Folha Informativa da RRN Nº87 novembro

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
Logotipo DivulgaC3ED44 em Rede Folha Informativa Nº87
novembro 2019
Caro(a) Visitante,
 
solo3 
Seminário "O recurso solo: relevância para Portugal" | 5 Dezembro 2019 | INIAV, Quinta do Marquês, Oeiras
Na data em que se celebra o Dia Mundial do Solo e os cinco anos da Parceria Portuguesa para o Solo (PPS), a Parceria está a organizar o Seminário "O recurso solo: relevância para Portugal" com o objectivo de promover um debate nacional alargado sobre a governança do recurso solo que suporte políticas mais consentâneas com a proteção, conservação e uso de recursos naturais, o combate à desertificação, a perda de biodiversidade, a competitividade económica, a adaptação a fenómenos meteorológicos extremos e a mitigação das alterações climáticas. Consulte o programa e aceda ao formulário de inscrições aqui.
     
logo fhin bigFHIN Summit
FHIN 2020 – Cimeira Agroalimentar Euro Mediterrânica | 24 a 26 de março | Centro de Congressos de Lisboa
Esta Cimeira internacional tem como principal objetivo promover as fileiras agroalimentares da Península Ibérica e Bacia do Mediterrâneo, fomentar novas oportunidades de negócio e novas tecnologias de produção no setor agroalimentar. O Evento terá diversos expositores, divididos por setor (Agricultura - Indústria de Abastecimento; Agricultura-Chefs; Agricultura-Turismo..) e decorrerão em simultâneo várias conferências. 
Aceda ao site FHIN Summit aqui
     
INICIATIVAS EM REDE
     
WS F   Elvas
Workshop Regional de Inovação "Floresta – Pinheiro Manso x Regadio" – Ferreira do Alentejo - 23 | outubro | 2019
  Workshop Regional de Inovação "Olivicultura" – Elvas - 5 | novembro | 2019
Decorreu no dia 23 de outubro, em Ferreira do Alentejo, na Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas, o Workshop das Fileiras Pinheiro Manso x Regadio, organizado pela Rede Rural Nacional (RRN), o  Centro de Competências do Pinheiro Manso e do Pinhão (CCPMP) e o Centro de Competências para a Regadio Nacional (COTR).
Foram dados a conhecer resultados de trabalhos de investigação que estão a decorrer proporcionando um importante debate sobre o tema.
Documentos disponíveis para consulta aqui

  Realizou-se no passado dia 5 de novembro nas instalações do INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, na Herdade de Reguengo, em Elvas, o Workshop “Olivicultura, azeitona e azeite”, organizado pela Rede Rural Nacional (RRN) em colaboração com o INIAV e a Interprofissional do Azeite de Portugal (AIFO). O evento permitiu reunir mais de 60 pessoas ligadas ao setor olivícola.
Documentos disponíveis para consulta aqui
     
DESENVOLVIMENTO RURAL
DSCF7595 001   Comissão europeia   Fenareg1   transferir
Workshop “Dinamização de Circuitos Curtos Agroalimentares e Estratégias Alimentares Locais”
Comissão Europeia divulga estudo sobre as organizações de produtores
Encontro Regadio 2019 | XII Jornadas FENAREG e 50 anos do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira
XVIII Feira Nacional do Mel e o XX Fórum Nacional de Apicultura – Viseu de 22 a 24 de novembro
O workshop, organizado pela parceria entre a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e os Grupos de Ação Local do Continente, teve lugar na Quinta do Marquês, sede do INIAV, em Oeiras, no passado dia 21 de outubro.
[Ler mais]
  A Comissão Europeia, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), divulgou o “Estudo sobre as melhores formas de criação e apoio às organizações no desenvolvimento das suas atividades e obtenção de benefícios económicos”.
[Ler mais]
  O evento, organizado pela FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal e pela ABMira - Associação de Beneficiários do Mira, que decorreu no passado dia 6 e 7 em Odemira, assinalou o 50º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira.
[Ler mais]
  A edição de 2019 será dedicada ao factor humano na apicultura económica e ambientalmente sustentável. É organizada pela Associação dos Apicultores da Beira Alta (AABA), em parceria com a FNAP — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Viseu e a Escola Superior Agrária de Viseu. Durante o evento, vai ser realizada uma apresentação dos resultados do GO PolimaX. [Ler mais]
             
TRABALHO EM REDE NA UNIÃO EUROPEIA
GTT Bioeconomia   ENRD 2015   original   16
1ª Reunião do Grupo de Trabalho Temático “Bioeconomia e Ação Climática nas zonas rurais Laboratório Temático sobre “Smart Villages”
Rede Europeia de pagamentos de serviços de ecossistema “Aldeias Inteligentes”, na Semana dedicada às Regiões e Cidades
Esta primeira reunião, realizada em Bruxelas em 25/09/2019, foi organizada pelo Ponto de Contacto da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e abordou as áreas da bioeconomia rural com maior potencial para produzirem resultados climáticos, como reduções nas emissões de GEE, seqüestro ou conservação de carbono e substituição de materiais fósseis.
[Ler mais]
Este laboratório temático debateu, em 17 de Outubro, em Bruxelas, a interação entre o LEADER e as “Aldeias Inteligentes”. que são comunidades em áreas rurais que pretendem melhorar a qualidade de vida dos seus residentes, através de abordagens ascendentes e utilização das novas tecnologias. [Ler mais]
Foi criada uma nova rede de peritos em desenvolvimento rural da EU, no âmbito da Conferência da Comissão Europeia sobre Agricultura e Biodiversidade, realizada em 17 de outubro de 2019, em Bruxelas.A abordagem, baseada em resultados concretos obtidos pelos agricultores, foi reconhecida como um caminho promissor para melhorar a eficácia das medidas de biodiversidade nas explorações agrícolas.  [Ler mais]
Durante a semana dedicada às regiões e cidades, foi organizada pela DG REGIO uma sessão sobre "Aldeias Inteligentes: vencer a separação entre rural e urbano", apoiada pela DG AGRI e pela ENRD CP.
Os participantes foram envolvidos em discussões temáticas interativas com exemplos práticos sobre a forma como prosseguir a transição para as Aldeias Inteligentes nas áreas da energia renovável,......  [Ler mais]
             
 NAS BOCAS DO MUNDO
 
SITE RRN
             
ESPAÇO OPINIÃO
             
       pdr2020 logo            Prorural2            Proderam2020             logo            feader
            logo rrn     facebock     Twitter     YouTube icon    
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 
     

 

 

 

 

 

 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing