facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

FI-PEI nº 26 FEV 2017 - ATIVIDADES EM REDE

 

REDES TEMÁTICAS

transferir 9             4D4F14

No âmbito das atividades em rede, assumem especial importância as “redes temáticas”, ambientes digitais de partilha de informações e de conhecimento, sobre áreas específicas, servidas por plataformas informáticas. 

Eis dois exemplos:

A Smart-AKIS é uma rede europeia que integra as Tecnologias da Agricultura Sustentável no seio da comunidade de agricultores europeus, eliminando o fosso entre os profissionais e a investigação, com vista à identificação e entrega de novas soluções Smart Farming para satisfazer as necessidades dos agricultores.

A rede temática Data Driven Dairy Decisions for Farmers (4D4F) aborda o papel que os sensores (colocados nos animais) podem desempenhar na recolha de informação, em tempo real, para ajudar o produtor de leite na tomada de decisão. A rede é composta por agricultores, consultores agrícolas, fornecedores de tecnologia, profissionais de intercâmbio de conhecimento e investigadores.

ERA-NETs

Era net1    Era Net3   Era Net2

ERA-NETs (European Research Area)

Criadas durante o exercício de programação 2002-2006, as ERA-NETs são instrumentos que têm por objetivo promover a cooperação entre agências de financiamento de investigação científica, ministérios e/ou institutos de investigação dos Estados-Membros, assim como de países terceiros. Deste modo, as ERA-NETs procuram impulsionar a consolidação do Espaço Europeu de Investigação, contribuindo para reduzir a fragmentação atualmente existente e fortalecendo a colaboração transnacional entre investigadores e instituições. Em Portugal a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) participou em 61 ERA-NETs, das quais 31 se encontram em curso. A maioria destas redes é de âmbito temático e distribuem-se por diversos domínios científicos: Ciências Exatas e Engenharia, Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Naturais e do Ambiente e Ciências Sociais e Humanidades. As ERA-NETs não temáticas têm um caráter geoestratégico e promovem a cooperação entre os países da União Europeia e seus associados com um país terceiro ou região-alvo do mundo.

Saber mais

Exemplos de ERA-NETs relacionadas com a Agricultura e o Ambiente:

A rede ARIMNET2 é uma parceria de 26 agências financiadoras de Ciência, Tecnologia e Inovação da região Mediterrânica em agricultura, coordenada pelo Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França.

A BIODIVERSA é um projeto ERA-NET, cujo objetivo principal é construir uma plataforma dinâmica sustentável para identificar as questões estratégicas mais prementes para a biodiversidade.

A WATERWORKS é um projeto que pretende alargar e fortalecer a cooperação transnacional no domínio da água, para o período de 2015-2020. 

 

                           
    Aceder aos artigos:
    FI PEI 26 BASE DESTAQUE FI PEI 26 BASE
FI PEI 26 BASE INOVACAO PT
FI PEI 26 BASE INOVACAO REDE
FI PEI 26 BASE INOVACAO