Newsletter AKIS | "AKIS News" | Especial Grupos Operacionais | Fevereiro 2024

Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
akis news especial
Newsletter | Especial Grupos Operacionais | Fevereiro 2024
Caro(a) Visitante,
Dashboard destaque 1

Grupos Operacionais PEI-AGRI em Portugal

Portugal registou 109 Grupos Operacionais PEI-AGRI (Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas) no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que abrangeu o período 2014-2020. Os projetos envolveram 474 entidades de todo o país, repartidos por onze setores de atividade e 40 fileiras agroflorestais.
O montante elegível foi de 39,08 M€, sendo que o apoio ao investimento totalizou 29,28 M€. Os Grupos Operacionais foram financiados pela Área 1-Inovação e Conhecimento / Medida 1 - Inovação / Ação 1.1 - Grupos Operacionais.
A Rede Rural Nacional (agora Rede Nacional PAC) é a entidade responsável pela divulgação dos resultados dos Grupos Operacionais e tem sido a grande mobilizadora dos intervenientes nas atividades desenvolvidas, nomeadamente as orientadas para a inovação e transferência de conhecimento. Nesta edição especial apresentamos os últimos resultados divulgados no site Inovação para a Agricultura, relativos aos projetos dos Grupos Operacionais PEI-AGRI financiados pelo PDR2020.
Os dados dos Grupos Operacionais podem ser consultados no dashboard disponível no site Inovação para a Agricultura. Neste quadro pode explorar os temas dos Grupos Operacionais e navegar pelas diferentes páginas disponíveis.

aceda aqui

tractor 50x50
Projetos de Inovação - GO
GO fogoseinvasoras 250x150 Fogo e Invasoras
Foi atualizada a informação do Grupo Operacional "Fogo e Invasoras", um projeto com foco no conhecimento sobre as relações entre as características do fogo e os efeitos causados em duas importantes espécies de plantas invasoras (háquea-picante e mimosa).
saiba mais
TECOLIVE GO tecolive 250x150
Estão disponíveis vários recursos resultantes da atividade do Grupo Operacional GO TECOlive - Técnicas e tecnologia para valorização de subprodutos em olivicultura, que tem como objetivo definir uma técnica de produção sustentável no setor olivícola, visando alcançar a sustentabilidade económica e minimizar o impacto ambiental.
saiba mais
Regacork 250x150 Regacork
Já se encontra disponível o o Manual "Sobreiros com fertirrega: Manual de apoio aos primeiros anos", bem como os principais resultados do projeto GO REGACORK - Rega de precisão de sobreiros em modo de produção intensiva de cortiça.
saiba mais
Vespa Velutina Vespa velutina 250x150

Foi atualizada a informação do GO Vespa Velutina "Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax na produção apícola", que tem como objetivo resolver o problema colocado com a introdução em Portugal da espécie exótica Vespa velutina.

saiba mais
valorcast250x150 ValorCast
Foi atualizado, na página do projeto ValorCast - Valorização da castanha e otimização da sua produção, o campo relativo ao Ponto de situação / Resultados. Foi também disponibilizado o vídeo com pormenores do projeto e o respetivo relatório final.
saiba mais
ClimCast ClimCast250x150
A informação relativa ao Ponto de situação/Resultados foi atualizada na página do projeto ClimCast - Os novos desafios do souto no contexto das alterações climáticas. O projeto ClimCast tem como objetivo fornecer um conjunto de produtos de suporte à decisão política e de apoio às associações de produtores.
saiba mais
Optimal 250x150 Optimal
Já se encontra disponível o Relatório do Grupo Operacional OPTIMAL - Optimização, Maçã, Alcobaça, cujo objetivo é definir um intervalo restrito para as densidades de plantação a aconselhar nos novos pomares de "Maçã de Alcobaça" e caraterizar o tipo de poda a recomendar para estes pomares.
saiba mais
Platisor platisor 250x150

A página do "PLATISOR - Métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo da região do Sor" foi atualizada com informação relevante, da qual consta o relatório final de projeto.

saiba mais
FrutaDragao 250x150 Fruta Dragão
Já se encontram publicados os resultados do projeto "FRUTA DRAGÃO - Avaliação do impacto de diferentes práticas culturais na capacidade produtiva da Pitaia Vermelha no sul do país. Testagem de cultura alternativa, altamente rentável, dirigida para o mercado nacional e internacional".
saiba mais
UNDERCORK undwercork250x150

O manual técnico do Projeto GO UNDERCORK, um projeto liderado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, já está disponível online.

saiba mais
GoFIgoProdução250x150 GoFigoProdução
Encontra-se disponível para consulta o Guia Prático da Cultura da Figueira, uma publicação do projeto GoFigoProdução - Melhorar a qualidade e produtividade dos figueirais através da modernização das técnicas utilizadas e da eficiente utilização do solo.
saiba mais
GI(PiN) GIPIN 250x150

Já foram publicadas as Conclusões Finais do GO GI(PiN) - Gestão Integrada do Pinhal/Nemátode da Madeira do Pinheiro, um projeto liderado pela FNAPF - Federação Nacional Das Associações De Proprietários Florestais.

saiba mais
LegForBov 250x150 LegForBov
Os Principais Resultados do GO "LegForBov - Alimentos alternativos na produção de carne de bovino" já foram publicados, bem como fotografias e outros documentos do projeto.
saiba mais
SILVPAST Silvpast 250x150

O relatório não técnico "Implementação Custo-Eficiente De Mosaicos Silvopastoris De Carvalho Negral", do Grupo Operacional "SILVPAST", foi publicado na página oficial do projeto no site Inovação para a Agricultura.

saiba mais
GO SOLO250x150 GO SOLO
Foi atualizada a informação do Grupo Operacional "SOLO", um projeto que pretende realizar a demonstração expedita e a baixo custo do teor de MOS em PSB e sua capacidade de sumidouro de carbono, como forma de promover a produção, disseminação e adoção de práticas mais sustentáveis.
saiba mais

 

REDENACIONALPAC LOGO W 1PEPACPortugalFundEuropAgricRPnovo cor
Acompanhe as nossas atividades e eventos através dos sites da Rede Nacional PAC e da Inovação para a Agricultura, assim como da plataforma AKIS Portugal e das nossas Redes Sociais.
  inovação 32x32  rede 32x32  logoAKIS 32x32
facebook2x
twitter2x
instagram2x
youtube2x
 linkdin 32x32  
Folha Informativa do AKIS | Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.
Powered by AcyMailing