facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

500 mil euros de financiamento para «Condomínio de Aldeias» em 11 municípios

Min Ambiente ACSão hoje assinados os contratos de apoio aos projetos "Condomínio de Aldeias - Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta", entre o Fundo Ambiental e 11 municípios. No evento, presidido pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, estará também presente o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Cada um dos 11 municípios beneficiários (Monchique, Góis, Ansião, Oleiros, Proença-a-Nova, Penela, Silves, Lousã, Alvaiázere, Vila Nova de Poiares e Sertã) receberá até 50 mil euros, num montante total de financiamento de 503 mil 293 euros.

Inserido na Estratégia Nacional para as Florestas do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o projeto-piloto "Condomínio de Aldeias" pretende assegurar a gestão de combustíveis à volta de aglomerados populacionais, em áreas de grande densidade florestal e de elevado número e dispersão de pequenos lugares, com maiores níveis de exposição às consequências de incêndios rurais.

As propostas dos projetos financiados incluem, entre outras intervenções, a reconversão florestal à volta dos aglomerados populacionais para outros usos, desde que naturais ou seminaturais, incluindo: pomares, zonas de pastagem extensiva, prados, parques ou jardins bio diversos, clareiras.

Fonte: Ministério do Ambiente e Ação Climática