançamento da plataforma Rural Toolkit Ruraltoolkit 270x270
O lançamento da plataforma Rural Toolkit, um guia online que visa aproximar as zonas rurais das oportunidades de financiamento da União Europeia, teve lugar a 6 de fevereiro.
saiba mais
EUfarmbook 270x270 Pré-lançamento do EU-FarmBook
O pré-lançamento do EU-FarmBook realizou-se a 8 de fevereiro, com o intuito de sensibilizar os parceiros dos Estados-Membros a contribuir para a plataforma online que visa reúnir e partilhar conhecimento sobre agricultura e silvicultura. .
saiba mais

calendar lines pen 50x50
Eventos

Formação
"Fitossanidade Florestal”

Online | 20 fev 2024

Wool Conference 2024
Évora | 2 mar 2024

Capacitação para uma Gestão Sustentável do Solo
Porto|b-learning | 30abr-22 mai 2024

Poda de Inverno em Fruteiras
Coimbra | 16-17 fev 2024

Palestra - Preparados biodinâmicos para uma agricultura curativa
Viseu | 16 fev 2024

Jornadas do Mundo Rural
Alcoutim | 29 fev-1mar 2024



tractor 50x50
Relevante

d67c8df4 fb7c 4b17 8ce3 e373d49844b7Conferência reúne
Grupos Operacionais PEI-AGRI em Portugal

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril, numa organização da Rede Europeia da PAC (EU CAP Network) em conjunto com a Rede Nacional PAC. O evento vai incluir a entrega dos Prémios de Inovação da PEI-AGRI, que visam distinguir Grupos Operacionais que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Saiba mais

 

REDENACIONALPAC LOGO W 1PEPACPortugalFundEuropAgricRPnovo cor
Acompanhe as nossas atividades e eventos através dos sites da Rede Nacional PAC e da Inovação para a Agricultura, assim como da plataforma AKIS Portugal e das nossas Redes Sociais.
  inovação 32x32  rede 32x32  logoAKIS 32x32
facebook2x
twitter2x
instagram2x
youtube2x
 linkdin 32x32  
Folha Informativa do AKIS | Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.
Powered by AcyMailing