facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Folha Informativa nº 76 Dez 2017 - INICIATIVAS RRN

PROJETO SAFEBROCOLO - MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO COM BASE EM MODELOS DE RISCO PARA A ALTERNARIA E A MOSCA DA COUVE
 base do youtube

O projeto nasceu na sequência das más campanhas de Outono de 2012 e 2013, que levaram a grandes perdas na produção do brocolo. Foi apoiado pelo PRODER, Medida 4.1 - Cooperação para a Produção. Foi constituída uma parceria composta por várias entidades, representando a produção, as universidades e a investigação, tendo sido já identificadas as espécies causadoras destes dois problemas.Vai ser construído um modelo que será introduzido numa plataforma, a utilizar, nomeadamente, pelas associações de produtores no âmbito do conhecimento dos riscos associados a pragas e doenças, através da disponibilização de gráficos e mapas de avisos a nível local.

Ver vídeo Aqui

SEMINÁRIO “GESTÃO SUSTENTÁVEL DO SOLO EM PORTUGAL – LINHAS DE ORIENTAÇÃO”

23795646 1452554401527971 8993038997341147159 n 

A Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) e a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) realizaram, no dia 20 de Novembro, no INIAV, o Seminário “Gestão Sustentável do Solo em Portugal – Linhas de Orientação”.

O seminário contou com mais de duzentos participantes, entre os quais empresários, associações de produtores, organizações não-governamentais, técnicos e investigadores das administrações central e local e do sector privado, que contribuíram com os seus conhecimentos e experiência científica para o debate sobre a gestão sustentada dos solos com vista ao fornecimento de serviços de ecossistema, evitando ao mesmo tempo a sua degradação.

Aceder às apresentações.

SEMINÁRIO “COMO MINIMIZAR OS RISCOS NA AGRICULTURA NA PENÍNSULA DE SETÚBAL” - 9 DE NOVEMBRO, ESPAÇO FORTUNA, PALMELA
xistela fastidiosa 

A Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) em parceria com a Rede Rural Nacional, a ADREPES, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Entre Tejo e Sado, a AVIPE, a Cooperativa Agrícola de Pegões e a Adega Cooperativa de Palmela, promoveram este evento, o seminário “Como Minimizar os Riscos na Agricultura na Península de Setúbal”, no dia 9 de novembro, no Espaço Fortuna, em Palmela

No evento foram abordadas temáticas relacionadas com os seguros agrícolas, as medidas fitossanitárias destinadas a evitar a disseminação da XilelaFastidiosa e a divulgação do PDR 2020 – Pequenos Investimentos e do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo.

Aceder às apresentações:

WORKSHOP “AGRICULTURA BIOLÓGICA E VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS LOCAIS”

AB

Este evento, que decorreu a 28 de novembro, foi promovido pela DRAP Norte com a colaboração da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão e a “Minho Origem”.
Sendo a agricultura biológica um modo de produção ambientalmente sustentável, pretendeu-se sensibilizar os produtores, os técnicos das Organizações Agrícolas e os consumidores para este Modo de Produção. Considerando a diversidade e as potencialidades das produções locais, foram também apresentadas algumas formas de valorizar os produtos.

Aceder às apresentações.

 

Aceder aos artigos:

base nov

 

destaque nov

sep2

sep3

sep 4

sep5

base folha 75.not 5