facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Centro PINUS disponibiliza informação do Webinar dedicado a pequenos proprietários

Centro PINUS webinarO Centro PINUS promoveu, no passado dia 22 de abril, o Webinar “Estratégias de Mobilização de pequenos proprietários”. Se não pôde participar o Centro PINUS disponibiliza a gravação no seu canal de Youtube e em www.centropinus.org encontra as apresentações e as principais conclusões.

Foi consensual, para os intervenientes no Webinar, o facto de os perfis e necessidades dos proprietários deverem ser o ponto de partida das políticas e dos estímulos públicos.

Relativamente às estratégias de mobilização de populações rurais, o envolvimento destas em todas as fases de definição e operacionalização de políticas é imprescindível, assim como a comunicação positiva e a adaptação das estratégias de mobilização à comunidade local.

Vários intervenientes referiram a importância de fomentar a flexibilidade e a criatividade na criação de estratégias de mobilização, nomeadamente as que visam a gestão agrupada de áreas florestais, como as que estão a ser implementadas pela Associação Florestal do Baixo Vouga, ou no contexto do projeto Reflorestar Belver. Referiram também a importância de caracterizar e divulgar os casos de sucesso, assim como testar os modelos previamente à criação de apoios públicos à sua implementação generalizada no território.

A existência de incentivos especificamente concebidos para pequenos proprietários, associados a uma estratégia local eficaz de mobilização, pode ter um grande impacto no território, como está a acontecer na área de influência da Dueceira.

A criação e manutenção de confiança é imprescindível ao sucesso de estratégias de mobilização de populações rurais e a estabilidade, quer de políticas, quer institucional, são pré-requisitos incontornáveis, assim como interlocutores locais fortes e credíveis.

O fogo pode ser um grande fator de mobilização para a gestão agrupada, mas, tomando o exemplo de Álvares, apesar de essa ser a vontade de 39% dos proprietários, sendo a categoria com mais expressão, a maioria ainda prefere uma opção diferente.

O Centro PINUS alertou que é necessário ter respostas adequadas a todos os tipos proprietários, considerando que, se há proprietários disponíveis para delegar a gestão devem existir condições para que o façam com confiança e ajudar as entidades que recebem essa responsabilidade. O Centro PINUS recorda ainda que essas ajudas têm que ser diferenciadas para as situações em que é mais difícil fazê-lo, no minifúndio. No entanto, o Centro PINUS considera que os proprietários que querem gerir as suas áreas, devem também ser ajudados.

Noticia enviada pelo Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional